A IMPORTÂNCIA DAS CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Show Ana Paula Sloboda Hauck RESUMO 1 INTRODUÇÃO É muito difícil conversar sobre cantigas de roda de roda nos dias de hoje, visto que tudo é voltado para o mundo virtual em que estas manifestações da cultura popular
espontânea estão com o seu espaço tão diminuído. Nas ruas, nas praças e nos quintais está mais raro de se ver ou ouvir das bocas infantis aquelas canções que, na simplicidade das suas melodias ritmos e palavras, guardam anos e mais anos de sabedoria (Cascudo, 2001, pág. 32). Precisam-se reviver as manifestações das cantigas, implica em entrar em contato com forças vitais do nosso passado, presente e também em reviver conteúdos que estão na base da construção da identidade dos povos. Nestas brincadeiras são usados episódios fictícios e estes são comparados com a realidade humanas se
tornando histórias que fazem prender a atenção das crianças em sala de aula.. O folclore estuda a solução popular na vida em sociedade. Brincando como estas canções, ou, mergulhando no tempo e nos recordando das Cantigas de roda vivenciadas na infância, percebemos que algo precioso se processa. Trata-se de um movimento de entrega, de alegria e de vontade de brincar e cantar cada vez mais (CASCUDO, 2001, p. 240). 2.1. Importância das cantigas de roda na educação infantil é essencial para o desenvolvimento da criança. “O brinquedo simbólico das crianças pode ser entendido como um sistema muito complexo de fala através de gestos que comunicam e indicam os significados dos objetos usados para brincar”. (VYGOTSKY, 1984, p. 123). O voluntário serve como de forma indireta na consciência, até que a criança seja capaz de se aperfeiçoando suas ações através de sua própria consciência e controle. Ocorre, portanto, um descrédito da experiência que permite à criança refletir sobre seu próprio comportamento, saindo da diferenciação inicial. A brincadeira se relaciona com o desenvolvimento, (VYGOTSKY, 1979, pág. 23) coloca que o comportamento da criança nas situações do dia-a-dia é quanto a seus fundamentos, o oposto daqueles apresentados nas situações de brincadeiras. Esta cria uma zona desenvolvimento proximal da criança, que nela se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário. Estes pontos estimulam pesquisas
acerca das condições para desenvolvimento de nossas crianças em creches e pré-escolas, em especial sobre a interação adulto/criança e criança/criança, abrindo ainda um campo fértil para discussão de propostas pedagógicas para a faixa de zero a 12 anos. As cantigas de rodas vão além das letras, a criança consegue memorizar através da música, pois a criança aprende no seu dia a dia na escola o aprendizado, a leitura das palavras. Isso não torna a aula ociosa, a criança se interage totalmente, pois a mesma gosta de danças, cantar e brincar desde pequenos. Muitas vezes em sala de aula vemos o professor cantar em voz baixa e quando se percebe os alunos cantam juntos, até mesmo sem perceber que estão cantando junto. A música ajuda muito no aprendizado das crianças em sala de aula, pois quando certa criança vem estudar na escola, ela vem tímida, até se agrupar com outras crianças leva dias, e somente através da música que o professor consegue esta união. Cada um à sua maneira, mas todos é aquele momento, parte igualmente importante do conjunto onde são movidos unicamente pelo prazer e pela alegria de brincar, cantar e se alfabetizar com as letras das cantigas que são cantadas. 3 METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir de tudo o que foi esclarecido sobre as cantigas de roda na educação infantil onde este despertou os brinquedos e jogos, pode-se perceber que os estão presentes em todas as dimensões da existência do ser humano e, muito especialmente, na vida das crianças. Portanto podemos afirmar que realmente “BRINCAR” é viver, e as crianças brincam porque esta é uma necessidade básica, assim como, a alimentação, a saúde e educação, para que a mesma tenha algo de
motivação em sala de aula.
ALMEIDA, Marcus, Vinicius, Machado de Almeida. A Ciranda Brasileira. 3°. Ed. São Paulo: Editora Montreal, 2004. Qual a importância de o professor envolver os alunos na atividade de cantigas de rodas?Em seguida justificam-se a escolha deste tema, pois é mais fácil a aprendizagem quando o professor de educação infantil insere a música através das cantigas de roda, traz também mais valorização no desenvolvimento cognitivo e motora da criança, além de ajudar na criatividade e no enriquecimento do vocabulário das ...
Qual objetivo de trabalhar cantiga de roda?Além de reproduzirem o folclore e as diferentes culturas, as cantigas têm o grande poder de estimular a criatividade e a imaginação, através de danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar. As brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos.
Qual a importância da roda de música na Educação Infantil?Maior concentração geral
Além de trazer melhorias para a saúde mental e a coordenação motora, o aumento da sensibilidade proporcionado pela música também contribui para melhorar as capacidades de concentração e memorização. Assim, a criança tem maior capacidade de registrar e identificar os diferentes sons à sua volta.
O que as cantigas de roda podem possibilitar para a motricidade?As cantigas de roda quando aliadas às práticas pedagógicas realizadas com as crianças, podem ensinar as bases de sua cultura e permitir que as crianças vejam-nas como brincadeira, sobre isso (HEYLEN, 1987, p.
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