Onde tirar o CPF em São Paulo?

Veja quem pode e como emitir gratuitamente o seu Cadastro de Pessoas Físicas sem precisar ir a uma agência da Receita Federal.


O cartão físico do CPF – aquele de plástico azul – não é mais emitido. — Foto: Divulgação

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um dos documentos mais importantes para o brasileiro. Trata-se de um banco de dados gerenciado pela Receita Federal, utilizados para inúmeros fins – seja para declaração de Imposto de Renda ou para compras e contratações de serviços. Ele serve ainda como um identificador do cidadão.

Quem pode tirar

Não há idade mínima para a inscrição. Até mesmo recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos. Brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior, também podem se inscrever no cadastro.

Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez, o que significa que o número do CPF é único e definitivo para cada um.

Documentação necessária

  • Documento de identificação oficial com foto do interessado;
  • Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, caso não conste no documento de identificação oficial apresentado a naturalidade, a filiação e a data de nascimento; e
  • Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral (obrigatório para maiores de 18 anos e menores de 70 anos).

Pessoas com 16 ou 17 anos de idade:

  • Documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais), se for o caso.

Menores de 16 anos de idade:

  • Documento de identificação oficial com foto do solicitante (um dos pais, tutor, ou responsável pela guarda); e
  • Documento que comprove tutela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, do incapaz.

Demais casos de representação legal:

  • Documento de identificação oficial com foto do solicitante;
  • Documentos que comprovem a representação legal, como procuração, tutela, termo de curatela, termo de compromisso de inventariante, etc., conforme o caso;
  • Certidão de óbito, se o CPF for para pessoa falecida.

Como solicitar

  • Para cidadão brasileiro residente no país, clique aqui.
  • Para cidadão brasileiro residente no exterior, clique aqui.
  • Para cidadão estrangeiro, clique aqui.

Nos casos em que o preenchimento do formulário eletrônico resultar na emissão de um protocolo de atendimento, apresente o protocolo gerado e os documentos necessários à Receita Federal. Excepcionalmente durante a pandemia, o envio da documentação pode ser feita por e-mail. Confira abaixo os endereços eletrônicos:

  • 1ª Região (DF, GO, MT, MS e TO):
  • 2ª Região (AC, AM, AP, PA, RO e RR):
  • 3ª Região (CE, MA e PI):
  • 4ª Região (AL, PB, PE e RN):
  • 5ª Região (BA e SE):
  • 6ª Região (MG):
  • 7ª Região (ES e RJ):
  • 8ª Região (SP):
  • 9ª Região (PR e SC):
  • 10ª Região (RS):
  • Exterior:

  • CPF
  • Receita Federal

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Saiba como tirar seu CPF nos Correios. Com este passo a passo, tudo está explicado para fazer a solicitação do CPF, a acompanhamento e retirada de seu documento.

Onde tirar o CPF em São Paulo?

Produto Atualizado em: 19/08/2021

O CPF é um documento importantíssimo na vida de qualquer brasileiro. Trata-se de um número único, referente à uma pessoa que serve como registro mantido pela Receita Federal. O principal objetivo do Cadastro de Pessoas Físicas é identificar uma pessoa para fins tributários, mas ele também tem um amplo uso em organizações públicas e privadas. O CPF é utilizado como uma espécie de chave de indicação de pessoas físicas, que é frequentemente usado em agências bancárias, órgãos públicos e empresas privadas como base para um cadastro.

Uma das maneiras mais fáceis e rápidas de obter o documento é tirar o CPF nos Correios. Essa é uma possibilidade oferecida em qualquer agência e muito simples de ser realizada.

Continua após a publicidade

Confira um passo a passo de com tirar o CPF nos Correios:

Documentação necessária

Antes de mais nada, é necessário verificar se você está com toda a documentação em dia. Caso seja uma pessoa com mais de 16 anos, são necessários: carteira de identidade, registro civil de nascimento e número do título de eleitor (caso já tenha e seja obrigado a votar). Em relação à crianças e adolescentes com menos de 16 anos, a solicitação só é feita pelos pais ou responsáveis, ou alguém que tenha procuração reconhecida por cartório. O título não é uma obrigatoriedade nestes casos.

Se um estrangeiro tiver interesse em tira CPF nos Correios, ele deve portar seu documento de identificação, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e o passaporte com a autorização de permanência.

Como tirar o CPF

Vá aos Correios

Compareça a uma agência dos Correios e faça a solicitação. Com os documentos em mãos, tudo será feito em menos de 10 minutos.

Você sairá da agência com um comprovante, que deve ser conferido antes de finalizar a emissão. Caso algum erro seja notado após sair do local, é necessário voltar até lá para interromper o processo de emissão. Esse procedimento também é o mesmo para quem deseja realizar alguma alteração em seus dados, como por exemplo, aviso de mudança de nome ou estado civil.

Como acompanhar a solicitação do CPF

No momento em que fizer a operação nos Correios, será entregue um comprovante com um protocolo. Esse número irá servir de código para que você acompanhe a situação e o andamento do pedido no site da Receita Federal. Basta informar o local, o código, a data de nascimento e da solicitação. Observe abaixo.

Onde tirar o CPF em São Paulo?
Receita Federal Consulta Solicitação CPF

Onde Buscar o documento

Assim que todo o processo já estiver como finalizado no site da Receita Federal, já é possível buscá-lo na agência onde fez a solicitação, dentro do prazo informado. Uma boa dica é ligar para agência e confirmar se o documento já está lá.

Informações importantes: Taxas, Regularização e Uso Indevido

É importante lembrar que para tirar o CPF nos Correios é cobrada uma taxa de serviço no valor de 7 reais, que é paga no local durante a solicitação do processo. Se você quer saber qual a agência mais próxima de você, basta acessar o site dos Correios para verificar.

Também é possível regularizar a situação do CPF para aqueles que não declararam Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Caso se enquadre nessa situação, basta procurar uma agência.

Se você descobrir que seu CPF está sendo utilizado indevidamente, procure a polícia. Não existe a possibilidade de cancelá-lo, exceto por ordem judicial em casos indevidos. Para consultar a situação cadastral, basta acessar o site da Receita Federal.

Continua após a Publicidade

Onde tirar o CPF em São Paulo?

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Onde tirar o CPF em São Paulo?

Flávio Mariano

Flávio Mariano é bacharel em Filosofia pela UFMG e pós-graduando em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC-RS. Desde 2008 trabalha com WordPress, SEO, conteúdo e monetização de blogs com atenção especial para o setor financeiro. Em 2015 idealizou o Conta em Banco que se tornou um dos principais sites sobre finanças no país. Após a incorporação do Conta em Banco pelo iDinheiro, assumiu a responsabilidade pela condução técnica, desenvolvimento e gestão de produto.

Ver todos os posts

Onde posso tirar o CPF na hora?

É possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet — seja 1ª ou 2ª via. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento mediante o preenchimento de um formulário. É totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Dá para tirar o CPF no Poupatempo?

Entre as quase 190 opções que os canais eletrônicos do Poupatempo disponibilizam à população, estão funcionalidades da Receita Federal, como a inscrição ou solicitação do CPF, consulta de inscrição, comprovante de inscrição, alteração de dados e regularização do CPF, além de atendimentos de outros órgãos, como o Detran ...

Onde vou para tirar o CPF do meu filho?

É possível tirar CPF de menor de idade pela Internet a partir do site da Receita Federal.

O que é preciso para tirar o CPF no correio?

A solicitação do CPF deverá ser feita pelo representante legal, que pode ser pai ou mãe, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial; Carteira de identidade ou certidão de nascimento que comprove a naturalidade, a filiação e a data de nascimento do menor, tutelado ou curatelado; e documentos que atestem a ...