Qual foi uma das contribuições sobre qualidade de acordo com JM Juran?

Hoje estudaremos, por meio de uma videoaula resumida, os principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade, sendo este conhecimento a base necessária para que se possa vir a estudar as ferramentas de gestão da qualidade e a excelência nos serviços públicos.

Serão abordados os principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade:

Joseph Juran: Foi o primeiro a falar em custos inevitáveis (prevenção e avaliação) e evitáveis da qualidade (falhas internas e externas). Este mesmo autor também criou a chamada “trilogia da qualidade”, incluindo o planejamento, controle e melhoria da qualidade.

Phillip Crosby:  Sua principal contribuição foi a criação do chamado “Programa Defeito Zero”.

Genichi Taguchi: Estabeleceu a função perda da qualidade em caso de não conformidade com as especificações.

Armand Feigenbaum: Pai do Controle da Qualidade Total (TQC – Total Quality Management)

Karou Ishikawa: Criador do Company Wide Quality Control (CWQC) e grande difusor das ferramentas de controle da qualidade e do uso de círculos de controle da qualidade (CCQs) para a melhoria contínua. Também foi criador do Diagrama de Ishikawa.

Walter Shewhart: Criou o gráfico de controle e o ciclo PDCA.

William Deming: Responsável pela incorporação da filosofia japonesa na gestão da qualidade. Criou o movimento da gestão da qualidade total (TQM – Total Quality Management). Estabeleceu os 14 princípios de Deming para a gestão da qualidade.

Veja a seguir a videoaula de resumo/revisão sobre os principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade:

O conteúdo sobre os principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade deve ser estudado, mas sua prova requer que você vá muito além.

Para seguir estudando gratuitamente para concursos, assine meu canal no youtube e mantenha-se a par de todos os vídeos novos que eu postar.

Abraço!
Prof. Carlos Xavier

PS.: Quer conhecer meus cursos completos que possuem, inclusive, aulas completas sobre os principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade?

Entra no link a seguir:

Cursos completos – Prof. Carlos Xavier

Qual é o conceito de qualidade?

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem. Em outras palavras, a qualidade é o nível de perfeição de um processo, serviço ou produto entregue pela sua empresa.

Quais as definições de qualidade segundo Crosby e Juran?

Segundo JURAN, “Qualidade é ausência de defeitos”; – Segundo CROSBY, “Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações.”, ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido. … Hoje Qualidade é tudo isso e muito mais.

Como Juran contribuiu para a qualidade?

Joseph Juran: Foi o primeiro a falar em custos inevitáveis (prevenção e avaliação) e evitáveis da qualidade (falhas internas e externas). Este mesmo autor também criou a chamada “trilogia da qualidade”, incluindo o planejamento, controle e melhoria da qualidade.

É a definição da qualidade Segundo Deming?

Deming, considerado o pai da qualidade total, define qualidade como “o sentir orgulho pelo trabalho bem feito”, fazendo elevar a produtividade organizacional, (DEMING, 1950) com o respectivo reflexo sobre a satisfação do consumidor.

O que é qualidade resposta?

CONCEITO DE QUALIDADE APLICADO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Para Dening (1990), qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor. Ele é quem pode aferir a qualidade do bem ou serviço. Para Crosby (1990), a qualidade está associada a dois princípios: a conformidade aos requisitos e a ausência de defeitos.

Qual o conceito de qualidade de um produto ou serviço?

A qualidade do produto ou serviço se refere basicamente ao nível em que este entregável atende aos requisitos previamente estabelecidos para ele. Por exemplo, você estava em alguma pizzaria e solicitou uma pizza de atum e veio atum com queijo.

Qual o conceito de qualidade para Crosby?

Os 4 absolutos de Crosby Qualidade significa conformidade com as exigências do cliente; Desempenho padrão é igual a zero defeitos; Os resultados da Qualidade vêm da prevenção; A Qualidade é medida pelo custo da não qualidade.

O que é qualidade segundo Crosby?

O conceito de Ishikawa da qualidade se foca em desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto ou serviço de qualidade de forma mais econômica, útil e que garanta satisfação ao consumidor.

Qual foi a contribuição de Joseph M Juran para a escola japonesa da qualidade Total?

Joseph Moses Juran foi um dos mestres da gestão da qualidade. … Junto com W. E. Deming (com quem ele trabalhara durante a Guerra), Juran é considerado o responsável pelo desenvolvimento extraordinário experimentado pelas indústrias japonesas após a II Guerra Mundial e o precursor dos sistemas de gestão da qualidade.

Qual foi a contribuição de Deming para a qualidade?

O “Sistema do Conhecimento Profundo” de Deming nos mostra sua preocupação com o trabalho em equipe. … Ele propagava a ideia de que o ambiente de trabalho tem muito mais a ver com a eficácia dos colaboradores do que suas próprias habilidades.

Quais os princípios de Deming?

Deming defendia que a qualidade deve fazer parte do produto/serviço desde o início, ou seja, deveria ser eliminada a necessidade de inspeção (que só detecta as falhas depois que elas já ocorreram);

O que é qualidade e por que é tão importante?

A Qualidade, no sentido que pretendemos dar-lhe nesta comunicação, poderemos defini-la como uma forma de estar, de conviver e de atuar, no sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.

O que é a qualidade de uma empresa?

O conceito de qualidade total nas empresas implica em buscar a satisfação de todos os agentes envolvidos em todas as etapas de um negócio: consumidores, funcionários, vizinhos da empresa e acionistas.

Qual a importância da qualidade do produto?

Oferecer qualidade é fazer com que seu consumidor veja seus produtos de forma única. Assim, você poderá entregar uma experiência personalizada, gerando uma memória emocional da sua marca. Isso fará com que o cliente opte pelo seu produto mesmo que o preço seja maior do que o da concorrência.

Qual foi a contribuição de Juran para a qualidade?

Juran é conhecido como responsável pelo incrível desenvolvimento das indústrias japonesas após a II Guerra. Em 1979 fundou o Juran Institute, a maior instituição da Qualidade que se desenvolveu em todo o mundo, assim, recebendo 40 prêmios internacionais de 12 países diferentes.

Qual o conceito de qualidade de acordo com Juran?

Qualidade é ausência de defeitos (JURAN, 1989). Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações, ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido (CROSBY, 1979).

Quais são as principais contribuições dos seguintes autores da qualidade para as organizações Joseph Juran Philip Crosby Feigenbaum e Ishikawa?

Suas principais contribuições para com a Área da Qualidade na Industria foram a criação do CEP (Controle Estatístico de Processos) e o desenvolvimento do ciclo PDCA.

Quais as principais contribuições de Juran e Deming Em que aspectos as contribuições desses autores se diferenciam e se completam?

Diferentemente de Juran e Feigenbaum, cujas contribuições foram mais instrumentais, relacionadas às práticas de controle da qualidade, Deming contribuiu para mudar a cultura organizacional e os fundamentos administrativos e de gestão de recursos humanos.