Qual o organismo depende diretamente da fotossíntese para obter seu alimento?

Todos os seres vivos necessitam de energia para a manuten��o, crescimento e reprodu��o. Os organismos aut�trofos produzem o seu pr�prio alimento pela fotoss�ntese ou quimioss�ntese e s�o chamados de produtores. Os organismos heter�trofos cuja fonte de energia provem da alimenta��o de outros seres vivos s�o chamados consumidores.

Tanto os produtores como consumidores, quando precisam gastar a energia obtida fazem isso de duas maneiras: respira��o celular e fermenta��o.

Respira��o celular

A disciplina da Fisiologia Animal, refere-se ao termo "respira��o" como o conjunto de mecanismos que os organismos utilizam para obter O2 do ambiente externo e eliminar CO2. Do ponto de vista da Biologia Celular e da Bioqu�mica, "respira��o" refere-se ao processo de extra��o de energia das mol�culas org�nicas (carboidratos, lip�dios) por meio da transforma��o  progressiva em mol�culas menores. Essa energia � utilizada pela c�lula para realiza��o de v�rios trabalhos fundamentais para o seu funcionamento e manuten��o.   

Qual o organismo depende diretamente da fotossíntese para obter seu alimento?

Na respira��o celular as mol�culas org�nicas (p.e. glicose) sofrem degrada��es qu�micas e formam compostos menores (CO2 e H2O) quando h� presen�a de O2. O resultado dessa rea��o bioqu�mica � a produ��o de 38 mol�culas de ATP prontinhas para serem utilizadas. Essa rea��o bioqu�mica ocorre, na verdade, em v�rias etapas sucessivas mas podemos resumi-la em dois grandes momentos: fase anaer�bia (ou glicol�tica) que ocorre no citoplasma e dispensando o O2 e a fase aer�bica que ocorre dentro das mitoc�ndrias, na presen�a de O2. No citoplasma a glicose � degradada em duas  mol�culas de piruvato e NADH2. Em seguida, o piruvato entra na mitoc�ndria e sofre a sua degrada��o completa para CO2 e H2O.  Esse tipo de respira��o celular � realizada por praticamente todos os seres vivos, inclusive algumas bact�rias cuja oxida��o completa ocorre na membrana citoplasm�tica.

Qual o organismo depende diretamente da fotossíntese para obter seu alimento?

Na falta de oxig�nio, h� uma forma alternativa de respira��o celular  cuja degrada��o da mat�ria org�nica pode ser feita usando  nitrito, nitratos, sulfetos ou carbonatos. No solo h� v�rias bact�rias desnitrificantes que usam essa forma de produ��o de energia e participam do ciclo da mat�ria no Planeta.

Fermenta��o

Quando a produ��o de energia pode ser feita sem oxig�nio ou sem os sais (nitrato, nitrito, sulfato,etc.) dizemos que � por meio de fermenta��o. A fermenta��o n�o possui uma fase aer�bica e, portanto, a degrada��o da mol�cula org�nica � parcial. H� duas formas mais comuns de fermenta��o: alco�lica (bact�rias) e a l�tica (algumas bact�rias, protozo�rios, fungos e no tecido muscular de vertebrados) como ilustrados abaixo. Note que o saldo de mol�culas de ATP produzidos � muito baixo: apenas 2 mol�culas de ATP contra 38 mol�culas resultante da respira��o aer�bica.

Qual o organismo depende diretamente da fotossíntese para obter seu alimento?

Qual o organismo depende diretamente da fotossíntese para obter seu alimento?

Para que serve o ATP?

A energia que os seres vivos necessitam para a realiza��o das atividades biol�gicas essenciais est�o armazenadas nas liga��es qu�micas de v�rias mol�culas, entre as quais a adenosina trifosfato ou ATP. Quando � hidrolisada (ou "quebrada") por uma enzima especifica, a ATPase, a energia qu�mica � liberada podendo ser prontamente utilizada no transporte ativo de part�culas atrav�s das membranas biol�gicas, na contra��o muscular, nos bioluminesc�ncia, etc.). Os seres vivos possuem mecanismos n�o s� para gastar (catabolismo) como tamb�m para armazenar energia (anabolismo). No organismo todo o processo bioqu�mico que produz e gasta energia est� acoplado entre si e constituem o  metabolismo celular.  

Os animais que respiram oxig�nio tamb�m podem fazer a fermenta��o!

Voc� sabia que nas provas de corridas para 100m que dura uns 9 segundos, o atleta n�o respira? � isso mesmo! E voc� sabia que as baleias e os golfinhos, precisam prender a respira��o para o mergulho? Ent�o vem pergunta? Al�m da respira��o celular, podemos simultaneamente, usar a fermenta��o? Muito bem! Acertou! De fato, o atleta de velocidade (da prova de 100m) realiza toda atividade muscular durante os 9 segundos usando energia proveniente da fermenta��o l�tica.  Mas se o exerc�cio prolongar, precisar� de oxig�nio para as c�lulas. Em outras palavras, as fibras musculares esquel�ticas podem fazer a respira��o celular aer�bica e a fermentativa (erroneamente chamado de metabolismo anaer�bico). Por outro lado, as c�lulas nervosas e as fibras musculares card�acas, s� podem realizar respira��o celular aer�bica e portanto, a falta de oxig�nio pode ser fatal. A falta de oxigena��o e de glicose nesses tecidos, por um per�odo de tempo critico, certamente causar� morte celular, o t�o temido infarto.

O fungo, o p�o e o vinho:  o que eles t�m em comum?

A levedura � um tipo de fungo muito �til e � chamado cientificamente de Saccharomyces cerevisiae.  Ela � incapaz de utilizar o oxig�nio para obter a energia necess�ria para a sua sobreviv�ncia e vive de fermenta��o alco�lica sendo o a��car, a fonte de sua nutri��o. Do subproduto da fermenta��o s�o eliminados o �lcool (CH3CH2OH) e g�s carb�nico (CO2).Assim as destilarias associam a garapa (suco de cana-de-a�ucar) ao fungo para a fabrica��o do �lcool combust�vel. Ao inv�s de garapa, se a fermenta��o ocorrer no suco de uva, torna-se poss�vel a produ��o de vinho. Voc� pode apreciar em casa, uma outra fun��o �til do processo de fermenta��o.

voc� j� deve visto a sua m�e utilizando o fermento biol�gico para fazer um delicioso p�o caseiro.  Quando a levedura entra em contato com a farinha de trigo ela encontra o seu alimento preferido: glicose. Rapidamente, o processo fermentativo tem in�cio e a popula��o de fungo come�a a crescer. Como vimos, um dos subprodutos da fermenta��o � o CO2. O g�s produzido no meio da massa a faz crescer, deixando-a fofa e macia, pronta para ser modelada e ir ao forno. Durante o processo de assar o �lcool evapora e os fungos que prestaram um grande servi�o, morrem. 

Qual o organismo depende diretamente da fotossíntese para obter seu alimento?

Fa�a a sua pesquisa: a sua m�e usa fermento biol�gico (levedura) para fazer o p�o mas para o bolo, ela usa fermento qu�mico (ou bicarbonato de s�dio - NaHCO3). Sua m�e dir� que ambos t�m a mesma fun��o: deixar a massa fofinha e macia. Mas ser� que o fermento qu�mico age da mesma maneira que o fermento biol�gico??

Quem veio primeiro? Os organismos aer�bicos ou anaer�bicos? Aut�trofos ou heter�trofos?

Poder viver sem oxig�nio foi decisiva na Terra primitiva. Afinal, quem teria surgido primeiro: os seres vivos que n�o precisavam de oxig�nio (anaer�bicos) ou os que precisavam (aer�bicos)?

Clique aqui e descubra!



Qual organismo depende diretamente da fotossíntese para obter alimento?

As plantas, por meio da fotossíntese, são capazes de sintetizar seu próprio alimento.

Quais são os seres vivos mencionados dependem da fotossíntese?

Nós, seres humanos, e todas as outras formas de vida, somos totalmente dependentes da fotossíntese, seja porque é um processo que nos fornece alimento e oxigênio seja porque ameniza a temperatura da Terra. O fato é que a sobrevivência de todos depende muito da continuidade desse processo em nosso Planeta.

Quem realiza a fotossíntese?

Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.

O que o processo da fotossíntese produz?

É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.