Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?

  • As pessoas podem contrair vírus ao engoli-los ou inalá-los, ao serem picadas por insetos ou por meio de contato sexual.

  • Mais comumente, as infecções virais envolvem o nariz, a garganta e as vias respiratórias superiores ou sistemas, como os sistemas nervoso, gastrointestinal e reprodutor.

  • Os médicos podem basear o diagnóstico nos sintomas, nos resultados de exames de sangue e culturas ou nas análises de tecidos infectados.

  • Os medicamentos antivirais podem interferir na reprodução dos vírus ou fortalecer a resposta imunológica à infecção por vírus.

Alguns vírus não matam as células que infectam mas, em vez disso, alteram as funções da célula. Às vezes, a célula infectada perde o controle do processo normal de divisão e se torna cancerosa.

Alguns vírus, como o vírus da hepatite B Hepatite B, crônica Hepatite B crônica é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite B que durou por mais de seis meses. A maioria das pessoas com hepatite B crônica não apresenta sintomas, mas alguns... leia mais e o vírus da hepatite C Hepatite C crônica Hepatite C crônica é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite C e que durou por mais de seis meses. A hepatite C frequentemente só causa sintomas depois que o fígado foi gravemente... leia mais , podem causar infecções crônicas. Uma hepatite crônica pode durar anos, até mesmo décadas. Em muitos indivíduos, a hepatite crônica é muito leve e causa poucos danos hepáticos. No entanto, em algumas pessoas, ela acaba por resultar em cirrose Cirrose hepática Cirrose é a distorção disseminada da estrutura interna do fígado que ocorre quando uma grande quantidade de tecido hepático normal é permanentemente substituída por tecido cicatricial não funcional... leia mais

Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?
(grave formação de tecido cicatricial do fígado), insuficiência hepática Insuficiência hepática A insuficiência hepática define-se como uma grave deterioração da função do fígado. A insuficiência hepática é causada por um distúrbio ou substância que lesiona o fígado. A maioria das pessoas... leia mais e, por vezes, câncer hepático Carcinoma hepatocelular O carcinoma hepatocelular é um câncer que começa nas células hepáticas e é o câncer hepático primário mais comum. Ter hepatite B ou hepatite C, doença hepática gordurosa ou consumir álcool em... leia mais .

Provavelmente, as infecções virais mais comuns são

  • Infecções respiratórias: infecções do nariz, da garganta, das vias respiratórias superiores e dos pulmões

As infecções respiratórias têm mais probabilidade de causar sintomas graves em bebês, pessoas mais idosas e em pessoas com doença pulmonar ou cardíaca.

Outros vírus infectam outras partes específicas do corpo:

  • Sistema nervoso Considerações gerais sobre infecções no cérebro As infecções podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos e, por vezes, protozoários ou parasitas. Outro grupo de doenças do cérebro, chamadas encefalopatias espongiformes, é causado por... leia mais : alguns vírus, como o vírus da raiva Raiva A raiva é uma infecção viral do cérebro, transmitida por animais, que provoca a inflamação do cérebro e da medula espinhal. Quando o vírus atinge a medula espinhal e o cérebro, a raiva quase... leia mais e o vírus do Oeste do Nilo Encefalite epidêmica. A encefalite é a inflamação do cérebro que ocorre quando um vírus infecta diretamente o cérebro ou quando um vírus, uma vacina ou outra coisa ativa a inflamação. A medula espinhal também pode... leia mais , infectam o cérebro, causando encefalite. Outros infectam as camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) causando meningite Meningite viral A meningite viral é uma inflamação das camadas dos tecidos que cobrem o cérebro e a medula espinhal (meninges) e do espaço preenchido por líquido entre as meninges (espaço subaracnóideo) quando... leia mais ou poliomielite Poliomielite A poliomielite é uma infecção por enterovírus altamente contagiosa, por vezes fatal, que afeta os nervos e pode causar fraqueza muscular permanente, paralisia e outros sintomas. A poliomielite... leia mais .

  • Placenta e feto: alguns vírus, como o vírus Zika Infecção por vírus Zika A infecção por vírus Zika é uma infecção viral transmitida por mosquitos que, normalmente, não causa nenhum sintoma, mas pode causar febre, erupção cutânea, dor articular ou infecção da membrana... leia mais

    Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?
    , o vírus da rubéola Rubéola A rubéola é uma infecção viral contagiosa que geralmente causa sintomas leves, como dor nas articulações e uma erupção cutânea, mas pode causar graves deficiências congênitas se a mãe for infectada... leia mais
    Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?
    e o citomegalovírus Infecção por citomegalovírus (CMV) A infecção por citomegalovírus é uma infecção comum por herpesvírus com uma ampla gama de sintomas: desde nenhum sintoma a febre e cansaço (que lembra a mononucleose infecciosa) até sintomas... leia mais , podem infectar a placenta e o feto de gestantes.

Os vírus são propagados (transmitidos) de várias formas. Eles podem ser

  • Engolidos

  • Inalados

  • Disseminados pelas picadas de insetos, como mosquitos, certas moscas que picam ou carrapatos.

  • Disseminados durante a transfusão de sangue contaminado

Muitos vírus que antes estavam presentes somente em poucas partes do mundo hoje estão se espalhando. Esses vírus incluem o vírus Chikungunya, o vírus da febre hemorrágica da Crimeia-Congo, o vírus da encefalite japonesa, o vírus da febre do Vale do Rift, o vírus do Oeste do Nilo, o vírus do Rio de Ross, o vírus Zika Infecção por vírus Zika A infecção por vírus Zika é uma infecção viral transmitida por mosquitos que, normalmente, não causa nenhum sintoma, mas pode causar febre, erupção cutânea, dor articular ou infecção da membrana... leia mais

Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?
e o vírus da encefalomielite ovina (“louping ill”). Esses vírus estão se disseminando, em parte, porque a mudança climática gerou mais áreas onde os mosquitos que propagam o vírus podem viver. Além disso, viajantes podem se infectar, depois regressar para casa e ser picados por um mosquito que dissemina o vírus para outras pessoas.

O corpo humano possui várias defesas contra os vírus:

  • Barreiras físicas, como a pele, que impedem o fácil acesso

  • As defesas imunológicas do corpo, que atacam o vírus

Apenas alguns vírus são conhecidos por causar câncer, embora possam existir mais.

Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?

  • Avaliação de um médico

  • Para infecções que ocorrem em epidemias, a presença de outros casos semelhantes

  • Para algumas infecções, exames e culturas de sangue

Para infecções que ocorrem em epidemias (como as da gripe Influenza (gripe) A influenza (gripe) é uma infecção viral dos pulmões e das vias aéreas por um dos vírus da gripe. Ela provoca febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias)... leia mais ), a presença de outros casos semelhantes pode ajudar os médicos a identificar uma infecção em particular. O diagnóstico laboratorial é importante para distinguir entre diferentes vírus que causam sintomas semelhantes, tais como COVID-19 COVID-19 A COVID-19 é uma doença respiratória aguda que pode ser grave e é causada por um coronavírus chamado SARS-CoV-2. Os sintomas da COVID-19 variam significativamente. Dois tipos de testes podem... leia mais (SARS-CoV-2) e gripe Influenza (gripe) A influenza (gripe) é uma infecção viral dos pulmões e das vias aéreas por um dos vírus da gripe. Ela provoca febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias)... leia mais .

Para outras infecções, podem ser realizados exames de sangue e culturas (crescimento de micro-organismos no laboratório de amostras de sangue, líquido corporal ou outro material extraído de uma área infectada). As técnicas de reação em cadeia da polimerase (polymerase chain reaction, PCR) podem ser usadas para fazer muitas cópias do material genético do vírus. As técnicas de PCR facilitam aos médicos identificar o vírus com rapidez e precisão. O sangue também pode ser testado para detectar a presença de antígenos, que são proteínas na superfície ou no interior dos vírus que desencadeiam as defesas do corpo. O sangue também pode ser testado para detectar a presença de anticorpos Anticorpos Uma das linhas de defesa do corpo ( sistema imunológico) envolve glóbulos brancos (leucócitos) que se deslocam através da corrente sanguínea e penetram nos tecidos para detectar e atacar micro-organismos... leia mais

Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?
aos vírus. (Anticorpos são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para ajudar a defender o corpo contra um agressor específico). Os testes costumam ser feitos rapidamente, sobretudo quando a infecção for uma ameaça séria à saúde pública ou quando os sintomas forem graves.

Uma amostra de sangue ou outros tecidos é, por vezes, examinada ao microscópio eletrônico, o que fornece alta ampliação com resolução nítida.

A prevenção de infecções virais pode incluir

As pessoas podem ajudar a prevenir muitas infecções virais adotando medidas de bom senso para protegerem a si mesmas e aos outros (medidas de proteção pessoal). Essas medidas variam, dependendo da forma de disseminação do vírus. As medidas incluem o seguinte:

  • Lavar as mãos frequentemente e cuidadosamente com água e sabonete

  • Consumir somente alimentos e líquidos que tenham sido preparados ou tratados adequadamente

  • Evitar contato com pessoas infectadas e superfícies contaminadas

  • Espirrar e tossir em lenços (que devem ser descartados) ou no braço, cobrindo completamente a boca e o nariz

  • Usar práticas de sexo seguro

As vacinas virais de uso geral incluem:

  • Encefalite japonesa (inflamação do cérebro)

As imunoglobulinas podem ser coletadas do sangue de:

  • Pessoas que são saudáveis de modo geral (essas imunoglobulinas são chamadas imunoglobulinas humanas agrupadas)

  • Pessoas que têm muitos anticorpos que defendem contra um organismo infeccioso específico, muitas vezes porque foram infectadas por aquele organismo anteriormente (essas imunoglobulinas denominam-se globulinas hiperimunes)

A globulina hiperimune está disponível somente para algumas doenças infecciosas, como hepatite B Imunoglobulinas Um vírus é composto de ácido nucleico, que pode ser DNA ou RNA, circundado por uma capa de proteína. Ela precisa de uma célula viva na qual possa se multiplicar. Uma infecção viral pode levar... leia mais , raiva Raiva A raiva é uma infecção viral do cérebro, transmitida por animais, que provoca a inflamação do cérebro e da medula espinhal. Quando o vírus atinge a medula espinhal e o cérebro, a raiva quase... leia mais , tétano Tétano O tétano resulta de uma toxina produzida pela bactéria anaeróbica Clostridium tetani. A toxina faz com que os músculos se contraiam involuntariamente e fiquem rígidos. O tétano geralmente... leia mais e catapora Catapora A catapora é uma infecção viral altamente contagiosa pelo vírus da varicela zóster, que causa uma erupção cutânea característica com coceira, sob a forma de vesículas pequenas e elevadas, bolhas... leia mais

Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?
. Ela é geralmente administrada depois de a pessoa ter sido exposta a um microrganismo, mas antes de adoecer. Por exemplo, pessoas que foram mordidas por um animal que possa ter raiva recebem imediatamente a globulina hiperimune contra a raiva.

As imunoglobulinas são aplicadas por injeção no músculo ou na veia. A imunidade conferida pelas imunoglobulinas dura somente alguns dias ou semanas, até que o corpo elimine os anticorpos injetados.

Às vezes, por exemplo, quando as pessoas são expostas à raiva ou hepatite B, elas recebem tanto a imunoglobulina quanto a vacina para ajudar a prevenir o desenvolvimento da infecção ou reduzir a gravidade da infecção.

  • Tratamento de sintomas

  • Às vezes, medicamentos antivirais

Não há tratamentos específicos para muitos vírus. No entanto, muitas medidas podem ajudar a aliviar certos sintomas, como as seguintes:

  • Desidratação: líquidos em abundância, às vezes administrados por veia (via intravenosa)

  • Diarreia: às vezes, um medicamento antidiarreico, como a loperamida

  • Enjoo e vômito: uma dieta líquida clara e às vezes um antiemético (antienjoo), como ondansetrona

  • Algumas erupções cutâneas: cremes emolientes ou umectantes e às vezes um anti-histamínico tomado por via oral para coceira

  • Corrimento nasal: às vezes descongestionantes nasais, como fenilefrina ou fenilpropanolamina

  • Dor de garganta: às vezes pastilhas para garganta contendo os anestésicos benzocaína ou diclonina

Nem toda pessoa que apresenta esses sintomas precisa de tratamento. Se os sintomas forem leves, pode ser melhor aguardar para que desapareçam por si. Alguns tratamentos podem não ser adequados para bebês e crianças pequenas.

Medicamentos que combatem as infecções virais são chamados medicamentos antivirais. Não há medicamentos antivirais eficazes para muitas infecções virais. No entanto, há diversos medicamentos para gripe Tratamento A influenza (gripe) é uma infecção viral dos pulmões e das vias aéreas por um dos vírus da gripe. Ela provoca febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor de cabeça, dores musculares (mialgias)... leia mais , muitos medicamentos para infecção por um ou mais herpesvírus (consulte a tabela Alguns medicamentos antivirais para infecções por herpesvírus Alguns medicamentos antivirais para infecções por herpesvírus

Qual é a diferença entre a ação da vacina é a dos medicamentos antivirais?
) e muitos medicamentos antivirais novos para tratamento de HIV Tratamento medicamentoso da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) Os medicamentos antirretrovirais usados para tratar a infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) têm por objetivo: Reduzir a quantidade de RNA do HIV (carga viral) no sangue até um... leia mais (consulte a tabela Medicamentos para infecção por HIV ), hepatite C Tratamento A hepatite crônica define-se como uma inflamação do fígado que se prolonga durante, pelo menos, seis meses. As causas comuns incluem os vírus da hepatite B e C e determinados medicamentos. A... leia mais , hepatite B Hepatite B, crônica Hepatite B crônica é uma inflamação do fígado causada pelo vírus da hepatite B que durou por mais de seis meses. A maioria das pessoas com hepatite B crônica não apresenta sintomas, mas alguns... leia mais e Ebola Infecções pelos vírus Ebola e Marburg As infecções pelos vírus Ebola e Marburg causam sangramento e disfunção orgânica. Essas infecções muitas vezes resultam em morte. As infecções pelos vírus Marburg e Ebola são disseminadas pelo... leia mais .

Muitos medicamentos antivirais podem interferir na reprodução dos vírus. Muitos medicamentos usados para tratar a infecção pelo HIV agem dessa maneira. Visto que os vírus são minúsculos e se multiplicam dentro das células utilizando as próprias funções metabólicas das células, o número de funções metabólicas que os medicamentos antivirais conseguem bloquear é limitado. Por outro lado, as bactérias são organismos relativamente grandes que se reproduzem, normalmente, de forma autônoma fora das células e têm muitas funções metabólicas contra as quais os antibióticos podem atuar. Portanto, os medicamentos antivirais são muito mais difíceis de serem desenvolvidos do que os antibióticos. Além disso, ao contrário dos antibióticos, que são geralmente eficazes contra muitas espécies diferentes de bactérias, a maioria dos medicamentos antivirais é geralmente eficaz contra somente um (ou muito poucos) vírus.

Os medicamentos antivirais podem ser tóxicos para as células humanas. Além disso, os vírus podem desenvolver resistência aos medicamentos antivirais.

A maioria dos medicamentos antivirais pode ser administrada por via oral. Alguns podem também ser administrados por injeção na veia (intravenosa) ou muscular (intramuscular). Alguns são aplicados como pomadas, cremes ou colírio ou são inalados como pó.

Os antibióticos não são eficazes contra as infecções virais, mas quando uma pessoa apresenta uma infecção bacteriana além de infecção viral, muitas vezes é necessário administrar um antibiótico.

Medicamentos interferon são réplicas de substâncias que ocorrem naturalmente e que desaceleram ou interrompem a multiplicação de vírus. Esses medicamentos são usados para tratar certas infecções virais como

Os interferons podem causar efeitos colaterais, como febre, calafrios, fraqueza e dores musculares. Esses efeitos começam normalmente de sete a doze horas após a primeira injeção e perduram por até doze horas.