Em que decorrência desses movimentos indique qual parte da superfície terrestre recebe mais luz solar?

Você já ouviu falar em rotação? Esse é um dos movimentos realizados pelo planeta Terra, mas também é característico de outros planetas, contudo nos limitaremos a falar da rotação terrestre.

A rotação, que é realizada concomitantemente a um outro movimento (translação), é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, mantendo o equilíbrio energético e a composição química que caracteriza a nossa atmosfera.

Leia também: Planetas do Sistema Solar

Em que decorrência desses movimentos indique qual parte da superfície terrestre recebe mais luz solar?
Movimento de Rotação.

Tópicos deste artigo

  • 1 - Características do movimento de rotação
  • 2 - Consequências do movimento de rotação
  • 3 - Movimento de rotação x movimento de translação
  • 4 - Rotação dos planetas do Sistema Solar

Características do movimento de rotação

O movimento de rotação é aquele que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo (linha imaginária que atravessa o centro da Terra, indo de um polo a outro). Esse deslocamento provoca a alternância entre os períodos de insolação nas regiões do planeta. A rotação terrestre ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste, característica essa que explica o nascer do Sol a leste e o poente a oeste.

→ Duração

A rotação terrestre dura aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Essa duração refere-se ao dia sideral e tem como referência um corpo celeste distante, como as estrelas. Quando se usa o Sol como referência para o movimento de rotação, a duração é em média 24 horas. Essa variação de tempo deve-se à realização do movimento de translação (sobre o qual falaremos mais à frente) concomitantemente ao movimento de rotação.

→ Velocidade

O movimento de rotação é realizado a uma velocidade de aproximadamente 1.669 quilômetros por hora.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Consequências do movimento de rotação

A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites. Isso é possível devido à diferença de iluminação nas áreas do planeta ao longo do movimento. A parte do planeta que recebe maior incidência solar está no período diurno, enquanto a parte oposta encontra-se na escuridão, estando, portanto, no período noturno.

Em que decorrência desses movimentos indique qual parte da superfície terrestre recebe mais luz solar?
A sucessão dos dias e das noites é uma das principais consequências do movimento de rotação

Os dias e as noites têm durações diferentes ao longo das estações do ano. Durante o verão, os dias são mais longos que as noites, ao passo que no inverno os dias são mais curtos, e as noites, mais longas. Já na primavera e no outono, os dias e as noites têm igual duração.Isso é possível devido ao eixo de inclinação da Terra em relação ao Sol.

Durante o verão, um dos hemisférios recebe maior incidência solar, porque a Terra fica mais inclinada ao norte ou ao sul. Concomitantemente, o outro hemisfério recebe menos raios solares, caracterizando o inverno. Na primavera e no outono, a duração igual dos dias e das noites é explicada também pela posição da Terra em relação ao Sol. Os raios solares, nessa época, incidem perpendicularmente à Linha do Equador, não havendo, portanto, diferenciação na iluminação dos hemisférios.

Outra consequência da rotação é o movimento aparente do céu. Ao longo do movimento de rotação, temos a impressão de que os astros visíveis a olho nu, como as estrelas, estão se movimentando de leste para oeste. Contudo, essa é uma falsa impressão, provocada pela rotação da Terra.

Não podemos deixar também de citar a criação do sistema de fusos horários, que padroniza o horário mundial. A criação desse sistema deve-se à diferença de horário nas diferentes regiões do planeta. Enquanto no Japão já é dia, no Brasil ainda é noite. Assim, para que houvesse um padrão, dividiu-se a Terra em 360º e em 24 horas. Assim, as regiões a leste do Meridiano de Greenwich estão com o horário à frente do nosso horário padrão (horário de Brasília), enquanto as regiões a oeste desse meridiano estão atrasadas em relação ao nosso horário.

Leia também: Curiosidades sobre o Sistema Solar

Movimento de rotação x movimento de translação

Em que decorrência desses movimentos indique qual parte da superfície terrestre recebe mais luz solar?
O movimento de translação ocorre simultaneamente ao movimento de rotação.

Como já dito anteriormente, a rotação terrestre ocorre simultaneamente a outros movimentos realizados pela Terra. Um deles é o movimento de translação, que é a trajetória realizada pelo planeta ao redor do Sol, em uma órbita elíptica (o caminho percorrido não é feito em círculo, mas em forma de elipse). Essa volta ao redor do Sol tem duração de aproximadamente 365 dias, 5 horas e 48 minutos, em uma velocidade média de 107.000 km aproximados.

Essa velocidade sofre variações à medida que a Terra se afasta ou se aproxima do Sol. O afastamento é chamado de afélio, caracterizado pela redução da velocidade do movimento de translação. Quando há aproximação, a velocidade do movimento é maior, o que chamamos de periélio.

A principal consequência do movimento de translação é a ocorrência das estações do ano, ligadas àquilo que conhecemos como solstícios e equinócios.

Solstício nada mais é do que um fenômeno astronômico que marca o início do verão e do inverno. A Terra, no momento do solstício, encontra-se em sua inclinação máxima, chegando ao auge de norte a sul. Como já dito anteriormente, no solstício de verão, um dos hemisférios está mais inclinado em relação aos raios solares, portanto recebe mais luz. Já o outro encontra-se menos iluminado, ocorrendo então o solstício de inverno.

O equinócio marca o início da primavera e do outono. Nesse momento a Terra não se encontra inclinada, portanto os dois hemisférios encontram-se iluminados igualmente. Enquanto em um ocorre o equinócio de primavera; no outro, ocorre o equinócio de outono. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui: Solstício e equinócio.

Rotação dos planetas do Sistema Solar

Além da Terra, os demais planetas do Sistema Solar também rotacionam ao redor do Sol. Contudo, a duração do movimento em cada um deles é diferente. Com exceção de Vênus e Urano, que rotacionam de leste para oeste, ou seja, no sentido horário, os demais planetas rotacionam de oeste para leste. Veja a duração da rotação de cada planeta.

Mercúrio

58,6 dias terrestres

Vênus

224 dias e 17 horas terrestres

Terra

23 horas e 56 minutos

Marte

24 horas e 37 minutos terrestres

Júpiter

9 horas e 48 minutos terrestres

Saturno

10 horas e 12 minutos terrestres

Urano

17 horas e 54 minutos terrestres

Netuno

19 horas e 6 minutos terrestres

Por Rafaela Sousa
Professora de Geografia

Qual a parte da superfície terrestre recebe mais luz solar?

Na verdade, onde o planeta Terra recebe mais luz do Sol é nas localidades de Eureka e de Alert, na ilha Ellesmere, no extremo norte do Canadá. Estes pontos do globo recebem altos índices de incidência solar.

Em que decorrência desses movimentos indique quais partes da superfície terrestre recebem mais luz solar?

Resposta: Sim, as estações do ano definem quando haverá maior incidência de raios solares na superfície terrestre. Por exemplo, quando é verão no hemisfério sul, esta parte do planeta recebe mais raios solares enquanto isso no hemisfério norte é inverno e há menos incidência de raios solares.

Qual a região do planeta Terra que mais recebe energia solar qual a razão para isso acontecer?

A zona intertropical é a região com maior incidência solar e de calor. A medida em que se afasta da linha do Equador em direção aos polos, a temperatura nas regiões fica mais fria tendo uma amplitude térmica maior.

Porque uma parte da Terra recebe mais diretamente a luz do Sol do que a outra?

Em virtude do ângulo de inclinação da Terra em relação ao Sol, a iluminação solar não atinge todas as regiões de forma igual. Dessa forma, algumas áreas recebem mais luz solar (áreas próximas à Linha do Equador) e outras menos (os polos do planeta).