Qual país da América do Sul ganhou pela primeira vez uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004?

1 / 1

Introdu��o

    Os Jogos Ol�mpicos da era moderna tiveram sua primeira edi��o em 1896, na Gr�cia, quando 13 pa�ses disputaram modalidades esportivas individuais, entre elas o atletismo, ciclismo, gin�stica, lutas e t�nis.

    Em 1900, em Paris, pela primeira vez as modalidades coletivas eram inclu�das no programa oficial dos jogos. Essas modalidades foram: p�lo aqu�tico, r�gbi e cr�quete. Em 1904 foi a vez do futebol e, em 1920, o h�quei na grama. Com o passar dos anos v�rias modalidades esportivas foram inclu�das e exclu�das dos jogos e algumas foram mantidas nos programas oficiais, em fun��o dos atrativos e interesses da pr�pria modalidade e tamb�m da m�dia e do p�blico.

    O basquetebol masculino, modalidade inclu�da oficialmente no programa ol�mpico em 1936, apresenta uma hist�ria bastante rica e interessante, com equipes deixando seu nome definitivamente marcado na competi��o (caso de Estados Unidos, R�ssia, Iugosl�via, Brasil, It�lia, Austr�lia e Espanha, entre outros) e outras ascendendo aos postos mais altos do podium, quebrando tradi��es de muitos anos (Argentina, Fran�a e Litu�nia). H� ainda aqueles pa�ses que passaram timidamente pela hist�ria ol�mpica, sem deixar grandes marcas, mas entrando para as estat�sticas dos participantes eventuais (�ndia, Su��a, Tail�ndia, Singapura, B�lgica e, at� mesmo, a poderosa Inglaterra).

    Desde sua primeira edi��o o basquetebol ol�mpico contou com a participa��o de 51 pa�ses. Em Berlin foram 21 participantes e em Londres, 23. De 1952 (Helsinque) a 1980 (Moscou) o n�mero de participantes foi limitado em 16, sendo reduzido para 12, nos Jogos de Los Angeles (1984), n�mero que permanece at� hoje. O quadro 1 mostra o n�mero de participa��es de cada um dos 51 pa�ses.

Quadro 1. N�mero de Participa��es (NP) por pa�ses

Qual país da América do Sul ganhou pela primeira vez uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004?

*A Iugosl�via participou em 2004 como S�rvia e Montenegro
** At� 1988 participou como Uni�o Sovi�tica e em 1992 como Comunidade Europ�ia Independente
*** Incorporadas as duas rep�blicas (Tcheca e Eslov�quia)

    A redu��o do n�mero participantes estipulada pela FIBA e pelo COI traz um problema muito s�rio pois, em fun��o dos crit�rios de reserva de vagas (uma por continente e as demais definidas em torneio pr�-ol�mpicos continentais, em raz�o da classifica��o em Campeonatos Mundiais), muitos pa�ses fortes e tradicionais n�o conseguem participar dos Jogos Ol�mpicos. Como exemplo, pode-se citar que, na edi��o de 2004, pa�ses com muita tradi��o ol�mpica como R�ssia, Canad� e Brasil n�o obtiveram classifica��o, perdendo espa�o para pa�ses com menor tradi��o e tamb�m menor qualidade t�cnica. Este problema, ali�s, � apontado por De Rose Jr. (2003) em artigo sobre o Campeonato Mundial de Basquetebol. No entanto a organiza��o dos jogos, por interm�dio da FIBA, j� anunciou modifica��es no sistema classificat�rio, procurando aumentar as chances de pa�ses mais tradicionais em participar das Olimp�adas.

    Em Berlin, americanos e canadenses foram os protagonistas da primeira final ol�mpica, em um jogo que terminou com o resultado de 19x8 para os Estados Unidos, placar que atualmente seria considerado baixo at� para um dos quartos do jogo.

    At� 1972 os Estados Unidos foram os vencedores absolutos da competi��o, sem uma derrota sequer em 55 jogos, ganhando todos os t�tulos disputados. Naquele ano, em uma final at� hoje contestada pelos americanos, os russos quebraram a hegemonia americana vencendo a final por 51x50.

    O basquetebol ol�mpico tamb�m sofreu com os problemas pol�ticos que envolveram os Jogos, especialmente em 1980 e 1984, quando as principais pot�ncias (Estados Unidos e R�ssia, respectivamente) n�o participaram da modalidade em fun��o dos boicotes ocorridos nas referidas edi��es.

    Em 1992, em Barcelona, um fato mudou o quadro do basquetebol Ol�mpico. Ap�s as perdas dos t�tulos nos Jogos Ol�mpicos de 1988 e no Campeonato Mundial de 1990, os americanos lutaram pela inclus�o dos profissionais da NBA nos Jogos de Barcelona. Foi formada uma equipe que ficar� marcada para sempre na hist�ria dos Jogos, conhecida como o "Dream Team" (Time dos Sonhos). Nesta equipe participaram os 12 melhores atletas da NBA com destaque para Michael Jordan e Pat Ewing (ambos participando pela segunda vez dos jogos), Magic Johnson, Larry Bird e Charles Barkley, entre outros.

    Em 2004 aconteceu a primeira derrota norte-americana na era profissional do basquetebol nos Jogos Ol�mpicos. Foi contra Porto Rico, na fase de classifica��o (73 x 92) e outras duas derrotas aconteceram contra Litu�nia e Argentina (respectivamente na fase de classifica��o e na semifinal), colocando os americanos na terceira coloca��o nos Jogos, o que pode ser considerado um fato inusitado pela qualidade dos jogadores.

    Nos mesmos jogos de 2004, outro fato chamou a aten��o. Pela primeira vez um pa�s sul-americano obteve o ouro ol�mpico. Confirmando sua ascens�o no basquetebol mundial, desde o Campeonato Mundial de 2002 quando sagrou-se vice-campe�, a Argentina venceu a It�lia para escrever seu nome definitivamente no quadro dos grandes ganhadores ol�mpicos. Por sua vez, a S�rvia e Montenegro (ex-Iugosl�via) sairia de um t�tulo mundial, em 2002, para decepcionar completamente com um d�cimo primeiro lugar, muito distante das tradi��es deste pa�s no cen�rio do basquetebol mundial.

    Relatar esses fatos e mostrar n�meros do basquetebol nos Jogos Ol�mpicos foi o objetivo deste artigo. Os dados foram coletados a partir de consultas em obras especializadas e tamb�m aos sites de internet relacionados ao basquetebol e aos jogos, que ser�o indicados ao final do artigo.


Os n�meros do basquetebol ol�mpico

    Como j� foi citado anteriormente, 51 pa�ses tiveram a honra de disputar o basquetebol nos Jogos Ol�mpicos, pelo menos, por uma vez (quadro1). Entre eles somente 14 pa�ses conseguiram a honra de subir ao p�dio, obtendo uma das tr�s medalhas em jogo.

    Desses 14 pa�ses, destaque-se a fa�anha dos Estados Unidos da Am�rica do Norte que subiu ao podium em suas 15 participa��es (12 - ouros; 1 - prata e 2 - bronzes). A R�ssia (incorporando-se aqui os resultados obtidos como Uni�o Sovi�tica e Comunidade Europ�ia Independente) foi o segundo pa�s em n�mero de p�dios - 9 em 11 participa��es, tendo obtido 2 medalhas de ouro, 4 de prata e 3 de bronze. Outro destaque fica por conta da Iugosl�via (atual S�rvia e Montenegro) que, em 11 participa��es, obteve uma medalha de ouro, 4 medalhas de prata e uma medalha de bronze. Ao longo dos Jogos Ol�mpicos os norte-americanos participaram de 13 finais (vencendo 12), sendo 5 contra a R�ssia, 3 contra a Iugosl�via, duas contra a Fran�a e uma contra Canad� e Cro�cia. As demais finais foram: entre Iugosl�via e It�lia (1980), Iugosl�via e R�ssia (1988) e Argentina e It�lia (em 2004).

    Outros pa�ses tamb�m tiveram a honra e o prazer de receber suas medalhas:

Qual país da América do Sul ganhou pela primeira vez uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004?

O quadro 2 mostra a distribui��o das medalhas em cada um dos Jogos.

Quadro 2. Rela��o dos Anos de Competi��o, Cidade Sede, Medalhistas Ol�mpicos no Basquetebol Masculino

Qual país da América do Sul ganhou pela primeira vez uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004?

    Ao longo das 16 edi��es do basquetebol nos Jogos Ol�mpicos, foram disputados 852 jogos, n�o computados os 11 WOs (aus�ncia de equipes) ocorridos, sendo 6 em 1936, 4 em 1948 e um em 1972. Os pa�ses que disputaram o maior n�mero de jogos s�o Estados Unidos e Brasil com 118 e 100 jogos, respectivamente. Turquia, Est�nia e Let�nia foram os pa�ses que menos jogaram (2, 3 e 3 jogos respectivamente).

    Em termos de aproveitamento, os Estados Unidos s�o senhores absolutos nas estat�sticas, tendo vencido 113 dos 118 jogos disputados (95,8%), seguidos pela R�ssia (69 vit�rias em 89 jogos - 77,5%) e Iugosl�via (63 vit�rias em 87 jogos - 72,4%). H� tamb�m pa�ses que n�o tiveram o sabor da vit�ria em suas participa��es: �ndia, Iraque, Marrocos, Rep�blica da Irlanda, Tail�ndia e Turquia.

    A tabela 1 mostra o n�mero de jogos, vit�rias e aproveitamento dos 51 pa�ses participantes dos Jogos Ol�mpicos.

Tabela 1. Pa�ses Participantes, N�mero de Jogos (NJ), Vit�rias (V) e Aproveitamento (%)

Qual país da América do Sul ganhou pela primeira vez uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004?

    A hist�ria do basquetebol masculino nos Jogos Ol�mpicos mant�m uma grande correspond�ncia com a hist�ria dos Campeonatos Mundiais, conforme apontado por De Rose Jr. (2003). Os pa�ses envolvidos em ambas as competi��es, os maiores participantes e os grandes vencedores s�o, praticamente, os mesmos. Estados Unidos, R�ssia e Iugosl�via (S�rvia e Montenegro) destacam-se em n�mero de vit�rias e aproveitamento e o Brasil segue como o segundo pa�s, tanto em n�mero de participa��es, quanto em n�mero de jogos disputados.

    Alguns fatos curiosos podem ser apontados como complemento das informa��es obtidas:

  • O menor placar de uma final aconteceu em 1936: Estados Unidos 19 x 8 Canad�

  • A maior diferen�a em uma final aconteceu em 1948: Estados Unidos 65 x 21 Fran�a (44 pontos)

  • A menor diferen�a em uma final aconteceu em 1972: URSS 51 x 50 Estados Unidos (1 pt)

  • As maiores diferen�as aconteceram em 1948: Cor�ia 120 x Iraque 20 e China 125 x Iraque 25 (ambas 100 pontos)

  • O menor n�mero de pontos combinados aconteceu em 1936: Estados Unidos 18 x 9 Fran�a e Uruguai 17 x 10 B�lgica (ambas 27 pontos)

  • O maior n�mero de pontos combinados aconteceu em 1988: Brasil 130 x 108 China (238 pts)

  • A maior pontua��o de uma equipe aconteceu em 1988: Brasil 138 x 85 Egito

  • O Brasil conseguiu tr�s vezes placares acima de 130 pontos: 138 vs Egito (1988), 137 vs �ndia (1980) e 130 vs China (1988)


Considera��es finais

    Ap�s a an�lise dos fatos e dos n�meros do basquetebol masculino nos Jogos Ol�mpicos fica clara a predomin�ncia norte-americana, seguida de perto por russos e iugoslavos, apesar do fracasso desses �ltimos nos Jogos de 2004 e pelo fato da R�ssia n�o ter se classificado para os mesmos. Interessante notar que o Brasil, apesar de ter estado fora das duas �ltimas edi��es dos Jogos, aparece como o segundo maior pa�s em n�mero de jogos.

    Pa�ses como a Argentina e Litu�nia v�m se destacando e ganhando espa�o no basquetebol mundial e confirmam este fato com as recentes conquistas nos principais campeonatos da modalidade. Outros pa�ses com tradi��o na modalidade e que, eventualmente, poder�o estar fora de disputas pelo r�gido processo seletivo que � imposto pela organiza��o dos Jogos n�o podem ser esquecidas. Portanto, Austr�lia, Brasil, Espanha, It�lia e Porto Rico mostram sua for�a ol�mpica, com um grande n�mero de participa��es e vit�rias na competi��o.

    Esses fatos mostram uma consolida��o do quadro mundial da modalidade, baseado em grandes pot�ncias, mas permitindo tamb�m o surgimento de participantes eventuais.

    Alguns pa�ses que, por for�a desse mesmo regulamento, s�o alijados dos Jogos para dar lugar a pa�ses de menor express�o, n�o podem ser esquecidos e a qualquer momento dever�o retornar, casos espec�ficos de R�ssia, Alemanha, Canad�, Fran�a e Uruguai.

    � claro que em uma competi��o do n�vel dos Jogos Ol�mpicos poder-se-ia imaginar a reuni�o do que h� de melhor na modalidade. No entanto n�o se pode descartar a participa��o de pa�ses menos evolu�dos como uma forma de incentivar a pr�tica do basquetebol nesses locais e tamb�m para promover um maior interc�mbio entre diferentes escolas.

    Mas, ao mesmo tempo, n�o se pode conceber que, em fun��o de um sistema injusto e inadequado de reserva de vagas, pa�ses com tradi��o e qualidade e que disputam torneios Pr�-Ol�mpicos acirrad�ssimos, cedam seus postos a pa�ses que disputam somente um jogo para obter sua classifica��o. O caso mais notado seria o dos pa�ses da Oceania que, obtiveram duas vagas para o Continente, sendo que h� somente duas equipes disputando essas vagas, ao contr�rio da Europa e das Am�ricas que possuem um n�mero de vagas, proporcionalmente muito menor.

    Com as poss�veis modifica��es nos crit�rios para classifica��o nos torneios pr�-ol�mpicos espera-se que a qualidade do basquetebol nos Jogos Ol�mpicos possa ser melhorada e novas for�as venham se juntar com as j� existentes, tornando a competi��o mais acirrada e com n�vel t�cnico condizente com a tradi��o dos jogos.


Refer�ncias Bibliogr�ficas:

  • Cardoso, M. Os arquivos das Olimp�adas. S�o Paulo: Panda Books, 2000.

  • De Rose Jr., D. Campeonato Mundial de basquetebol masculino: hist�ria em n�meros. www.efdeportes. com, Revista Digital: lecturas em educaci�n f�sica, 9, 67, 2003.

  • FIBA. 1930-2001: Basketball results. Germany, International Basketball Federation, 2003.

  • www.fiba.com - site oficial da Federa��o Internacional de Basketball- FIBA.

  • www.olympics2004.com - site oficial dos Jogos Ol�mpicos de Atenas.

Qual foi o primeiro país Sul

Quadro de Medalhas Histórico.

Qual foi o país que ganhou a primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos?

Há 100 anos, no dia 3 de agosto de 1920, o Brasil subia ao topo do pódio olímpico pela primeira vez. O feito veio na categoria do tiro esportivo, nos Jogos da Antuépia, na Bélgica. Nesse dia, Guilherme Paraense conquistava a primeira medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

Quais foram os países que conquistaram a medalha de ouro pela primeira vez nos Jogos de 2012 em Londres?

O quadro.

Quem conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil?

Por isso, em 03 de agosto o Brasil comemora a primeira medalha de ouro olímpica do país, conquistada pelo atleta, Guilherme Paraense, do Fluminense Football Club-RJ.