Qual a bacia hidrográfica maior do Brasil?

Bacia hidrográfica: saiba o que é, tipos e mais!

  • O que é bacia hidrográfica?
  • Bacias hidrográficas do Brasil
    • Bacia Amazônica
    • Bacia Tocantins-Araguaia
    • Bacia do São Francisco
    • Bacia do Atlântico Leste
    • Bacia do Paraná
    • Bacia do Atlântico Sudeste
    • Bacia do Atlântico Sul
    • Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental
    • Bacia do Atlântico Nordeste Oriental
    • Bacia do Parnaíba
    • Bacia do Paraguai
    • Bacia do Uruguai
  • Tipos de bacias hidrográficas
    • Bacias exorreicas
    • Bacias endorreicas
    • Bacias arreicas
    • Bacias criptorreicas
  • Maior bacia hidrográfica do mundo
  • Qual a importância de uma bacia hidrográfica?

O estudo da Geografia é algo indispensável para as provas. Além de nos trazer conhecimentos sobre o funcionamento do mundo, tanto sob uma óptica física quanto social, essa matéria nos permite entender conceitos elementares para a nossa sobrevivência como espécie.

Por isso, o estudo do conteúdo de bacia hidrográfica é fundamental. Não apenas para os vestibulares, mas também para que possamos ver a dimensão da importância da preservação do recurso hídrico em nosso planeta, garantindo o seu uso de maneira sustentável e trazendo conforto para as próximas gerações.

Quer saber mais sobre essa matéria? Então, continue a leitura e aprenda bastante!

As bacias hidrográficas são definidas como uma área de um determinado território que é “alimentada” por um rio. É, em outras palavras, uma união de estruturas de natureza hídrica que fazem, juntas, parte de um ecossistema.

Elas estão presentes em todos os biomas do mundo e são compostas por:

  • um rio principal, que será o ponto central de toda a bacia;
  • rios secundários (afluentes), que alimentam o rio principal;
  • as nascentes dos rios;
  • foz, região em que o rio principal deságua nos oceanos ou em outra bacia de porte maior. É o fim da bacia hidrográfica.

Bacias hidrográficas do Brasil

Agora que já sabemos o que é uma bacia hidrográfica, que tal conhecermos as que estão no território brasileiro?

Nosso país comporta 12 bacias diferentes, cada uma com suas características e importância social, cultural e econômica. Vamos descobrir mais sobre todas elas?

Bacia Amazônica

Nascendo nos Andes do Peru e desaguando no Oceano Atlântico, essa é uma bacia de proporções gigantescas. Por conta disso, não está presente apenas no Brasil, abrangendo também áreas dos territórios da Colômbia, do Peru, da Venezuela e de outros países latinos.

A maior parte de sua extensão, no entanto, está na região da Amazônia e em outros estados do Norte brasileiro.

Bacia Tocantins-Araguaia

Ela está localizada principalmente na região Centro-Oeste do Brasil, mas também atinge estados como o Maranhão, o Pará e, claro, o Tocantins.

Os rios mais marcantes dessa bacia são o Araguaia e o Tocantins, que nascem no estado de Goiás.

Bacia do São Francisco

O rio São Francisco é um dos maiores de todo o mundo. Uma característica marcante desse curso d’água está na sua passagem por vários estados brasileiros, já que a bacia do Velho Chico abrange estados como Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Minas Gerais, além de outros.

Ele é famoso pelo seu potencial energético, por isso diversas usinas hidrelétricas são instaladas nessa região — o que abre palco para uma série de discussões sobre os impactos causados ao meio ambiente por essa estratégia.

Bacia do Atlântico Leste

Importante fonte de abastecimento para mais de 500 municípios, a bacia do Atlântico Leste é um apanhado de rios de pequenas dimensões.

Ela está localizada nos estados do Espírito Santo, da Bahia, de Minas Gerais e do Sergipe.

Bacia do Paraná

A bacia do Paraná está localizada na região de maior movimentação de capital de todo o Brasil, ou seja, entre o Sul e o Sudeste do país. É, portanto, de grande importância econômica e responsável pelo abastecimento de água para milhões de habitantes.

Os estados banhados por essa bacia são: São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de parte de Brasília.

Bacia do Atlântico Sudeste

Outra bacia importante para o desenvolvimento da região Sudeste é a Bacia do Atlântico Sudeste, como o nome sugere.

Ela é composta por uma série de rios pequenos e está presente nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. É, portanto, mais uma das várias bacias que compõem o bioma da Mata Atlântica.

Bacia do Atlântico Sul

Essa é outra bacia que está localizada nas regiões Sudeste e Sul. Com isso, podemos perceber que essa é uma porção do território abençoada com muitos cursos d’água.

A bacia do Atlântico Sul passa pelos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental

Essa bacia hidrográfica abrange territórios do estado do Pará, mas é localizada principalmente na região do Maranhão.

Ela é composta por vários rios de pequeno porte, sendo essencial para a economia e manutenção da população maranhense.

Bacia do Atlântico Nordeste Oriental

Essa é uma das menores bacias hidrográficas brasileiras, e é por isso que ela não tem tanta relevância a nível de prova.

Ainda assim, é importante saber que ela banha estados da região Nordeste e que é famosa por seus estuários, ou seja, região em que os rios se encontram com os mares.

Bacia do Parnaíba

Se a Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental podia ser considerada do estado do Maranhão, a do Parnaíba pode ser definida como a bacia piauiense.

Além do Piauí, essa bacia abrange também partes do próprio Maranhão e do Ceará. Ela é fundamental para o abastecimento de água da população dos municípios desses estados.

Bacia do Paraguai

A bacia do rio Paraguai (que nasce no estado do Mato Grosso) é dividida entre o Brasil, o Paraguai, a Argentina e a Bolívia.

Esse é um rio fundamental para o Pantanal, um dos principais biomas brasileiros!

Bacia do Uruguai

O rio Uruguai tem a sua nascente na região Sul do Brasil, mas acaba navegando por uma série de outros países. Eles são o próprio Uruguai, a Argentina, o Paraguai e a Bolívia.

O que não podemos esquecer sobre essa bacia para as nossas provas é a sua relevância para o agronegócio, já que ela é responsável por abastecer a produção animal e vegetal da região Sul.

Qual a bacia hidrográfica maior do Brasil?

Tipos de bacias hidrográficas

Outro detalhe que é importante sabermos para o vestibular é a identificação do tipo de bacia sobre a qual estamos falando.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Confira, a seguir, uma classificação dos principais tipos de bacia hidrográfica!

Bacias exorreicas

São bacias que deságuam diretamente no oceano.

Bacias endorreicas

Correspondem às bacias que deságuam em lagos ou corpos d’água fechados.

Bacias arreicas

São bacias que não deságuam em lugar nenhum. É comum que elas sofram infiltração, penetrando nos lençóis freáticos.

Bacias criptorreicas

Como o próprio nome já indica, são as bacias que deságuam em locais como cavernas ou rios que se encontram abaixo da terra. São, portanto, bastante incomuns.

Maior bacia hidrográfica do mundo

A maior bacia hidrográfica do planeta Terra é a Bacia Amazônica. Isso mesmo! Ela tem mais de sete milhões de quilômetros quadrados de extensão e é uma das regiões mais biodiversas do mundo.

Em seguida, temos:

  • Bacia do Congo, na África;
  • Bacia do Mississipi, nos Estados Unidos;
  • Bacia do Prata, uma união entre as bacias do Paraná, Paraguai e Uruguai;
  • Bacia do Obi, na Rússia.

Qual a importância de uma bacia hidrográfica?

As bacias são parte fundamental da biosfera e têm importância em diversos setores. Alguns exemplos são:

  • manutenção dos ecossistemas, incluindo espécies da fauna e da flora;
  • produção de energia para as pessoas;
  • irrigação de plantações;
  • promoção da economia e da alimentação da população, por meio da pesca;
  • abastecimento de água para a população;
  • transporte;
  • uso na indústria.

Mas existem vários outros exemplos! Como nós sabemos, a água é sinônimo de vida na Terra. Por isso, preservar as bacias e fazer o uso sustentável desses recursos é algo indispensável.

E, claro, relacionar esse tema a outros assuntos é também muito importante para o seu vestibular. Por isso, sugerimos a leitura de nossos artigos sobre poluição da água e o ciclo da água!

Gostou de saber mais sobre o conceito de bacia hidrográfica e sua importância? Agora, você está um passo mais perto de garantir a sua tão sonhada vaga na universidade! Para melhorar ainda mais o seu desempenho, dê uma olhadinha em tudo o que o Plano de Estudos Stoodi tem para oferecer!

Qual é a maior bacia hidrográfica do Brasil?

Considerada a maior bacia em território brasileiro, a Bacia Tocantins-Araguaia possui uma área de mais de 800 mil km², com destaques para os dois rios principais. O rio Araguaia tem sua nascente no Mato Grosso e é a fronteira natural entre esse estado e Goiás.

Que bacia hidrográfica ocupa a maior?

A maior bacia hidrográfica do Brasil (e do mundo) é a Bacia Amazônica, que é constituída por todos os rios, córregos, ribeirões e demais cursos de água que deságuam no rio Amazonas.

Qual é a segunda maior bacia hidrográfica do Brasil?

A Bacia Platina consiste na segunda maior bacia hidrográfica do Brasil, atrás apenas da Bacia Hidrográfica da Amazônia, com um território de cerca de 3,1 milhões de m². Ela abrange territórios de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, e possui um fluxo d'água de mais de 22 mil m³/s.

Qual é a menor bacia hidrográfica do Brasil?

Nesta área são drenadas também as águas das chuvas e das montanhas. Normalmente uma bacia é formada em função da sua geografia e relevo, uma vez que é o local para qual a água escorre. Com uma área de aproximadamente 174.612 km², a bacia do Uruguai é a menor do Brasil.