Qual é a diferença entre filantropia e responsabilidade social corporativa?

Qual é a diferença entre filantropia e responsabilidade social corporativa?

(Imagem: Arte Migalhas)

Com a promulgação da Constituição Cidadã, em 1988, houve uma mudança de paradigma em relação ao ideal de gestão empresarial, que incentivava responsabilização social latu sensu como forma de solidariedade administrativa, com consequente aumento da competitividade da própria pessoa jurídica. Nesse prisma, pode-se contextualizar que todo poder-dever normativo pode gerar um tipo específico de direito e de responsabilidade, com consequências imediatas e proativas. Desse modo, nota-se que o crescimento social adquirido por determinada entidade pode estar associado aos ideais de filantropia e solidariedade, efetivando a adaptação de empresas, em meio à grande concorrência. Ademais, é notório que a competitividade empresarial se evidencia em atuações positivas em relação à sustentabilidade do meio ambiente, corporativismo e ações voltadas para a cultura e educação.

Primeiramente, quando se descreve o valor da responsabilidade social de uma empresa, compreende-se que as ações de cunho protetivo devem partir dos sócios, dos trabalhadores, e até dos fornecedores, ou seja, há uma espécie de solidariedade ou filantropia coletiva. Nessa perspectiva, um exemplo de ação filantrópica partiu da empresa Natura, atuante no ramo de cosméticos, que destinou parte de lucros e dividendos para proteger a Amazônia. Por conseguinte, esta recebe benefícios como redução de tributos, perpetuando o ciclo de efetividade de benefícios que poderão ser aplicados na empresa em múltiplas funções.

Outrossim, a Constituição Federal Brasileira inovou em instituir ideais de livre iniciativa e concorrência, apoiando empresas que queiram se adaptar ao novo contexto empresarial desafiador globalizado. Nesse sentido, se antes era imprescindível desenvolver produtos e serviços de qualidade aos clientes, na contemporaneidade, o destaque se dá com o nível de responsabilização social e "compliance" institucional. Destarte, uma empresa pode se sobressair diante de concorrentes, ao promover políticas de sustentabilidade ambiental além de incentivar culturalmente seus funcionários podendo até patrocinar programas educativos aos cidadãos.

Diante do exposto, conclui-se que uma empresa efetiva, eficiente e eficaz deve equalizar ideais de filantropia erga omnes sem se esquecer de impulsionar a competitividade, por meio de políticas positivas e protetivas. Por conseguinte, é visível que uma empresa pode se desmembrar em inúmeros atores em suas ações e cada um exerce um papel insubstituível, fato que consubstancia a necessidade de estabelecer a responsabilidade individual indissociável. Faz-se mister que as motivações filantrópicas e as competitivas se entrelacem para nortear as ações de responsabilidade social de uma empresa. Segundo o filósofo Álvaro Granha Loregian "a sociedade do futuro será sustentada por dois pilares: responsabilidade e respeito. Nenhuma Constituição, nenhum código, nenhuma lei ou regra precisará existir se esses pilares forem assumidos. Responsabilidade é o atendimento daquilo que esperam do papel que você assumiu. Respeito é não ultrapassar os seus limites e aceitar os dos outros."

Qual é a diferença entre filantropia e responsabilidade social corporativa?

Qual é a diferença entre programas de responsabilidade social e filantropia?

Além do mais, a Responsabilidade Social visa a sustentabilidade e a sobrevivência da empresa no mercado, enquanto a Filantropia visa resolver problemas pontuais e emergenciais, não visando à sobrevivência do negócio nem a perpetuação da marca.

Seria a responsabilidade social apenas uma atitude de filantropia?

Responsabilidade social é a maneira de condu- zir os negócios na forma de uma parceria em- presa-comunidade onde a empresa é co-respon- sável pelo desenvolvimento social da comuni- dade. Responsabilidade social não é sinônimo de filantropia, mas representa a sua evolução ao longo do tempo.

O que significa filantropia e assistencialismo?

No Brasil, a ideia de filantropia está fortemente ligada ao conceito de assistencialismo, de "dar o peixe sem ensinar a pescar". Ou seja, acredita-se que ela refira-se a boas ações, realizadas de modo isolado, de cunho paliativo e, portanto, pouco efetivas na resolução das necessidades da população.

O que é uma filantropia social?

O CONCEITO Na prática, a filantropia é associada a organizações e pessoas que dedicam tempo e recursos em ações e projetos solidários e/ou de grande relevância social. São ações que partem do sentimento filantropo, de amor à humanidade, e que oferecem ajuda a quem precisa, sem pedir nada em troca.

Qual a diferença entre marketing social e filantropia?

Podemos, então, sintetizar que a diferença da filantropia para a responsabilidade social e também o Marketing Social é basicamente por ser uma ação social praticada isolada ou sistematicamente, ao passo que os compromissos de responsabilidade social como estratégia para o Marketing Social correspondem a ações proativas ...

Qual a diferença entre assistencialismo e responsabilidade social?

Atualmente, no decorrer deste estilo de vida acelerado em que vivemos é bem mais fácil optar pela forma do Assistencialismo Social que se difere da responsabilidade pela prestação de simples suplementos que ajudem o cidadão naquele momento como alimentos, roupas, dentre outros enquanto a Responsabilidade Social é mais ...

O que é a responsabilidade social corporativa?

Responsabilidade Social Corporativa (RSC) A RSC representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico. Para isso, promove, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade.

Quando ocorre a responsabilidade social empresarial?

O conceito de Responsabilidade Social Empresarial tem relação com o compromisso das empresas com a sociedade. Ele vai além de questões econômicas, como a geração de lucros e empregos. ... Quando essa mudança acontece, a Responsabilidade Social Empresarial ganha uma importância fundamental para as empresas e a sociedade.

Qual é a diferença entre caridade e filantropia?

Você sabe a diferença entre caridade e filantropia? Caridade, por definição, é ato pelo qual se beneficia o próximo, utilizado para falar de auxílio aos mais necessidades, aos mais pobres. ... Já filantropia, por definição, significa “profundo amor à humanidade”, estando relacionado à generosidade com o próximo.

O que significa dizer que o IAM é uma instituição filantrópica?

Para ser reconhecida como filantrópica pelos órgãos públicos, a entidade precisa comprovar ter desenvolvido, no mínimo pelo período de três anos, atividades em prol aos mais desprovidos, sem distribuir lucros e sem remunerar seus dirigentes.

Como aplicar a responsabilidade social na sua organização?

  • Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo! 1. Reduzir o impacto ambiental Essa é uma estratégia muito utilizada por diversas empresas. A Amanco, por exemplo, uma marca conhecida pela fabricação de tubos e conexões, vem optando por matérias-primas menos poluentes.

Quais são as vantagens da responsabilidade social?

  • Veja as vantagens A responsabilidade social empresarial, de acordo com a Norma Internacional sobre Responsabilidade Social, ISO 26000, é a responsabilidade de uma organização pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente por meio de um comportamento ético que:

Quando começou a responsabilidade social nas empresas?

  • Já faz quase 20 anos que a responsabilidade social entrou na pauta dos negócios. Em 2001, na cidade de Bruxelas, na Bélgica, a Comissão das Comunidades Europeias elaborou o chamado Livro Verde. O documento registra o objetivo da comissão, que é “promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas.”

Por que a responsabilidade social entrou na pauta dos Negócios?

  • Dentre essas ações, estão aquelas voltadas para o benefício da sociedade e também do meio ambiente. Embora o crescente interesse pelo assunto, ele não é exatamente novo. Já faz quase 20 anos que a responsabilidade social entrou na pauta dos negócios.

Qual a diferença entre responsabilidade social corporativa e filantropia?

Além do mais, a Responsabilidade Social visa a sustentabilidade e a sobrevivência da empresa no mercado, enquanto a Filantropia visa resolver problemas pontuais e emergenciais, não visando à sobrevivência do negócio nem a perpetuação da marca.

Qual a diferença de responsabilidade social e filantropia de um exemplo de cada?

Além disso, a filantropia pode ser feita por pessoas físicas ou empresas. Ou, simplesmente, é o capital privado em prol do bem público, sem que se espere retorno financeiro. A responsabilidade social é um conjunto de ações feitas para melhorar a qualidade de vida de um grupo de pessoas.

O que é a responsabilidade social corporativa?

A responsabilidade social corporativa atua no trabalho com ética e transparência, dentro do escopo de gestão empresarial, considerando estratégias criadas com total comprometimento na tomada de decisões, as quais podem impactar o meio ambiente, a sociedade e o desenvolvimento das empresas.

Qual a diferença entre filantropia e empreendedorismo social?

Empreendedorismo social não é filantropia, apesar de causar impacto positivo na sociedade. A diferença é que uma empresa social busca o lucro, ou no mínimo a ausência de prejuízo. Uma organização desse tipo compete normalmente no mercado e não depende de doações ou trabalho voluntário para se sustentar.