Qual a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento da civilização egípcia?

O Nilo é o principal rio africano e foi fundamental para o desenvolvimento da civilização egípcia na Antiguidade.


Qual a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento da civilização egípcia?

Foto do rio Nilo no trecho do território egípcio

Localização geográfica

O rio Nilo localiza-se no continente africano. Nasce na região central da África, no lago Vitória, atravessando a região central e nordeste do continente.


Principais dados características e informações importantes

O rio Nilo atravessa três países africanos: Uganda, Sudão e Egito. Desemboca, em formato de delta, no Mar Mediterrâneo. O Nilo é o segundo rio mais extenso do mundo com 6.650 quilômetros de comprimento. Vale lembrar que o rio Amazonas é o primeiro nesta categoria com 6.850 quilômetros de extensão.

O rio Nilo ganhou o formato que tem hoje na fase final da Era Terciária. Ele lança no Mar Mediterrâneo uma média de 2700 metros cúbicos de água por segundo.

Atualmente, o rio assume uma grande importância, principalmente no Egito. É usado como via de transporte, sistemas de irrigação da agricultura e também para gerar energia elétrica, através da usina hidrelétrica de Assuã.

O rio Nilo na História do Egito Antigo

O rio Nilo, que começou a ser povoado entre 9000 e 8000 anos atrás, foi de extrema importância para o desenvolvimento da sociedade do Egito Antigo. Numa região desértica, o rio assumiu funções prioritárias na sociedade. Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura (através de canais de irrigação). Após a cheia do rio, ficava, nas margens, um lodo fértil (húmus) que fertilizava o solo para o plantio. O rio era utilizado também como via de transporte de mercadorias e pessoas.

Os egípcios cultivavam nas margens do rio Nilo, de acordo com três ciclos: inundação (entre junho e setembro); emersão (entre outubro e fevereiro) e estiagem (entre março e maio).

Curiosidade

No Egito Antigo, os egípcios chamavam o rio Nilo de "Iteru", que significava “o grande rio”.

Qual a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento da civilização egípcia?

Rio Nilo passando dentro da cidade do Cairo, no Egito.


Atualizado em 13/12/2021




Você também pode gostar de:

Rio Nilo Temas Relacionados
  • • Tudo sobre o Egito Antigo de forma resumida
Bibliografia Indicada

As margens do Nilo - os egípcios

Autor: Koeng, Viviane

Editora: Augustus


Origem: Wikilivros, livros abertos por um mundo aberto.

O clima e o rio

Qual a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento da civilização egípcia?

rio Nilo entre Luxor e Assuã

Sendo o Egito cortado pelo rio Nilo no sentido sul-norte, observa-se a formação de duas regiões: o Vale, estreita faixa de terra cultivável, apertada entre desertos denominada Alto Egito; e o Delta, em forma de leque, com maior extensão de terras aráveis, pastos e pântanos, denominado Baixo Egito.

A queda de chuvas no vale do Nilo é quase nula, portanto, se dependesse das chuvas, ali não poderia haver agricultura, mas é por causa rio Nilo que o Egito ficou fértil e mais desenvolvido.

Talvez o Egito não tenha sido sempre uma terra tão quente, mas, mesmo assim, o calor seria predominante, o clima é quente e seco. É possível que no período de formação do Egito, ainda houvesse facilidade de contato com as regiões vizinhas porque a desertificação do Saara ainda não estava completa. No terceiro e quarto milênios, o deserto se expandiu e de alguma forma protegeu o povo que vivia no vale do Nilo.

O rio que nutre o solo egípcio e permite as plantações e a vida foi determinante para seu desenvolvimento.

O rio Nilo é formado por três rios: o Nilo Branco, o Nilo Azul e o rio Atbara. Considera-se que o rio Nilo tem origem no Lago Vitória no Grande Vale do Rift (África Oriental). De lá ele sai com o nome de Nilo Branco.

O Nilo Azul nasce na Etiópia e se encontra com o Nilo Branco em Cartum (capital do Sudão). Ao norte de Cartum ele recebe seu último grande afluente: o rio Atbara.

Assim ele segue atravessando a Núbia e o Egito. Nos tempos antigos havia sete bocas do rio no delta, desaguando no mar Mediterrâneo.

Qual a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento da civilização egípcia?

O Nilo e seu delta terras férteis em meio ao deserto

Esse era o portentoso rio, que, para os povos que viviam às suas margens, era um verdadeiro deus, por eles chamado Hapi.

Na realidade, da junção entre o sol e o rio Nilo é que nasce a prosperidade e por isso ambos eram vistos como deuses.

O rio enche e inunda as terras com as águas carregadas de aluviões e o sol se encarrega de secar o excesso para que a vegetação possa renascer luxuriante.

Por esse motivo, o vale do Nilo era chamado de terra negra ou kemet. O oposto era o deserto, a terra vermelha ou deshret.

Qual a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento da civilização egípcia?

Afinal os egípcios não precisavam pedir aos deuses pela chuva, o rio-deus proporcionava a água e o adubo necessários para as plantações e a terra negra era a alegria dos deuses e dos homens. Já a terra vermelha deveria ser evitada, era o deserto com um vento abrasador que secava os campos e era consagrada ao deus Set.

As terras fertilizadas pelas cheias do Nilo eram usadas para plantar, principalmente linho, cevada e trigo.

E aqui entram as tão famosas palavras de Heródoto, o grande historiador grego:

O Egito é uma dádiva do Nilo.

Se a cheia anual fosse muito grande, causava destruição. Se fosse muito baixa, alagaria pouca extensão de terras, pouca terra para semear é sinônimo de pouco alimento. Se por vários anos a cheia fosse baixa, havia fome.

Então, embora sendo de fato uma dádiva, o Nilo não prescinde da mão do homem.

No momento em que os homens começam a dominar o rio, controlando a cheia anual, construindo diques, os nilômetros que serviam para medir o nível das cheias e reservatórios, pondo em prática o trabalho comum para o bem de todos, com a cooperação e a organização são lançadas as bases da grande civilização egípcia, o povo que construiu um império que dominou sua época e que até hoje desperta curiosidade e paixão.

Qual a relação entre o rio Nilo e o desenvolvimento da civilização egípcia?

Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água. Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo.

Pode

A astronomia egípcia estava muito ligada com a economia". Valdecir ressalta que a economia estava condicionada às enchentes do Rio Nilo. Portanto, a astronomia inicial no Egito era ligada especialmente ao sol e as influências com os ventos e as chuvas.

Como os egípcios usavam o rio Nilo?

Os egípcios usavam a água para beber, pescar e irrigar a agricultura (através de canais de irrigação). Após a cheia do rio, ficava, nas margens, um lodo fértil (húmus) que fertilizava o solo para o plantio. O rio era utilizado também como via de transporte de mercadorias e pessoas.

Como o rio Nilo estava relacionado à religião do Egito antigo?

As cheias do Nilo, por exemplo, eram consideradas uma dádiva dos deuses. Além disso, os egípcios acreditavam que algumas práticas comuns haviam sido ensinadas pelos deuses, como crer que a agricultura foi ensinada aos humanos por Osíris e a mumificação por Anúbis.