Qual a importância da educação no processo de individualização da criança como um futuro adulto na construção da sociedade?

Nos dias de hoje, somos cada vez mais envolvidos pelas rápidas mudanças dessa nova era digital. Com a globalização e o avanço das tecnologias de informação, é imprescindível que a forma como as escolas promovem o ensino sejam repensadas.

Nesse sentido, a educação humanizada é uma abordagem de ensino que traz uma série de benefícios para a escola, professores, alunos e a sociedade em geral. Essa metodologia — que leva em consideração a subjetividade de cada aluno — reconhece que cada indivíduo é completo, com sonhos, frustrações, medos e, por isso, deve ser compreendido em sua totalidade.

Ficou interessado? Então continue a leitura — neste post, vamos apresentar os principais benefícios de apostar em uma educação humanizada. Confira!

Benefícios da educação humanizada

Manter um ensino tradicional para crianças altamente informatizadas e envolvidas com a tecnologia não é a melhor maneira de formar cidadãos aptos a viverem plenamente em sociedade. Nesse contexto, a escola deve ser um local que auxilie diretamente na construção intelectual, psicológica e física do aluno de acordo com a sua realidade.

Junto aos pais e responsáveis, a escola ajuda dispor as bases sobre as quais o jovem construirá seu futuro. Dessa forma, individualizar a educação e compreender aquele indivíduo em particular é permitir que ele cresça e potencialize suas características pessoais e únicas.

Dessa forma, garantir uma educação humanizada pode gerar diversos benefícios para toda a comunidade escolar. Veja, a seguir, os principais deles:

O aluno se sente acolhido

Com a educação humanizada, o aluno se sente acolhido com o mesmo tipo de conforto e respeito que tem em casa. Assim, ele se sente mais confortável para compartilhar, para conhecer a si mesmo, para descobrir suas potencialidades e desenvolvê-las. O ambiente da escola humanizada compreende a individualidade de cada aluno e busca encorajá-la.

Esse ambiente compreende a construção do conhecimento de forma diferenciada, que não visa apenas a finalidades de ganho e monetização. Além disso, esse tipo de ensino leva em consideração a individualidade dos professores e entende que a boa saúde mental e física dos indivíduos é essencial para a construção de uma sociedade igualitária.

Há mais motivação

A partir do momento em que o aluno se sente valorizado, com suas ideias ouvidas e levadas em consideração, ele se sente motivado a buscar mais. A curiosidade é o propulsor da evolução humana e nada seria possível sem ela. A própria capacidade do sapiens para o autodesenvolvimento se deve ao espírito de descoberta e à curiosidade.

No entanto, a curiosidade não se desenvolve quando a inteligência individual do aluno não é apoiada e encorajada. Nenhuma matéria e nenhum interesse pessoal devem ser desconsiderados quando o indivíduo está em formação. Assim, a educação humanizada também possibilita a liberdade pessoal para que a criança possa ser o que ela quiser ser com base em seus talentos individuais.

Ocorre o desenvolvimento da inteligência emocional

Uma criança que sabe ser dona de seus próprios pensamentos e anseios é um indivíduo livre. Ao ter a certeza de poder se desenvolver da melhor forma que conseguir, ele se sente tranquilo o suficiente para se tornar mais resistente à doenças mentais como ansiedade ou depressão, por exemplo.

A inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo de reconhecer suas próprias emoções e se automotivar, seguindo em frente apesar dos desafios e das frustrações. Desenvolver essa habilidade garante o reconhecimento das próprias capacidades e talentos, resultando em adultos mais independentes e autoconfiantes.

Redução de conflitos

Escolas humanizadas costumam ter uma porcentagem consideravelmente menor de problemas com abuso entre colegas. O bullying pode ser uma reação a uma vivência em ambientes violentos ou a ocasiões de violência, prejudicando tanto quem sofre, quanto quem o pratica.

Sendo assim, a conversa franca e um espaço confortável e seguro podem fazer toda a diferença no modo como a criança lida com eventos assim. Poder se expressar livremente, sem o medo de julgamento, é o primeiro passo em direção à cura.

Uma educação humanizada permite todo esse processo e resulta em uma vivência mais pacífica, que tem efeito direto na sociedade.

Desenvolvimento da empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, ou seja, de sentir o que outra pessoa provavelmente está sentindo em determinada situação. Essa é uma característica que vem sendo cada vez mais procurada em líderes, já que ajuda a manter o respeito e, consequentemente, a motivação em todas as pessoas com a qual eles se relacionam.

A empatia é o que leva as pessoas a se unirem e a se ajudarem. Para que se possa construir um mundo melhor, mais igualitário e sem preconceitos, é essencial o foco no desenvolvimento da empatia em crianças e adolescentes, um processo que é apoiado em escolas humanizadas.

Professores mais capacitados

Em uma instituição de ensino que promove uma educação humanizada, a participação de professores bem preparados é de fundamental importância.

Nesse modelo, esses profissionais estão em constante desenvolvimento profissional, buscando maneiras inovadoras de inserir a empatia e a responsabilidade social no contexto escolar. Desse modo, tornam-se aptos a instruírem as próximas gerações de maneira mais humanizada, contribuindo para uma sociedade mais justa.

Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade tem reunido um número cada vez maior de adeptos no que concerne os métodos de ensino. Compreender que o conhecimento não se divide em disciplinas é essencial para a análise de problemas complexos e a construção de um amplo conhecimento do mundo além das paredes da sala de aula.

A interdisciplinaridade se refere ao ensino combinado de disciplinas de modo que uma complemente a outra, contribuindo para a capacidade analítica do aluno, geralmente com relação a questões práticas e problemas reais. Desse modo, cria-se uma razão para o estudo das mais diversas áreas e perguntas sobre os motivos de se estudar matemática, história e biologia diminuem consideravelmente.

A educação humanizada é uma das maneiras mais saudáveis de se educar uma criança. Promover um espaço seguro para que ela se desenvolva, expresse seus pensamentos e pratique a empatia são algumas das vantagens desse tipo de ensino. Quem se beneficia é a sociedade, que só tem a ganhar quando crianças e adolescentes começam sua educação dessa forma.

Gostou de saber mais sobre a educação humanizada? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar algo? Compartilhe o seu comentário ou opinião e contribua para a discussão desse assunto tão importante para o futuro!

Qual a importância da educação para a vida em sociedade?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Qual a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento humano?

A Educação Infantil é essencial para que a criança tenha um convívio social além do núcleo familiar. Ou seja, é um momento importante para que o indivíduo aprenda a se relacionar e viver em sociedade, desenvolvendo habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

Como a garantia da educação pode contribuir para a construção de uma sociedade mais justa?

A educação é imprescindível para a organização e principalmente inclusão social. Teoricamente, é através da educação que o indivíduo se tornará alguém mais tolerante e consciente acerca de seus próprios atos em relação aos outros. (...) as minorias não nascem, mas são feitas em termos históricos.

Como a educação tem contribuído na formação da personalidade?

Este é um processo fundamental para o desenvolvimento da criança. A criança não é apenas um resultado linear do seu contexto familiar pois a escola como o segundo útero social no contexto de desenvolvimento pode criar um ambiente que adequa, ambienta, cria outras relações com a criança diferente do contexto familiar.