Qual é o principal método de formação do preço de venda?

Encontrar uma estratégia eficiente para definir o preço do produto é fundamental para a saúde financeira da empresa. Essa prática não só impacta nos lucros obtidos, como facilita a gestão comercial, pois você passa a ter mais controle sobre os objetivos e resultados do setor de vendas.

Entretanto, é comum que esse processo se mostre desafiador. Afinal, quais são os critérios a serem utilizados para a formação do preço de venda? É realmente importante estabelecer uma estratégia específica?

Responderemos essas e outras perguntas fundamentais aqui no post, mostrando exatamente o que você deve considerar ao calcular os preços dos produtos. Confira!

A importância de fixar os preços com base em cálculos

A prática de estabelecer o preço de um produto em 100% acima do valor investido continua sendo bastante utilizada no mercado brasileiro, principalmente em pequenas empresas. Entretanto, essa pode ser uma estratégia perigosa. Afinal, ela é insuficiente em diversos pontos, podendo gerar um descontrole financeiro desnecessário.

Estabelecer preços por meio de cálculos embasados em critérios confiáveis é essencial, pois oferece uma visão mais aprofundada sobre os negócios da empresa. Mais do que simplesmente o lucro estimado, essa prática ajuda a identificar os custos envolvidos em todo o processo e a garantir que o lucro final não seja ilusório.

É comum, por exemplo, que um comerciante estabeleça o valor de venda como o dobro daquilo que ele pagou no produto e, ainda que alcance seus objetivos de venda, não chegue ao lucro líquido esperado. O motivo é simples: algumas despesas intermediárias não foram consideradas nesse processo.

Todo custo operacional deve ser, de alguma forma, coberto pelos preços dos produtos. Além disso, um cálculo eficiente ajuda a estabelecer metas para lucrar mais, identificar o momento de reduzir preços, levantar custos que estão pesando no seu orçamento e avaliar se um determinado produto deve ou não ser mantido no ciclo de vendas.

Tudo isso vai ajudá-lo a vender mais. Portanto, alguns critérios se tornam insubstituíveis na hora de realizar essa conta, como mostraremos a seguir.

O método para a formação de preço de venda

O markup é, sem dúvidas, um método extremamente eficiente para realizar um cálculo confiável e estabelecer preços. Sua utilização tem como objetivo inserir os custos operacionais e demais gastos no processo de gestão comercial. Assim, sua empresa passa a ter mais controle sobre os resultados alcançados.

Estamos falando de um índice que oferece uma avaliação mais precisa dos valores mínimos para que os investimentos nos produtos sejam cobertos. Isso envolve mais que o preço de compra — é preciso inserir, nessa conta, por exemplo, os gastos com transporte e manutenção da sua loja virtual.

Toda despesa fixa deve ser considerada no cálculo do markup, até mesmo as do marketplace. Por isso, é fundamental ter em mente que esse processo exige um controle financeiro eficaz. Não basta levantar estimativas — os gastos devem ser levantados com exatidão.

Mostraremos, a seguir, de forma detalhada, o que exatamente deve ser avaliado e como é feito esse cálculo.

Os critérios e o cálculo do preço de venda

Grosso modo, o cálculo é feito em três etapas. Primeiro, você deve descobrir qual é o custo total da venda (CTV). Depois, será preciso identificar o markup divisor para, finalmente, estabelecer o preço do produto pelo markup multiplicador.

Um critério fundamental para iniciar esse cálculo é a estratégia comercial de sua empresa. O motivo é simples: o gestor pode definir, por exemplo, um valor fixo para a margem de lucro de todos os produtos ou trabalhar com índices diferentes. Tudo vai depender dos objetivos estratégicos de sua empresa e do que ela espera desses resultados.

O mais comum é que sejam estabelecidas margens de lucro diferentes para cada produto. Isso faz com que a rotatividade de mercadorias se torne mais facilmente controlada.

Afinal, se um produto que gera mais custos operacionais sair de circulação na loja física, não será preciso refazer o cálculo de todos os outros para identificar o impacto dessa economia. Em suma, os gastos de cada produto impactam diretamente apenas seu próprio preço, com menos influência nos demais.

Um bom motivo para adotar essa estratégia é definir, por exemplo, preços mais competitivos diante da concorrência de cada item vendido. Portanto, é preciso seguir os passos listados abaixo para estabelecer os preços com precisão.

Descubra o custo total de venda

O cálculo do CTV depende da identificação de todas as despesas relacionadas ao produto, além da definição de uma margem de lucro desejada. Imagine, por exemplo, um item cujos impostos levantados pelo modelo financeiro representem 9% de seu valor.

Suponha, ainda, gastos variáveis (frete, logística etc.) de 5%, despesas fixas (salários, estoque, aluguel do prédio etc.) de 8% do faturamento e a margem de lucro desejada de 30%. O CTV calculado será, então, 52%.

Calcule o markup divisor

O markup divisor (MKD), por sua vez, representa um índice. Isso significa que ele não pode ser relacionado a uma porcentagem. Entretanto, seu cálculo é bastante simples: basta subtrair o CTV do preço de compra (PC) e dividir o resultado por 100.

Se definirmos um produto imaginário cujo PC é R$ 100, teremos o seguinte cálculo:

MKD = (PC – CTV) / 100

MKD = (100 – 52) / 100

MKD = 0,48

Com isso, chegamos à etapa final, na qual o valor de venda será estabelecido.

Faça a precificação com base no markup multiplicador

O markup multiplicador relaciona o MKD ao preço de compra de cada produto. Se a margem de lucro estabelecida for a mesma para todos os itens da loja, basta realizar o cálculo a seguir utilizando o mesmo MKD. Só não se esqueça de recalculá-lo em caso de margens de lucro independentes para cada produto.

Seguindo com os dados de nosso exemplo, a precificação pode ser feita dividindo o preço de compra pelo MKD, como abaixo:

Preço de venda (PV) = PC / MKD

PV = 100 / 0,48

PV = R$ 208,33

A grande vantagem desse método é exatamente a possibilidade de agilizar o processo de precificação em caso de margem de lucro única. Entretanto, ele permite também o cálculo individual, como destacamos.

Além disso, é crucial refazer o cálculo sempre que uma despesa sofrer qualquer alteração. Afinal, um dos maiores benefícios do uso de markup é a inclusão de todos os gastos no cálculo do preço. Assim, sua empresa mantém as despesas dentro do planejamento, alcançando o lucro esperado sem sofrer com custos inesperados.

Como você pode ver, é um cálculo bastante simples e que facilitará a formação de preço de venda. Faça já uma revisão de sua estratégia e implemente essa dica para garantir uma gestão comercial mais eficiente!

Gostou do post? Então curta nossas páginas no Facebook, LinkedIn e YouTube para ver mais conteúdos sobre o tema!

Como se dá a formação do preço de venda?

E como forma orientativa, a formação de preço de venda pode ser simplificada pela equação: Preço de Venda = Custos + Despesas + Impostos + Lucro.

Quais são as duas principais técnicas de formação do preço de venda?

Fórmula baseada no lucro;.
Margem de contribuição. A margem de contribuição é a mais recomendada técnica para formação de preço. ... .
Markup. O markup corresponde a um método que se baseia nos custos envolvidos em cada produto. ... .
Precificação baseada na concorrência. ... .
Fórmula baseada no lucro..

Quais são os três métodos para a formação de um preço?

Conheça os Principais Métodos e Estratégias para Formação de....
Estratégias para formação de preço baseada em custos. Essa estratégia se dá por meio de uma fixação de preço considerando os custos de produção ou aquisição das mercadorias. ... .
Margem de contribuição. ... .
Preço psicológico..

Qual o método de precificação mais utilizado?

Principais métodos de precificação: Margem sobre o custo – acrescentar uma porcentagem sobre o custo é uma das formas mais utilizadas pelos prestadores de serviços; Lucro alvo – por exemplo, obter 20% de lucro antes dos impostos.