Quais são os principais elementos para elaboração do projeto político pedagógico de uma escola?

Descubra o que deve conter em um Projeto Político Pedagógico (PPP)Tempo de leitura estimado: 4 min.

4 de abril de 2018

Gestão Escolar


Você tem dúvidas sobre Projeto Político Pedagógico (PPP)? Então confira alguns aspectos relevantes sobre o assunto.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que tem como objetivo principal o planejamento e o acompanhamento das atividades de uma instituição escolar, que devem ser feitos por todas as instituições de ensino, firmados como obrigatoriedade pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A norma garante aos participantes da comunidade escolar a perspectiva de envolver-se efetivamente no processo educativo.

Para que o PPP seja redigido de maneira assertiva, ele deve conter uma visão geral sobre a instituição, especificando quais são as suas particularidades, que competências quer desenvolver nos alunos e como deseja fazê-lo.

Pensando nisso, para ajudá-lo nessas dúvidas, preparamos este post com alguns aspectos relevantes sobre o PPP.  Vamos a eles?! Boa leitura!

Identificação da escola

O passo inicial é identificar a escola a qual o documento se refere, criando o cabeçalho. As informações que serão inseridas no cabeçalho do PPP são, primeiramente, o nome da instituição de ensino, a sua localização e a entidade mantenedora. Em seguida, serão informados o registro civil e os números do CNPJ da instituição. Por fim, deve-se destacar o nome do diretor, do coordenador pedagógico e, claro, dos demais integrantes da equipe responsável.

Missão

Nesse item, é importante explicar quais são os princípios norteadores da escola. Ou seja, esclarecer qual é o estudante que a instituição deseja formar e o que ela acredita ser ideal para garantir uma boa educação.

É fundamental contar a história da escola, já que, dessa forma, é possível criar uma referência para o documento que está sendo produzido. De maneira resumida, o interessante é que a instituição de ensino mostre que deseja formar cidadãos capacitados e conscientes para atuar na realidade em que se encontram inseridos.

Contexto das famílias dos alunos

É muito importante que se crie um panorama das pessoas que formam a comunidade atendida pela escola. Assim, é possível dar uma orientação adequada aos trabalhos que serão desenvolvidos durante o ano letivo.

Para isso, os responsáveis pela elaboração do Projeto Político Pedagógico precisam coletar informações sobre os estudantes por meio de pesquisas ou a partir das fichas de matrícula.

As estatísticas socioeconômicas sobre a comunidade onde a instituição está instalada não podem ser deixadas de lado. Essa informação é adquirida nos órgãos públicos, prefeituras e secretarias municipais. Cabe ressaltar também a importância de definir a colaboração que se espera da família no processo educacional.

Dados do ensino-aprendizagem

É essencial que, no documento, seja explicado como o ensino está acontecendo na escola. Para tanto, dados internos, como taxas de reprovação, médias de notas e quantidade de alunos, devem ser citados.

Tais dados podem também ser comparados com estatísticas mais amplas, municipais ou regionais. Dessa maneira, é possível avaliar qual é o desempenho dessa instituição em comparação a outras.

Recursos disponíveis

Essa é uma seção em que é importante descrever os recursos que a escola possui. Aqui, entra a descrição de todos os recursos tecnológicos disponíveis, da estrutura física da instituição, do quadro de funcionários, dentre outros. Mostrar os recursos com transparência e clareza é substancial para que se tenha uma noção das limitações e das potencialidades da escola.

Faz-se necessário ressaltar que, depois de pronto, o PPP precisa ser disponibilizado para toda a comunidade escolar. Por isso, ele deve ser impresso, distribuído ou, então, deixado em um fichário acessível a todos. Quando todos têm conhecimento do conteúdo do PPP, amplia-se o engajamento da comunidade com as propostas contidas nele.

Vale destacar a importância de acompanhar os trabalhos realizados pela escola a fim de verificar se eles estão de acordo com as metas propostas no documento.

O Projeto Político Pedagógico é capaz de proporcionar, à instituição, condições de reunir pessoas e recursos, buscar meios e de se planejar para garantir que o projeto seja produtivo e traga resultados satisfatórios para o processo de ensino-aprendizagem.

E aí, o que achou deste post? Gostou? Então aproveite a visita e leia agora mesmo o texto “Como alinhar gestores escolares e familiares dos alunos?”.

Índice:

  1. O que deve conter no PPP?
  2. Como elaborar um projeto político pedagógico de uma escola?
  3. Quais são os elementos que compõem um projeto político pedagógico?
  4. O que é o projeto político pedagógico de uma escola?
  5. Quais são as funções do PPP?
  6. Quais são os três marcos do projeto político pedagógico?
  7. Quais as principais características de um projeto político pedagógico?
  8. Quais são os elementos que compõem o plano de trabalho?
  9. Quais são as três partes do PPP?
  10. O que é o PPP e como ele pode ajudar sua escola?
  11. Como o PPP funciona?
  12. Por que o PPP é político?
  13. Como deve ser redigido um PPP?

O que deve conter no PPP?

Segundo especialistas, a elaboração do PPP deve contemplar:

  • missão;
  • clientela;
  • levantamento de dados sobre aprendizagem;
  • relacionamento com a família;
  • recursos;
  • diretrizes pedagógicas — que envolvem: concepção metodológica, avaliação e currículo;
  • plano de ação — que é o desdobramento do PPP no Plano Escolar Anual.

Como elaborar um projeto político pedagógico de uma escola?

Como desenvolver um Projeto Político Pedagógico para a sua escola...

  1. Envolva toda a comunidade escolar na construção do PPP. ...
  2. Utilize linguagem simples. ...
  3. Faça uma análise realista. ...
  4. Sonhe. ...
  5. Respeite as diretrizes legais. ...
  6. Elabore um Projeto Político Pedagógico concreto. ...
  7. Defina as prioridades. ...
  8. Disponibilize o documento.

Quais são os elementos que compõem um projeto político pedagógico?

A autora aponta como elementos básicos: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho e a avaliação.

O que é o projeto político pedagógico de uma escola?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Quais são as funções do PPP?

O Projeto Político Pedagógico (PPP) tem como função definir a identidade da escola e indicar caminhos para que os professores consigam ensinar e alunos consigam aprender com qualidade e sucesso.

Quais são os três marcos do projeto político pedagógico?

PPP é um referencial teórico da escola e constitui-se de três marcos:

  • MARCO SITUACIONAL.
  • MARCO.
  • CONCEITUAL.
  • MARCO OPERACIONAL.
  • O PPP pressupõe:

Quais as principais características de um projeto político pedagógico?

Garantia do acesso e permanência, com sucesso, do aluno na escola; Gestão democrática; Valorização dos profissionais da educação; Qualidade do ensino; Organização e integração curricular; Integração escola/família/comunidade; Autonomia.

Quais são os elementos que compõem o plano de trabalho?

Estrutura

  • Introdução – Dá o contexto geral sobre onde o plano está inserido. ...
  • Justificativa – Explica o porquê da construção do plano de trabalho. ...
  • Metas – Descreve claramente onde o plano de trabalho deseja chegar. ...
  • Recursos necessários – Para realizar o plano é são necessários recursos humanos, materiais e financeiros.

Quais são as três partes do PPP?

O PPP é composto por três grandes partes que se articulam entre si:

  • O Marco Referencial é a tomada de posição da instituição. ...
  • O Diagnóstico é o levantamento de dados da realidade da escola. ...
  • A Programação é a proposta de ação que se articula com o Marco Referencial e o Diagnóstico.

O que é o PPP e como ele pode ajudar sua escola?

  • O que é o PPP e como ele pode ajudar sua escola? O que é o PPP e como ele pode ajudar sua escola?

Como o PPP funciona?

  • Esse planejamento também precisa abordar os problemas e as questões enfrentadas pela comunidade escolar, apresentando soluções que atendam às necessidades dos setores envolvidos. Assim, o PPP funciona como um verdadeiro guia para auxiliar a escola a cumprir seus objetivos.

Por que o PPP é político?

  • Como o próprio nome indica, o PPP é um projeto porque reúne propostas de ações concretas e serem executadas. É político porque considera a escola como um espaço para a formação de cidadãos responsáveis, conscientes e críticos que formam a sociedade e atuam nos rumos que ela vai seguir.

Como deve ser redigido um PPP?

  • Um PPP redigido adequadamente deve conter: O documento deve começar, obviamente, identificando a escola ao qual se refere. O cabeçalho deve conter, então: Aqui deve-se explicar quais são os princípios da instituição de ensino: o que acredita-se ser correto para educação e como é o aluno que se pretende formar.

Quais são os principais elementos que deve conter no projeto político pedagógico?

Como apresentar no PPP? Os tópicos necessários em cada um dos projetos descritos são: objetivos, duração, profissionais responsáveis, parceiros, encaminhamentos, etapas e avaliação.

Quais são as etapas para elaboração do projeto político pedagógico?

Na elaboração do Projeto Pedagógico podemos distinguir as seguintes etapas: o marco referencial; o diagnóstico ; a programação; e a avaliação.

Quais são as três partes mais importantes do PPP?

Ele é composto de três partes: a) Marco Situacional – modo como compreendemos/vemos/sentimos o mundo atual; b) Marco Filosófico – o tipo de cidadãos/sociedade queremos construir; c) Marco Operativo – que diz respeito às dimensões do trabalho escolar (pedagógica, comunitária e administrativa).