Qual é o papel do assistente social no combate à pobreza?


  1. Repositório ISMT
  2. Ciências Sociais
  3. Dissertações de Mestrado em Serviço Social

Utilize este identificador para referenciar este registo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/178

Título:  A Agência do Assistente Social e a Reprodução da Pobreza e da Exclusão Social
Autores: 
Nunes, Maria Helena Vieira (Orientadora)
Palavras-chave:  Serviço Social; Agência; Agentes; Beneficiários; Capitalismo; Dependência; Desempowerment; Emancipação; Empowerment; Estrutura; Exclusão Social; Neoliberalismo; Pobreza; Poder; Política Social; Regulação; RMG; RSI; Utilizadores dos Serviços
Data:  2007
Editora:  ISMT
Resumo:  O presente trabalho teve como objectivo principal, analisar a agência do assistente social nos contextos da pobreza e exclusão social, tendo em conta que a mesma se desenvolve inserida numa estrutura social reguladora. Assim, pretendia-se compreender de que forma o assistente social, enquanto agente competente e capacitado de uma acção reflexiva, produz transformações e mudanças sociais nas relações que estabelece com outros agentes (utilizadores dos serviços de assistência social) considerando perspectivas de acção normalizante e/ou emancipatórias das situações de pobreza e exclusão social. Para isso, é feita uma exposição dos conceitos de cidadania e politica social uma vez que estas podem ser um meio para que os cidadãos possam ver reconhecidos os seus direitos de cidadania. Além disso, estabelece-se uma relação com estes conceitos e a pobreza e exclusão social, pois os indivíduos em situação de pobreza e exclusão social, estão desapossados de direitos, pelo que é urgente a criação de políticas e programas sociais eficazes para combater estes fenómenos sociais. O assistente social, enquanto técnico privilegiado na intervenção social, deve ser além de executor, participante na avaliação e elaboração dessas políticas. O trabalho apresenta ainda um estudo empírico utilizando como instrumento a medida do RSI, enquanto política actualmente definida pelo Estado como prioritária na intervenção realizada pelos assistentes sociais na pobreza e exclusão social.
URI:  http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/178
Aparece nas colecções: Dissertações de Mestrado em Serviço Social

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.

Barra lateral de artigos

Qual é o papel do assistente social no combate à pobreza?

Conteúdo do artigo principal

Lívia Machado Brizola Szesz

Angela Maria Moura Costa Prates

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO)

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar os limites e as potencialidades do exercício profissional do assistente social em ações de combate à fome através de instituições socioassistenciais no Município de Guarapuava – PR. A pesquisa tem os seguintes procedimentos metodológicos: abordagem quantitativa, revisão bibliográfica, análise de legislação e a entrevista semiestruturada com questões abertas aplicada a assistentes sociais que atuam em instituições socioassistenciais, que são receptoras de alimentos do Programa Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (SESC) Paraná. Assim, conclui-se que a ação de distribuir alimentos, embora seja uma ação emergencial, contribui para a garantia do direito à alimentação para pessoas que vivem em situação de extrema pobreza, mesmo que o grupo que acesse esse direito seja ínfimo diante daqueles que necessitam. Essa ação compõe o conjunto de ações que os profissionais de Serviço Social desenvolvem nas instituições socioassistenciais a fim de atingir as necessidades humanas desses sujeitos.

Abstract: The goal of this research is to analyze the limits and the potential of professional practice of social worker in actions to combat hunger through collaborate assistance institutions in the municipality of Guarapuava -PR. The research has the following methodological procedures: a quantitative approach, literature review, legislative research and semi-structured interview with open questions applied to social workers who act in collaborate assistance institutions that benefit from the Program named as ‘Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (SESC) Paraná’. Thus, it is concluded that the action to distribute food, although it is an emergency action, is a way of ensuring the right to save food for people living in situations of extreme poverty, even though the group that accesses this right is tiny comparing to those in need. This action makes up the set of actions that the professionals who develop collaborate assistance institutions in order to contribute to meeting the basic human needs of those, who suffer from hunger, in your entirety.

Keywords: Professional Practice. Food Safety. Hunger. 

Métricas

Detalhes do artigo

Como Citar

Brizola Szesz, L. M., & Prates, A. M. M. C. (2018). O exercício profissional do assistente social em ações de combate à fome (The professional practice of social worker in actions to combat hunger). Emancipação, 18(2), 336–355. https://doi.org/10.5212/Emancipacao.v.18i2.0007

Seção

Artigos - Seção temática

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License  (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR. 

Qual é o papel do assistente social no combate à pobreza?

Qual o papel do assistente social em relação à pobreza?

Nesse sentido, a política de assistência social se posiciona como estratégia para instituir uma rede protetiva de combate à pobreza, além de procurar corrigir injustiças e prevenir situações de vulnerabilidade e riscos sociais, contribuindo para a melhoria das condições de vida e de cidadania da população pobre ...

Como podemos auxiliar na erradicação da pobreza?

Formas de lutar contra a pobreza.
#1 Acabar com a fome e a desnutrição. ... .
#2 Cuidados de saúde universais. ... .
#3 Adaptação às alterações climáticas. ... .
#4 Acesso universal a uma educação de qualidade. ... .
#5 Aumentar o investimento no desenvolvimento de regiões e comunidades empobrecidas. ... .
#6 Combater a desigualdade de género..

Como o Serviço Social pode estar contribuindo no enfrentamento da criminalização da pobreza?

Nesse sentido, o Serviço Social pode contribuir de maneira relevante para tornar a “criminalização da pobreza”, pauta da “agenda pública”, por ser uma demanda que é posta cotidianamente aos assistentes sociais em seu exercício profissional.

O que a assistente social pode ajudar?

Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.