Quais são os hábitos que devem ser evitados durante a manipulação para proteger os alimentos da contaminação?

Quais são os hábitos que devem ser evitados durante a manipulação para proteger os alimentos da contaminação?


Hoje em dia nos preocupamos em seguir uma alimentação saudável e eficiente, ou seja, que seja bem equilibrada, com boa aparência, rica em substâncias benéficas. É de fundamental importância considerar que ela seja totalmente livre de agentes causadores de doenças (agrotóxicos, bactérias, entre outros) que afetam a saúde de quem os consome. Portanto, são necessários cuidados especiais diante das principais fontes contaminantes dos alimentos. A Prof.ª Adriana Lara Fonseca, do Curso CPT Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes — Treinamento de Manipuladores de Alimentos  “faz-se necessária observação de critérios adequados, que evitem a contaminação dos alimentos, seja durante o processo produtivo, durante a preparação para o transporte, no recebimento, no armazenamento ou na manipulação final, antes de serem consumidos”. 


Função do manipulador de alimentos:

Além de procurar vestir um uniforme nas condições exigidas, é indispensável que o manipulador de alimentos tenha a preocupação em respeitar esse conjunto de regras básicas de higiene pessoal para reduzir ou, até mesmo, eliminar as possibilidades de contaminação dos alimentos durante a sua manipulação.

Portanto, pode-se concluir que a função do manipulador de alimentos vai muito além da preocupação em oferecer pratos bonitos e saborosos, mas atinge também um importante papel social, o de contribuir para a preservação da qualidade dos alimentos fornecidos aos clientes do estabelecimento em que trabalha.


Por isso, existem normas básicas de higienização para serem seguidas pelos manipuladores de alimentos, as quais são:

1 — Uso de uniformes
A higienização dos manipuladores de alimentos deverá começar com o uso de uniformes adequados. Para isso, eles deverão apresentar as seguintes características:

— Ser de cor clara, de preferência brancos;
— Estarem em bom estado de conservação, ou seja, sem furos, sem partes rasgadas ou remendadas;
— Apresentarem bom aspecto visual, ou seja, limpos e devidamente passados;
— Deverão ser trocados diariamente;
— Calças e blusas deverão ser de tecidos de algodão e confeccionados sem bolsos, sendo que deverão ser confortáveis, para possibilitar os movimentos necessários dos braços e das pernas, durante a realização das atividades;
— Aventais deverão ser de tecido, para serem usados quando a atividade a ser realizada não envolver o uso de água, ou de borracha, para serem utilizados nas ocasiões de se trabalhar com água.
— Sapatos deverão ser fechados e botas, de borracha branca;
— Rede ou touca são acessórios que vão compor o uniforme e têm a função de manter os cabelos dos manipuladores presos, para evitar que caiam sobre os alimentos. Quando se optar pelo uso de tocas, elas deverão ser do mesmo tecido e cor das calças e blusas.

2 — Banho diário
É indispensável que o manipulador de alimentos tome banho diariamente, de preferência, no local do trabalho.

3 — Dentes
Devem sempre estar escovados.

4 — Cuidados com cabelos
Os cabelos deverão ser mantidos sempre limpos e penteados e sempre deverão ficar encobertos por uma toca ou rede.

5 — Higienização das mãos e braços
As mãos deverão estar sempre limpas e com as unhas bem aparadas. Além disso, essas partes do corpo deverão ser lavadas e sanitizadas sempre que:
— O trabalho for iniciado;
— Comer, fumar ou passar as mãos em qualquer parte do corpo por qualquer motivo;
— Após lidar com detritos, lixos e vasilhames sujos ou usados, entre outros;
— Principalmente, após usar o banheiro;
— Após trabalhar com alimentos não limpos ou crus;
— Toda vez que retornar à área de trabalho vindo de qualquer outro local.

Quais são os hábitos que devem ser evitados durante a manipulação para proteger os alimentos da contaminação?

Além de manter as mãos e os antebraços higienizados, o manipulador de alimentos deve usar luvas.

6 — Higienização correta das mãos e antebraços
Para manter as mãos e os antebraços higienizados, deve-se seguir o procedimento descrito a seguir:
— Lavar bem as mãos e os antebraços com sabão bactericida e água corrente, limpa e em abundância. Deve-se lembrar que, para realizar uma higienização adequadamente, essas partes do corpo do manipulador deverão permanecer em contato com o sabão por, pelo menos, 15 segundos. Ainda durante esse processo, deve-se limpar muito bem as unhas e entre os dedos;
— O próximo passo corresponde ao enxágue das mãos e antebraços, o que deverá ser realizado com água corrente, limpa e em abundância. Feito isso, deve-se fazer a secagem das partes higienizadas, utilizando-se papel-toalha branco ou ar quente;
— Para finalizar a higienização das mãos e antebraços, estes poderão, ainda, receber uma solução à base de álcool iodado 0,1% e glicerinado ou de álcool a 70%. Após a aplicação da solução, o manipulador deverá esperar a solução secar naturalmente.

7 — Não utilizar adornos
Durante o tempo em que estiver manipulando alimentos, nunca se deve usar adornos como anéis, alianças, pulseiras, brincos, piercing’s e relógios de pulso.

8 — Evitar usar barba
Caso o manipulador não concorde, em hipótese alguma, em se barbear, é indispensável que ele use “máscara facial descartável”, mas deve-se ter o cuidado de trocá-las a cada 30 min, no máximo.

Conheça os Cursos CPT da área Segurança Alimentar.
Por Andréa Oliveira

Quais são os hábitos que devem ser evitados durante a manipulação para proteger os alimentos da contaminação?

Quais são os hábitos que devem ser evitados durante a manipulação para proteger os alimentos da contaminação?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Quais são os hábitos que devem ser evitados durante a manipulação para proteger os alimentos de contaminação?

Lavar as mãos depois de:.
Utilizar os sanitários;.
Tossir, espirrar ou assoar o nariz;.
Após tocar no nariz, boca ou olhos;.
Coçar qualquer parte do corpo;.
Usar materiais de limpeza;.
Fumar;.
Comer;.
Recolher lixo e outros resíduos;.

Como evitar a contaminação na manipulação de alimentos?

Utilizar utensílios apropriados na manipulação; Realizar a manutenção dos alimentos sobre locais apropriados como as bancadas de inox, por exemplo; Não permitir que os alimentos entrem em contato com o cabo dos utensílios; Manter o ambiente seco e limpo durante a manipulação.

Quais comportamentos devem ser evitados pelo manipulador de alimentos na área de alimentação?

Como a grande quantidade de microrganismos patogênicos é encontrada na boca, no nariz e nos ouvidos, o manipulador não deve tossir e espirrar sobre os alimentos, cantar, assoviar ou falar desnecessariamente. Não é permitido fumar nas dependências do serviço de alimentação.

Quais são os cuidados importantes no ambiente de manipulação?

Mantenha o ambiente de manipulação (piso, parede, teto, janelas, portas e equipamentos) bem conservado. É muito importante que o local de trabalho, bem como móveis, equipamentos e utensílios, não apresentem rachaduras, trincas, bolores, descascamentos. Esses defeitos dificultam a limpeza e acumulam microrganismos.