Qual é o objetivo principal da Política Nacional de atenção integral da Saúde do Homem?

GTSH – Gerência Técnica de Saúde do Homem

GTSH/CEAB/SGAS/SES/MS
É responsável pela implementação da Política Nacional de Atenção Integral de Saúde do Homem/PNAISH, que foi instituída pela Portaria nº 1.944/GM, do Ministério da Saúde, de 27 de agosto de 2009 e em 2011 no estado de Mato Grosso do Sul.A PNAISH tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos sócio-culturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde e tipos de gestão de Estados e Municípios.
Para atingir o seu objetivo geral de promover a melhoria das condições de saúde da população masculina adulta – 20 a 59 anos – do Brasil, a Coordenação Nacional de Saúde dos Homens/CNSH/DAET/SAS/MS é desenvolvida a partir de cinco (05) eixos temáticos:• Acesso e Acolhimento: objetiva reorganizar as ações de saúde, através de uma proposta inclusiva, na qual os homens considerem os serviços de saúde também como espaços masculinos e, por sua vez, os serviços reconheçam os homens como sujeitos que necessitam de cuidados. • Saúde Sexual e Reprodutiva: busca sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e a população em geral para reconhecer os homens como sujeitos de direitos sexuais e reprodutivos, os envolvendo nas ações voltadas a esse fim e implementando estratégias para aproximá-los desta temática. • Paternidade e Cuidado: objetiva sensibilizar gestores(as), profissionais de saúde e a população em geral sobre os benefícios do envolvimento ativo dos homens com em todas as fases da gestação e nas ações de cuidado com seus(uas) filhos(as), destacando como esta participação pode trazer saúde, bem-estar e fortalecimento de vínculos saudáveis entre crianças, homens e suas(eus) parceiras(os). • Doenças prevalentes na população masculina: busca fortalecer a assistência básica no cuidado à saúde dos homens, facilitando e garantindo o acesso e a qualidade da atenção necessária ao enfrentamento dos fatores de risco das doenças e dos agravos à saúde. • Prevenção de Violências e Acidentes: visa propor e/ou desenvolver ações que chamem atenção para a grave e contundente relação entre a população masculina e as violências (em especial a violência urbana) e acidentes, sensibilizando a população em geral e os profissionais de saúde sobre o tema.Os desafios a superar são imensos, a começar pelas causas externas de mortalidade, onde o predomínio dos óbitos do sexo masculino é devastador. A violência, por exemplo, vitima no geral o dobro de homens em relação às mulheres, e ao triplo, se considerarmos a faixa de 20 a 39 anos.
Enquanto isso, de cada cem óbitos em acidentes de transporte terrestre, oitenta e dois são de homens, em geral jovens. Os homens são responsáveis por pelo menos seis de cada dez óbitos por doenças do aparelho circulatório e, no conjunto, esta é uma faixa etária em que a mortalidade masculina é pelo menos o dobro da feminina.

Autores

  • Amanda Rodrigues de Sales Fontes
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Carlos Eduardo Rolim de Oliveira
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Osânia Rodrigues de Santana Domingos
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Roberta Alves Cipriano da Silva
    Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Luiz Faustino dos Santos Maia
    Faculdade Estácio de Carapicuíba

Palavras-chave:

Saúde do Homem, Papel do Enfermeiro, Política de Saúde, Estratégia Saúde da Família

Resumo

De acordo com a Portaria Nº 1.944, de 27 de agosto de 2009, o Art. 1º Instituir, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do  Homem (PNAISH), contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade da população masculina, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde. A estratégia de elaboração escolhida pela PNAISH foi investigar os principais agravos de saúde que acometiam os homens, por meio do recorte de sexo, na faixa etária entre 20 e 59 anos. É preciso desconstruir para construir, certamente a promoção da saúde não se resulta apenas em um mês e/ou em uma patologia, mas, no conjunto de ações para promoção e prevenção da saúde. Entender a Saúde do Homem como um conjunto de ações de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde, executado nos diferentes níveis de atenção. Objetivo: Analisar quais as barreiras que a população masculina encontra na atenção primaria, conhecer como está a implantação da PNAISH e, qual a percepção do enfermeiro sobre a saúde do homem junto a saúde coletiva. Material e Método: Tratar-se de um estudo descritivo de revisão da literatura, a pesquisa foi realizada na base de dados SciELO e Latindex, utilizando artigos disponibilizados na íntegra, publicados entre 2015 e 2021, totalizando 10 artigos. Resultados e Discussão: A implantação do PNAISH vem de encontro com o cuidado, promoção da saúde, prevenção da saúde com um olhar diferenciado à população masculina, sobretudo no combate à discriminação e ao preconceito contra a diversidade sexual e de gênero, a diversidade étnico-racial e grupos em situação   de   vulnerabilidade.   Conclusão:   Historicamente   o   homem   é   considerado   destemido, competitivo, invulneráveis, não podem demonstrar sua dores emocionais ou físicas e, isso dificulta a procura de cuidados e/ou só procuram quando seu estado é crítico. Más, não é apenas isso que interfere na promoção do programa (PNAISH), a falta de divulgação e de capacitação dos profissionais, muitos desconhecem a finalidade do programa e acabam sendo insuficientes na promoção da saúde. Contribuição para a Enfermagem: Cabe ao profissional da enfermagem capacitar-se, ter um olhar holístico e humano para com o seu semelhante, trabalhando na educação continuada e, entender que esse programa será futuramente o interruptor de muitas doenças e fatalidades.

Qual é o objetivo principal da Política Nacional de atenção integral da Saúde do Homem?

  • PDF

Métricas

  • Visualizações 0
  • PDF downloads: 0

Como Citar

RODRIGUES DE SALES FONTES, A. .; ROLIM DE OLIVEIRA, C. E. .; RODRIGUES DE SANTANA DOMINGOS, O. .; CIPRIANO DA SILVA, R. A. .; SANTOS MAIA, L. F. dos . POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM: DESAFIO A SAÚDE COLETIVA. Revista Remecs - Revista Multidisciplinar de Estudos Cientí­ficos em Saúde, [S. l.], p. 5, 2021. Disponível em: https://www.revistaremecs.com.br/index.php/remecs/article/view/310. Acesso em: 26 set. 2022.

Qual é o objetivo da Política Nacional de atenção Integral à Saúde do Homem?

A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos socioculturais e político-econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e ...

Quais são os objetivos gerais e específicos da Política Nacional de atenção Integral à saúde da Mulher?

promoção, prevenção e assistência e recuperação da saúde em todo o território brasileiro. Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie.

Qual é o principal desafio da Política Nacional de atenção Integral à Saúde do Homem?

Mobilizar a população masculina brasileira pela luta e garantia de seu direito social à saúde é um dos desafios dessa política. Ela pretende tornar os homens protagonistas de suas demandas, consolidando seus direitos de cidadania.

Qual principal objetivo do Novembro Azul?

Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha 'Novembro Azul' com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.