Qual a importância das redes sociais na vida pessoal e profissional?

As redes sociais estão se tornando cada vez mais ferramentas eficazes e fundamentais no mercado de trabalho. Elas auxiliam na sua carreira profissional através do networking, possibilitando novas recolocações e a inicialização no mercado. Além de muitas das vezes oferecerem um espaço exclusivo para a divulgação de currículos.

Algumas redes pessoais que trazem entretenimento estão sendo bastante utilizadas e estão ganhando maior espaço dentro do campo profissional, como por exemplo: Facebook, Orkut, Twitter e outros. Porém, o problema de todas as redes é o mesmo, são criadas e não são mantidas (atualizadas), muitos perfis são criados e esquecidos tornando as redes obsoletas.

Reserve um tempo do seu dia, nem que seja algumas horas, para atualizar e interagir com a rede, ela será uma boa estratégia para alavancar sua carreira.

Conheça algumas redes profissionais e suas principais características:

LinkedIn: http://www.linkedin.com/
Serviço gratuito, apenas cobrado para empresas. Tudo no LinkedIn é relacionado ao mercado de trabalho. Atualmente com mais de 46 milhões de membros em todo o planeta e representantes de 200 países. Bastante utilizado em diversos países por Recrutadores e Hunters que buscam profissionais pelo mundo a fora. Diferentemente de outras redes sociais, você não pode adicionar um contato profissional sem que ele o conheça. É preciso utilizar seus colegas para fazer apresentações e conseguir adicionar o profissional desejado. Existe também o serviço de recomendações sobre o desempenho dos profissionais. As declarações verdadeiras podem auxiliar na hora de buscar uma nova oportunidade.

Plaxo: http://www.plaxo.com/
Serviço gratuito. O Plaxo é o mais parecido de todos com uma rede social comum. A diferença é que ele também é utilizado pelos usuários para divulgar dados profissionais. Entre as comodidades da rede está a possibilidade de conectá-la com outros serviços online também, como Twitter, Facebook e blogs. Na área de carreira, é possível fazer ligações com outros profissionais e publicar o currículo. Também há uma ferramenta para compartilhar ofertas de emprego.

Ecademy: http://www.ecademy.com/
Serviço gratuito. Tem o objetivo de integrar profissionais, permitir que seus usuários anunciem serviços e promovam encontros para eventos formando um grupo de contatos específico. Existem comunidades e clubes, que estão disponíveis para agrupar os profissionais por afinidade e até promover discussões sobre novas técnicas e tendências do mercado. Realiza indicações de Blogs interessantes.

Via6: http://www.via6.com/
Serviço gratuito. O site possui uma rede de conteúdo com comunidades, onde você pode compartilhar artigos, notícias, etc. O interessante nele é que você também poderá disponibilizar seu currículo para as empresas.

Business Chamber: http://businesschamber.com/
Serviço gratuito. Esse site é mais conhecido em outros países, utiliza um sistema parecido que o LinkedIn . Além de indicar autores de livros consagrados em “business”.

Indica: http://www.indica.com.br/
Serviço gratuito. O indica é uma iniciativa nacional que também visa ligar profissionais. A principal diferença que uma boa parte do serviço dentro da rede é feita pelos “indicadores”, pessoas responsáveis por apontar os profissionais que as empresas estão procurando. Alguns “headhunters” ganham comissão pelo serviço que é anunciado nas páginas do site. Os valores variam de acordo com a vaga divulgada.

Monster: http://www.monsterbrasil.com.br/
Serviço gratuito. Bem parecido com o Linkedin, porém mais leve. O Monster disponibiliza uma área em seu site para que os visitantes criem seus cadastros e façam contato com outros profissionais, além de exibição de currículos.

MeAdiciona: http://www.meadiciona.com.br/
Serviço gratuito. Para divulgação dos seus perfis de uma vez, você precisará de um centralizador e colocar tudo isso em um cartão de visitas, o site MeAdiciona é um agregador de links de perfis. Simples e prático é muito fácil de ser utilizado.

Agora é só aproveitar as dicas, criar seus perfis e fortalecer cada vez mais sua rede de relacionamento.

Referência: Fernando Ramos – http://www.fernandorhsap.blogspot.com

Qual a importância das redes sociais na vida pessoal e profissional?


Marli Moreira, professora do Curso CPT Conquiste o seu Emprego, destaca que bons empregos existem, mas é preciso se preparar para conquistá-los. Desse modo, é preciso estar atento na hora de procurar uma vaga ou participar de um processo seletivo, para que suas chances de obter a colocação desejada no mercado de trabalho multipliquem.

Nesse contexto, entram as redes sociais. A grande popularização dos sites e aplicativos ligados a ela fez com que elas se tornassem importantes não só para o lazer e para o social, como também para o profissional, garantindo a elas um espaço significativo no mercado de trabalho e “obrigando” as pessoas a saberem usá-las.

Redes sociais e o mercado de trabalho

De acordo com o IBGE, mais de dois terços dos brasileiros está online. É possível perceber que, desses, boa parte do tempo conectado é gasto com as diversas redes sociais. Por conta disso, muitas empresas passaram a analisá-las na hora de selecionar novos funcionários, o que confere a elas um aspecto profissional, além do pessoal.

O que é avaliado nas redes sociais?

Até as redes sociais privadas ou “fechadas” são passíveis de análise. Por conta disso, ter cuidado com o que é postado é crucial para que sua imagem profissional não seja prejudicada. A seguir, apresentamos alguns dos pontos que têm sido avaliados em relação às redes:

- Comentários

Vivemos a plena era das opiniões e dos julgamentos. Porém, nem tudo deve ser dito publicamente. Em se tratando do contexto profissional, analisa-se opiniões relacionadas a empresas, chefes e companheiros anteriores de trabalho, pois funcionários que criticam trabalhos anteriores e que tentam prejudicar a imagem de empresas nas quais já tenha trabalhado devem ser evitados.

- Compartilhamentos

Tudo o que você compartilha, reflete um pouco do que você é. Em relação aos compartilhamentos, durante a seleção, é necessário avaliar se o que você compartilha está de acordo com a cultura e os valores da empresa. Isso porque, atualmente, a partir dessa união entre mercado de trabalho e redes sociais, o funcionário representará a empresa mesmo “fora” dela.

- Ortografia

Desvios gramaticais também podem se tornar um problema caso demonstrem que o profissional não está apenas utilizando uma linguagem informal. No ambiente virtual, “td eh possível”, mas é imprescindível que se escreva corretamente, seguindo, por exemplo, regras de concordância.

- Preconceito

Respeito é a base de qualquer relacionamento social. Logo, candidatos que expressam visões preconceituosas, além de serem considerados criminosos, devem ser descartados para que isso não acabe prejudicando a imagem da empresa.

Para que serve cada rede social?

Dentre as mais populares, é possível selecionar 4, como sendo as mais utilizadas:

- Facebook, que já está caindo em desuso, mas ainda possui um número considerado de usuários. É utilizado, geralmente, para o compartilhamento de opiniões, fotos, notícias, mensagens e matérias.
- LinkedIn, rede social com caráter mais profissional e muito utilizada por empresas. Nele, é possível criar um currículo e atualizá-lo em tempo real.
- Twitter, caracterizado por permitir aos usuários que compartilhem comentários curtos sobre assuntos “livres”, pode ser uma opção para avaliar as diferentes opiniões que o candidato possui e emite.
- Instagram, apontado como a principal rede social no mundo, é utilizado para compartilhamento de fotos e para acompanhar a vida pessoal de amigos e de pessoas com as quais você se identifica (cantores, artistas, personalidades da mídia, entre outros).


Conheça os Cursos CPT da Área Treinamento Profissional:

Qual a importância das redes sociais na vida pessoal e profissional?

Qual a importância das redes sociais na vida pessoal e profissional?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Qual a importância das redes sociais para a vida pessoal?

As redes sociais permitem uma maior interatividade entre povos distintos, encurtam a distância entre pessoas, facilitando o intercâmbio cultural. É notório o baixo custo que as redes sociais oferecem para usuários que se propõem a utilizar as mesmas para se comunicar com diversas pessoas.

Qual a importância das redes sociais para os profissionais?

As redes sociais: são espaços de relacionamento, lucrativas, permitem a coleta de dados e relatórios relevantes, métricas. Possibilitam a presença em mais um canal de comunicação, além de ampliar o alcance, a popularidade e, dependendo da estratégia, pode melhorar ou piorar a reputação de uma empresa.

O que são redes sociais Qual é a importância delas para as nossas vidas pessoal e profissional?

Rede social é uma plataforma cujo objetivo é conectar pessoas e compartilhar informações entre elas, tanto de caráter pessoal quanto profissional ou comercial. Elas se materializam na forma de sites e aplicativos, reunindo usuários que compactuam dos mesmos valores e interesses.

Qual a importância das redes sociais em relação à imagem pessoal e profissional?

As redes sociais funcionam como uma espécie de vitrine: a imagem que você constrói nelas ultrapassa seus círculos de amizade e foge de seu controle. A vida pessoal tem influência na profissional – e vice-versa – e cabe a cada um escolher o que deseja expor.