A dor é inevitável o sofrimento é opcional

Publicidade

A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional

Talvez você já tenha ouvido esse ditado. Talvez ele faça total sentido para você, talvez seja a primeira vez que está vendo-o, talvez nunca tenha pensado sobre o significado. Independente de qual categoria você se encaixe, vamos conversar um pouco sobre isso.

Começaremos com a dor, que segundo a minha interpretação do famoso Aurélio, pode ser física (sensação penosa, desagradável, produzida pela excitação de terminações nervosas sensíveis a esses estímulos, e classificada de acordo com o seu lugar, tipo, intensidade, periodicidade, difusão e caráter); ou sentimental (mágoa originada por desgostos do espírito ou do coração; sentimento causado por decepção, desgraça, sofrimento, morte de um ente querido etc.)

Agora vamos para o sofrimento:

  1. ação ou processo de sofrer;
  2. dor causada por ferimento ou doença; padecimento.

O significado de dor e sofrimento que eu quero falar aqui é aquele que se refere ao emocional, sentimental, que vem do coração e da alma.

Note que a palavra dor é um substantivo feminino e que não se transforma em verbo, ou seja, nunca será uma ação/atitude/escolha sua. Você não pode “dor” alguma coisa. Dor já é a “coisa”.

Por outro lado, a palavra sofrimento é um substantivo masculino que deriva do verbo “sofrer”. Eu sofro, tu sofres, ele sofre, etc… ou seja, pode ser uma ação/atitude/escolha. É aí que reside o sentido da frase que dá título à esse texto.

A dor é inevitável, ela vem por algum motivo/razão; alguma coisa que aconteceu. O sofrimento é a consequência da dor, mas o sofrimento é uma ação a ser praticada, e eu posso simplesmente escolher não fazê-lo. Simples assim.

Está bem, eu sei que não é tão fácil. Mas se toda vez que você estiver passando por um momento de dor, você lembrar do significado de sofrimento, você lembrará que o ato de sofrer precisa ser realizado e você pode tentar não realizá-lo, ou pelo menos, controlá-lo. O tanto que você vai sofrer depois da dor, vai depender da sua escolha, atitude, forma de ver o problema e buscar um caminho de menos sofrimento. É o tanto de tempo que a guria que teve o coração quebrado por um cafajeste vai ficar em casa chorando (quando poderia decidir não sofrer, levantar a cabeça e seguir a vida em busca do melhor). É a mãe que descobre que o filho é homossexual e só consegue pensar no quão difícil vai ser lidar com o preconceito (quando podia levantar a cabeça e ajudar outras pessoas a entender que a opção sexual de cada um é de cada um e ninguém tem a ver com isso). É a viúva que decide viver de luto para o resto da vida (quando poderia agradecer a oportunidade de ficar mais tempo aqui na Terra e desfrutar com gratidão desse presente). É a mãe que perde o filho e não sai mais de casa, não sorri e só chora (quando poderia ir realizar voluntariado nas casas de passagem/orfanatos e doar amor para aqueles que não têm pais).

Eu desejo que todas as vezes que você passar por um momento de dor, você se esforce para controlar o quanto irá sofrer e lembre-se que a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.

De quem é a frase a dor é inevitável mas o sofrimento é opcional?

A frase utilizada no título deste artigo foi utilizada no final do Poema “Definitivo” de Carlos Drummond de Andrade, e esclarece o papel da Psicologia diante do fenômeno da dor.

O que significa a dor é inevitável?

Buda disse em certa ocasião: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional.” Isso significa que a dor sempre estará presente em nossa vida, pois sofremos acidentes, vivemos perdas, decepções… O que muda de uma pessoa para outra é a interpretação que se faz desses acontecimentos.

O que é dor e sofrimento?

Essa é a diferença essencial entre dor e sofrimento: a dor pode vir de fora ou de dentro, mas ela aparece, machuca e vai embora. O sofrimento não. A gente consegue criar sofrimento e segurar ele por quanto tempo der vontade. Sofrer é sintetizar a dor — e nossa mente é pós-doutora nessa arte.