São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?

Criado em 28/04/15 11h24 e atualizado em 28/04/15 11h42
Por Eco4U

O relevo é o conjunto de formas que modelam a superfície da crosta terrestre. Ele pode ser modificado por terremotos e movimentos tectônicos, pela erosão causada por processos naturais (água da chuva e ventos, entre outros fatores) e ainda pela interferência humana.

O relevo também é diretamente afetado por outros aspectos ambientais, como o clima, os tipos de rocha e solo e a cobertura vegetal.

No Brasil, ele é constituído predominantemente por planaltos, planícies e depressões, embora outros conjuntos, como serras, chapadas, tabuleiros e patamares, também possam ser observados.

Planaltos

Os planaltos são terrenos relativamente planos e situados em áreas de altitude mais elevada. São limitados, pelo menos de um lado, por superfícies mais baixas. No Brasil, são exemplos o Planalto Central Brasileiro, o Planalto Centro-Sul Mineiro, os planaltos da Região Amazônica e os planaltos da bacia sedimentar do Paraná.

Planícies

As planícies são áreas planas ou suavemente onduladas, formadas pela deposição de sedimentos transportados pela ação da água ou do vento, por exemplo. Em geral, encontram-se em regiões de baixa altitude. Por surgirem da deposição de sedimentos inconsolidados (partículas que não se assentaram) vindos de outros locais, são relevos mais recentes que outros. Entre as planícies brasileiras, destacam-se a do Pantanal mato-grossense, a do rio Amazonas e seus principais afluentes e as encontradas no litoral do país.

Depressões

As depressões são um conjunto de relevos planos ou ondulados que ficam abaixo do nível altimétrico (de altitude) das regiões vizinhas. Exemplos de depressão no Brasil podem ser encontrados na Região Amazônica, como as depressões do Acre e do Amapá. Encontram-se ainda na Região Sudeste, onde sítios urbanos aproveitaram as características favoráveis do relevo para a construção de grandes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte.

Serras

As serras constituem relevos acidentados, geralmente em forma de cristas (partes altas, seguidas por saliências) e topos aguçados ou em bordas elevadas de planaltos. A Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira são bons exemplos. As chapadas e os tabuleiros são relevos de topo plano formados em rochas sedimentares, normalmente limitados por bordas com inclinações variadas.

Chapadas

As chapadas estão situadas em altitudes medianas a elevadas. São exemplos no Brasil a Chapada Diamantina, as chapadas dos Guimarães e dos Parecis. Os tabuleiros são encontrados em altitudes relativamente baixas, podendo ocorrer nas faixas costeiras e interiores. No litoral, predominam na Região Nordeste e, no interior, na Região Amazônica.

Patamares

Por fim, os patamares são formas planas ou onduladas que constituem superfícies intermediárias ou degraus entre áreas de relevo mais elevado e áreas mais baixas. São encontrados na Região Nordeste entre as depressões sertanejas e a Serra da Borborema e na bacia sedimentar do Paraná, formando degraus entre níveis diferenciados de planaltos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Conheça a origem Geológica da Terra e as caracteristicas e particularidades das Formas de Relevo na superfície dos continentes: Serras, Depressões, Montanhas, Planícies e Planaltos.

A formação do relevo é o resultado de ações antigas e recentes, causadas pela natureza (agentes endógenos e exógenos) e pelo homem, ou seja, o relevo é dinâmico, em constante transformação. O resultado nós percebemos nas Formas de Relevo;

  1. Planícies
  2. Planaltos
  3. Depressões
  4. Montanhas
  5. Serras

A história das formas do relevo é contada pelos seus desníveis, fisionomias, diferenças de altitudes e tudo que faça parte da sua composição e que dá a forma às paisagens. Veja os agentes modeladores do Relevo com o professor Raphael Carrieri, e depois confira as características de cada um dos cinco tipos de Relevo:

Os agentes exógenos do relevo são os elementos naturais que alteram as formas superficiais a partir de processos externos, como o intemperismo e a erosão.  Gostou do resumo com o professor Carrieri? Têm mais aulas dele no canal do Curso Enem Gratuito.

A Classificação das Formas de Relevo

Para entendermos melhor, foi feita uma classificação, diferenciando cinco formas de relevo diferentes: planície, planalto, montanhas, depressão e serra. Essas formas nos fazem entender tanto o meio natural, quanto a influência sobre as sociedades.

São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?

  • PLANÍCIES

As planícies, são as formações, em geral, mais planas, ou seja, um relevo pouco acidentado, resultando em áreas de baixas altitudes. Essas áreas são as mais propensas a receberam grande quantidade de sedimentos. Na verdade, sua formação é basicamente sedimentar.

São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?
Essas áreas são suscetíveis à alagamentos, principalmente as áreas que tem cursos d`água mais intensos.

Por serem mais planas as Planícies, a ocupação humana fica facilitada. Quando se apresentam mais ao interior, acaba sendo ocupada por grandes plantações e/ou criações de gado. As Planícies geralmente são encontradas nas áreas litorâneas e fluviais. Lembrando que nem todo litoral é formado por planície e nem as áreas fluviais.

  • As Formas de Relevo: OS PLANALTOS

Como o próprio nome sugere, são áreas mais ou menos planas, mas no alto, com altitudes superiores a 200 metros. Seus limites são bem marcados, geralmente pelas escarpas (formações íngremes que ligam a planície ao planalto) e por serras.

Apesar de apresentar essas áreas planas, elas são mais onduladas e até acidentadas do que as planícies.

São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?
Visão de um planalto marcado pelas escarpasPor apresentarem altitudes maiores do que as planícies, eles apresentam maior desgaste, ou seja, o processo erosivo é mais acelerado, as vezes, deixando as formas mais arredondadas.

Pela sua formação, os Planaltos podem ser de três tipos diferentes: formação Basáltica (vulcões), Cristalino (ígneas intrusivas e metamórficas) e os Sedimentares (rochas sedimentares).

  • Formas de Relevo: AS DEPRESSÕES

Dá para se dizer, que são a parte negativa do relevo. Como assim? Como ela sempre fica pelo menos, 200 metros abaixo do local de referência, é tido como a parte negativa.

As depressões podem ser Relativa, quando ela não chega ao nível do mar ou Absoluta, quando ela fica abaixo do nível do mar.

São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?
Geralmente são formadas de duas maneiras diferentes. Uma é pelo desgaste natural da região, de forma bastante lenta e a outra é pelo movimento epirogenético, quando a área “afunda” graças as forças endógenas.

  • Formas de Relevo: AS MONTANHAS

É um tipo de relevo com elevações acentuadas, apresentando grandes altitudes e declividades. Quando aparecem em conjunto, temos a formação das cadeias montanhosas ou cordilheiras.

São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?
Sua formação é variada, podendo ser através de vulcões, as de dobramentos, as de falhas e as de erosão.

As de formação dobradas são as mais recentes, datadas de Era Cenozóica do Período Terciário, ainda em formação pelos movimentos das placas tectônicas, como no caso dos Alpes (Europa), Cadeia de Atlas (África), Cordilheira do Himalaia (Ásia), Montanhas Rochosas (América do Norte) e a Cordilheira dos Andes (América do Sul).

  • AS SERRAS

As serras, de uma forma bastante generalizadas, são formadas através do desgaste das montanhas, ou seja, são conjuntos de montanhas muito erodidas, no entanto, como uma das principais características das serras é o formato bastante arredondado do seu topo, formando quase que uma meia laranja e entre as montanhas desgastadas, temos os vales.

São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?
Então queridão, queridona, tudo assimilado? Ficou com alguma dúvida? Dá uma espiadinha na vídeo aula e depois responda as questões, ok?

Paisagem & Relevo – Aula Gratuita

Veja com o professor Raphael Carrieri um resumo simples e rápido para você tirar suas dúvidas sobre Relevo e Paisagem. Olha só:

Para a Geografia, a paisagem é composta pelos aspectos que cada individuo é capaz de perceber em determinada parte do espaço geográfico. Ou seja, a percepção do mundo pelo meio dos sentidos de cada um, a visão, o paladar, o olfato! Tá meio confuso(a)? Veja aula acima para não se perder na hora das provas.

Exercícios sobre as Formas de Relevo

1 – (UFRN) O Rio Grande do Norte apresenta um elevado potencial turístico, principalmente em decorrência das belezas de sua paisagem litorânea, destacando-se algumas formas do relevo cuja configuração está associada a processos erosivos desencadeados pela ação de diferentes agentes.

Observe a figura:

São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?
Paisagem litorânea do Rio Grande do Norte. Considerando os elementos da paisagem litorânea expostos na Figura, pode-se afirmar que esta corresponde a uma

  • a) falésia, constituída pela deposição de areia paralelamente à costa, em decorrência da erosão eólica.
  • b) restinga, formada pela consolidação da areia de antigas praias, em decorrência da erosão marinha.
  • c) falésia, formada a partir de processos de erosão marinha, que originam paredões escarpados.
  • d) restinga, constituída a partir de processos de erosão eólica, que formam costas íngremes.

2 -Exercício- Observe a imagem a seguir:

São áreas mais baixas e planas do relevo onde predomina o processo de sedimentação?
A fisionomia retratada na foto acima é naturalmente típica de:

  1. a) regiões de planície, por estar em um relevo aplainado que não propicia o escoamento em velocidade dos cursos d’água, resultando na formação de meandros.
  2. b) regiões de planalto, pois se manifesta em superfícies onduladas geralmente delimitadas por escarpas, o que se percebe pelas oscilações existentes no leito do rio.
  3. c) regiões de planície, por se tratar de uma bacia de drenagem composta por uma floresta densa, o que só acontece nesse tipo de relevo.
  4. d) regiões de planalto, uma vez que os processos erosivos são favorecidos pela velocidade de vazão do rio.
  5. e) depressões absolutas, porque nessas regiões a pressão atmosférica é maior e resulta em uma ausência de coesão na organização das paisagens.

3 – Sobre as formas de relevo existentes na superfície terrestre, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a) Os planaltos são mais elevados que as planícies e menos do que as montanhas. Podem apresentar composições cristalinas, sedimentares e basálticas.
  2. b) A depressão, quando abaixo do nível do mar, é chamada de absoluta, mas acima do nível do mar e abaixo da região de entorno, é chamada de relativa.
  3. c) Nas planícies, o processo de erosão não é muito acentuado, havendo uma deposição de sedimentos em menor grau em comparação com as demais formas de relevo.
  4. d) As cadeias montanhosas encontram-se, geralmente, nas mais recentes formações geológicas.

GABARITO

1 – C

2 – A

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

São áreas relativamente planas onde predomina o processo de sedimentação?

Planícies são tipos de relevo com superfícies geralmente planas . Situam-se normalmente em regiões de baixa altitude. Nesse tipo de relevo, predomina-se o processo de sedimentação .

Quais são as áreas mais baixas e planas do relevo onde predominam os processos de sedimentação?

 Planícies:  Área mais ou menos plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão, independentemente das cotas altimétricas.  Geralmente ficam ao lado e abaixo dos planaltos e das montanhas, que são áreas onde predomina a erosão.

Em que tipo de relevo predomina o processo de sedimentação?

Sendo assim, as formas de relevo onde há acúmulo de sedimento são as planícies ou as depressões.

São formas de relevo mais ou menos planas que recebem os sedimentos das regiões mais altas?

Planaltos são formas de relevo que apresentam superfícies mais ou menos planas e geralmente acidentadas e irregulares. Em suas bordas comumente aparecem elevações de topo plano, como serras. Esse tipo de relevo encontra-se acima de 300 metros do nível do mar, podendo chegar a mais de 2000 metros de altitude.