Qual e o movimento do Sol que nos ajuda a determinar os pontos cardeais?


FIS02010 - Fundamentos de Astronomia e Astrofísica - Profa. Maria de Fátima O. Saraiva
Movimento anual do Sol e Esta��es do ano

Movimento diurno do Sol

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, � de leste para oeste, pois � reflexo do movimento de rota��o da Terra (que � de oeste para leste).

Qual e o movimento do Sol que nos ajuda a determinar os pontos cardeais?

O ponto do horizonte leste em que o Sol nasce e o ponto do horizonte oeste em que ele se põe, assim como a inclinação do seu círculo diurno com o horizonte, depende da declinação do Sol (o quanto ele est� mais ao norte ou mais ao sul do equador celeste) e da latitude do lugar (que determina a inclina��o do equador celeste em rela��o ao horizonte do lugar).


Estrelas cujos círculos diurnos ficam totalmente acima do horizonte são chamadas circumpolares. O fen�meno do Sol da meia-noite acontece em lugares onde o Sol fica circumpolar em uma �poca do ano.

Movimento anual do Sol

Como reflexo da translação da Terra em torno do Sol, a posi��o do Sol entre as estrelas muda ao longo do ano. A trajet�ria anual do Sol entre as estrelas se chama ecl�ptica . A ecl�ptica nada mais � do que a proje��a, no c�u, do do plano orbital da Terra.

Como o plano orbital da Terra tem uma inclinação de 23°27' em relação ao equador da Terra, a trajetória aparente do Sol apresenta a mesma inclinação em relação ao equador celeste (obliquidade da eclíptica = 23°27')

Qual e o movimento do Sol que nos ajuda a determinar os pontos cardeais?

Posições do Sol na eclíptica

Como consequência, os pontos do horizonte do lugar em que o Sol nasce (no horizonte leste) e se põe (no horizonte oeste) variam ao longo do ano, assim como a sua m�xima eleva��o acima do horizonte durante o dia

Qual e o movimento do Sol que nos ajuda a determinar os pontos cardeais?

Fotos por Maria de Fátima Saraiva
Por do Sol em Porto Alegre em diferentes épocas do ano: o ponto do horizonte oeste onde o Sol se põe varia em direção ao sul de junho a dezembro, e em dire��o ao norte de dezembro a junho.


Esta��es do ano

Causas:

  • Transla��o da Terra em torno do Sol
  • Inclina��o do plano orbital da Terra em rela��o ao equador (obliquidade da ecl�ptica ≠ 0)

Qual e o movimento do Sol que nos ajuda a determinar os pontos cardeais?

Resultado:

  • Em certas épocas do ano, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, e se aquece mais durante o dia; em outras épocas, o hemisfério sul está mais voltado para o Sol

    Qual e o movimento do Sol que nos ajuda a determinar os pontos cardeais?
    Qual e o movimento do Sol que nos ajuda a determinar os pontos cardeais?

    No solstício de junho o sol incide diretamente no trópico de Câncer, no solstício de dezembro o sol incide diretamente no trópico de Capricórnio.
  • A altura máxima que o Sol atinge durante o dia varia ao longo do ano, assim como a duração do tempo que o Sol fica acima do horizonte. No hemisfério que está mais voltado para o Sol, o Sol atinge maior altura durante o dia (aumenta a insolação) e fica mais tempo acima do horizonte, portanto aquece mais.

    Qual e o movimento do Sol que nos ajuda a determinar os pontos cardeais?


    Insola��o
    Fazer a questão 6 da desta lista de problemas
     


    Calend�rio

    Ano tropical: tempo necess�rio para a Terra dar uma volta em torno do Sol com rela��o ao equin�cio Vernal, ou seja, � o tempo decorrido entre dois equin�cios vernais consecutivos. � o ano usado no calend�rio, de 365,2422 dias solares.
    365,2422 = 365 + 1/4 - 1/100 + 1/400 - 1/3300
    1 ano tropical = 365 dias + 1 dia a cada 4 anos (bissexto) - 1 dia a cada 100 ano + 1 dia a cada 400 anos - 1 dia a cada 3300 anos.

    Ano sideral: tempo necess�rio para a Terra dar uma volta em torno do Sol em rela��o a uma estrela fixa. Dura 365,2563 dias solares.

    Calend�rio Juliano: Estabelecido em 46aC por J�lio Cesar, orientado pelo astr�nomo Sos�genes. Introduziu o ano bissexto. Usava um ano de 365,25 dias. Foi usado durante 1600 anos.

    Calend�rio Gregoriano: Estabelecido em 1578 pelo papa Greg�rio XIII, sob orienta��o do astr�nomo Clavius. Usa um ano de 365,2425 dias, diferindo do ano tropical em 16 segundos, o que totaliza 1 dia em 3300 anos.


    A data da Páscoa.



O que é o movimento aparente do sol ao longo do dia?

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste). ... Como o plano orbital da Terra não coincide com o equador terrestre, o plano da trajetória aparente do Sol tampouco coincide com o equador celeste.

Por que o movimento do Sol é apenas aparente?

Nós dizemos que o movimento do Sol é aparente porque da perspectiva de alguém que ocupa a superfície terrestre, visualmente verifica-se que o Sol nasce no horizonte leste, mudando de posição ao longo do dia, pondo-se a Oeste.

Por que o movimento aparente do sol é importante para determinar os pontos cardeais?

Verificado por especialistas A utilização desses pontos contribuiu para as grandes navegações do período colonial, rotas comerciais, em guerras, além de auxiliar em trilhas, competições de rally, entre outras atividades. Através do Sol é possível identificar os quatro pontos cardeais.

Qual é a relação entre os pontos cardeais e o movimento aparente do Sol?

Os pontos cardeais foram definidos justamente a partir da observação do movimento aparente do sol e também pela posição das estrelas no firmamento. Em qualquer lugar da superfície da terra, o sol sempre nasce do mesmo lado e se põe no lado oposto.

Como se chama o movimento do Sol pelo céu?

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste). ... A trajetória anual do Sol entre as estrelas se chama eclíptica . A eclíptica nada mais é do que a projeçãa, no céu, do do plano orbital da Terra.

Porque o Sol gira?

A Terra gira em torno do Sol porque continua mantendo o movimento da nuvem de partículas que a formou e porque tem uma órbita estável, graças ao equilíbrio existente entre sua velocidade e a força gravitacional exercida sobre ela pelo sol.

O que gira a terra ou o sol?

A TERRA GIRA À VOLTA DO SOL! Mas ao fim do dia ele desaparece por detrás dos montes ou no mar. ... Mas, há cerca de 450 anos, Nicolau Copérnico mostrou que a Terra se move em torno do Sol, e os dias se sucedem às noites e as noites aos dias, porque a Terra gira sobre si própria.

Quanto tempo a Terra dar a volta no Sol?

Sua duração é de cerca de 433 dias, ou seja, esse é o tempo que demora para completar uma oscilação.

Qual a velocidade que o Sol gira?

Considerando que a Terra faz parte de um Sistema Solar que gira ao redor do centro da Via Láctea, a velocidade fica (ainda mais) vertiginosa e difícil de compreender: nosso sistema solar rasga o espaço orbitando o centro da nossa galáxia a estonteantes 220 quilômetros por segundo, o que é o mesmo que impressionantes ...

Qual a velocidade que a Terra gira em torno de si mesma?

A cada 24 horas (ou melhor, 23 horas, 56 minutos e 4,1 segundos), a Terra completa um ciclo de rotação, girando em torno de si mesma a quase 1,7 mil quilômetros por hora.

Qual e o nome do movimento do Sol?

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste).

Por que o movimento aparente do Sol e importante para determinar os pontos cardeais?

O movimento diurno do Sol, assim como o de todos os outros astros, é de leste para oeste, pois é reflexo do movimento de rotação da Terra (que é de oeste para leste).

O que e o movimento aparente do Sol?

Por causa do sentido em que o movimento de rotação acontece, o movimento aparente do sol é de leste para oeste, ou seja, o sol sempre nasce a leste e se põe a oeste.