Qual fator que contribui para o consumo excessivo de oxigênio após o exercício?

Índice:

  1. Quais fatores contribuem para o efeito EPOC?
  2. O que é o EPOC?
  3. Que fatores são responsáveis pelo consumo excessivo de oxigênio após o exercício?
  4. Quais os momentos que o EPOC pode gerar influência no Pós-exercício?
  5. O que causa o Epoc?
  6. O que é efeito eBook?
  7. Qual fase do exercício ocorre a maior queima de gorduras?
  8. Que nome se dá o consumo de oxigênio pelo organismo em uma atividade física intensa?
  9. Como ocorre o Epoc após sessões de exercícios leves?
  10. Quando o sistema aeróbio está no máximo de consumo de oxigênio e precisa de mais energia para continuar o exercício O que acontece?

Quais fatores contribuem para o efeito EPOC?

Existem vários fatores que podem influenciar o EPOC, como massa muscular envolvida no exercício, intensidade, duração, estado do treinamento, ingestão de alimento (efeito térmico da refeição), qualidade do sono da noite anterior e condições ambientais, entre outros (Imamura et al., 2004).

O que é o EPOC?

Essa demanda energética du- rante o período de recuperação após o exercício é conhecida como consumo excessivo de oxigênio após o exercício, ou ainda, ex- cess posterxercise oxygen consumption – EPOC(3). O excesso de consumo de oxigênio após o exercício consiste em um componente rápido e um componente prolongado.

Que fatores são responsáveis pelo consumo excessivo de oxigênio após o exercício?

Dois fatores têm sido atribuídos ao fato de o exercício resistido produzir maior EPOC. O primeiro fator refere-se às respostas hormonais que podem alterar o metabolismo, especificamente catecolaminas, cortisol e GH(33-34).

Quais os momentos que o EPOC pode gerar influência no Pós-exercício?

O EPOC pode permanecer aumentado por alguns motivos: ressíntese de ATP/CP, remoção dos metabólitos acumulados durante o exercício (lactato, H+, etc.), restauração do dano tecidual, restauração do aumento de FC e temperatura corporal, ressíntese de glicogênio, entre outros fatores.

O que causa o Epoc?

O EPOC é simplesmente a maneira como o corpo relaxa após o exercício. Nossos corpos usam oxigênio para produzir energia enquanto nos exercitamos, e exercícios que usam mais oxigênio – tudo que é de alta intensidade, como um treino intervalado – queima mais calorias. ... Para isso, você gasta energia.

O que é efeito eBook?

Um fenômeno tem se tornado cada vez mais comum entre os usuários de ereaders – o que o autor do blog An American Editor chama de “Efeito eBook”. Aqueles que entram para o mundo digital passam a ler e comprar mais títulos do que quando consumiam apenas livros impressos.

Qual fase do exercício ocorre a maior queima de gorduras?

HIIT para queimar gordura Exercícios de treinamento com intervalo, que apresentam uma série de movimentos de alta intensidade seguidos por curtos períodos de descanso, são os melhores para queimar gordura, tanto durante o treino quanto até 24 horas depois, pois ele eleva seu metabolismo graças ao efeito “pós-queima”.

Que nome se dá o consumo de oxigênio pelo organismo em uma atividade física intensa?

Durante exercício aeróbico de alta intensidade e de maior duração, a captação de oxigênio da recuperação pode continuar elevada por período consideravelmente maior, a esse processo damos o nome de EPOC - consumo excessivo de oxigênio após o exercício.

Como ocorre o Epoc após sessões de exercícios leves?

Durante exercício aeróbico de alta intensidade e de maior duração, a captação de oxigênio da recuperação pode continuar elevada por período consideravelmente maior, a esse processo damos o nome de EPOC - consumo excessivo de oxigênio após o exercício.

Quando o sistema aeróbio está no máximo de consumo de oxigênio e precisa de mais energia para continuar o exercício O que acontece?

Durante o exercício físico aeróbio (caminhadas, corridas, nado, ciclismo) o fluxo do sangue aumenta cerca de 5 vezes mais que no repouso. Evidentemente, quanto maior for a intensidade/velocidade e duração dos movimentos corporais contínuos , maior será a metabolização dos substratos energéticos.

Qual o fator que contribui para o consumo excessivo de oxigênio após o exercício?

Dois fatores têm sido atribuídos ao fato de o exercício resistido produzir maior EPOC. O primeiro fator refere-se às respostas hormonais que podem alterar o metabolismo, especificamente catecolaminas, cortisol e GH(33-34).

O que é o consumo de oxigênio Pós

Após o exercício, a demanda de oxigênio não retorna, de imediato, aos níveis de repouso. O consumo de oxigênio permanece elevado durante algum tempo, teoricamente para normalizar algumas funções como respiração, frequência cardíaca e temperatura corporal.

Como é chamado o aumento da taxa metabólica por algum tempo após o exercício?

Após a execução de uma sessão de exercícios, aeróbio ou contra resistência, a taxa metabólica permanece elevada em relação aos valores de repouso, para que o organismo retorne ao seu estado de equilíbrio.

Porque a quantidade de o2 consumido e co2 produzido aumentou logo após o exercício?

Segundo Gaesser & Brooks4, o principal fator contribuinte para o aumento na taxa metabólica pós-exercício é a temperatura corporal elevada. Há um aumento na atividade enzimática com a elevação na temperatura corporal, sendo possível esperar uma relação direta entre o consumo de oxigênio e a temperatura.