Qual e a principal diferença existente entre o tempo geológico e o tempo histórico

O assunto desta semana refere-se a uma comparação que pode até não gerar confusão entre as pessoas, mas acaba passando despercebido e suas diferenças são enormes.

Trataremos da distinção entre Tempo Geológico e Tempo Histórico. 

Ambos consideram eventos diferentes e possuem objetos de estudos diferentes; por isso, são medidos em escalas diferentes. Enquanto o tempo geológico refere-se a história da Terra e seus acontecimentos mais importantes; o tempo histórico refere-se ao surgimento do Homem no planeta e suas conquistas mais importantes que marcaram o tempo histórico e, portanto, suas épocas e períodos. 

Claro que por se tratar de objetos diferentes, as escalas de medidas de ambos são diferentes. No caso do tempo geológico, estamos nos referindo à Terra, uma planeta de aproximadamente 5 bilhões de anos!

A princípio esta marca pode até assustar, mas se pararmos para pensar que o Universo tem aproximadamente 11 bilhões de anos, podemos considerar o nosso planeta um jovem nesta escala. Como os processos da natureza são bem mais lentos em relação as transformações humanas, geralmente a escala do tempo geológico vai dos milhares aos bilhões de anos. 

Para facilitar os estudos à cerca do tempo geológico, foram criadas as Eras Geológicas, onde cada evento importante que aconteceu na Terra como o aparecimento dos vegetais ou mesmo o surgimento do Homem, por exemplo, marca uma Era. Com isso, fica mais fácil de estudar a história da Terra, sua formação e transformação ao longo dos milhares, milhões e bilhões de anos de sua existência. 

Você pode conferir esta tabela com as Eras Geológicas na imagem abaixo:

Qual e a principal diferença existente entre o tempo geológico e o tempo histórico
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=lcn&cod=_representacaodotempogeol

Como podemos perceber, os acontecimentos na história da Terra demandam uma escala de tempo bastante extensa, já que a natureza "trabalha" de forma lenta se comparado as transformações causadas pelo Homem. 

Até mesmo o surgimento do Homem na Terra, apesar de datar de 400 mil anos atrás, podemos considerar como recente, se compararmos com toda a história não só da Terra como do Universo. Afinal de contas, o que são 400 mil anos perto de aproximadamente 11 bilhões de anos?!

Em contraponto, o tempo histórico, encarregado de narrar as transformações mais importantes pelas quais o Homem passou, e ainda passa, ao longo do tempo, possui uma escala temporal bem menor se comparado ao tempo geológico. 

Se o tempo da Terra é medido na casa dos milhões de anos até os bilhões, com o tempo histórico essa escala é sensivelmente reduzida para as décadas, centenas, chegando no máximo aos milhares de anos. 

Mas, apesar do pouco tempo de história que o Homem tem aqui na Terra, suas transformações (e estragos) são feitos numa velocidade muito superior às transformações realizadas pela natureza. Cada vez mais o Homem cria novas tecnologias e novas ferramentas para transformar a Terra; nem sempre as transformações são para melhor e as consequências acabam sendo gravíssimas. Esta aí o aquecimento global que não nos deixa mentir, mas este é um assunto para um outro post. 

Assim como a Terra possui uma tabela que permite a melhor compreensão no estudo de sua história, o Homem também possui uma linha do tempo com seus principais acontecimentos, marcando assim as "Idades históricas", ensinadas pelos colegas da História. Contudo, podemos observar esta divisão na imagem abaixo:

Qual e a principal diferença existente entre o tempo geológico e o tempo histórico

Para concluir, podemos então estabelecer a diferença entre Tempo Geológico e Tempo Histórico, basicamente, pelos objetos de estudo de cada um; onde o Tempo Geológico se dedica a Terra e o Histórico se dedica ao Homem e ambos narram seus principais acontecimentos; porém a escala de tempo é bem distinta já que as transformações da natureza são bem mais lentas se compararmos ao poder de transformação do Homem. Posto isso, não à toa, a escala geológica passeia entre os milhares e bilhões de anos, enquanto a escala histórica abarca as décadas e os milhares de anos. 

Update: agradecemos aos comentários enviados acerca da imprecisão da idade que o Universo e seus corpos celestes teriam. Seus feedbacks são sempre muito bem-vindos!

Qual e a principal diferença existente entre o tempo geológico e o tempo histórico

O que é tempo histórico e tempo geológico?

O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra. O tempo histórico, por sua vez, faz referência ao surgimento das civilizações humanas e sua capacidade de comunicação escrita.

Quais são os períodos das eras paleozoica Mesozoica e Cenozoica?

Ele é dividido em três Eras: Era Paleozoica: divida em 6 períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano. Era Mesozóica: divida em 3 períodos: Jurássico, Triássico e Cretáceo (dinossauros) Era Cenozóica: a mais atual e divida em 3 períodos: Paleogeno, Neogeno e Quartenária (ser humano)

Qual a primeira Era da história da Terra?

As primeiras evidências incontestáveis ​​da vida na Terra datam de pelo menos há 3500 milhões de anos,:68 durante a Era Eoarquéia, depois que uma crosta geológica começou a se solidificar após o Éon Hadeano, se fundido anteriormente.

Qual era geológica durou mais tempo?

As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta. As Eras Geológicas. ... Da mais antiga a mais recente são: Pré-cambriana, Paleozóica, Mesozóica e a Cenozóica.

Como entender a dimensão do tempo geológico?

  • Compreender a dimensão do tempo geológico e suas escalas de medida torna-se um exercício mental fascinante para melhor compreender a atuação do homem em relação a essa temporalidade e o seu papel de herdeiro de todas as transformações ocorridas no espaço terrestre ao longo das eras geológicas. Compartilhe!

Qual é a diferença entre tempo geológico e tempo histórico?

  • Em razão dessa brutal diferença de tempo, torna-se importante estabelecer a distinção entre a escala de tempo geológico e a escala de tempo histórico. O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra.

Qual é o tempo geológico da Terra?

  • Tempo geológico da Terra. O planeta Terra possui aproximadamente 4,6 bilhões de anos, o que pode ser considerado muito tempo, a depender do referencial. Para nós, seres humanos, esse tempo é quase que inimaginável, uma vez que nossa existência no mundo data de algumas centenas de milhares de anos. A invenção da escrita e a constituição das ...

Quando surgiram os períodos geológicos da Europa?

  • Estudos detalhados entre 18 dos estratos e fósseis da Europa produziram a sequência dos períodos geológicos ainda hoje utilizados. Os primeiros trabalhos no desenvolvimento da escala de tempo geológico foram dominados pelos geólogos britânicos e os nomes dos períodos geológicos refletem essa dominância.

Qual a diferença de tempo geológico e tempo histórico?

O tempo geológico refere-se ao processo de surgimento, formação e transformação do planeta Terra. O tempo histórico, por sua vez, faz referência ao surgimento das civilizações humanas e sua capacidade de comunicação escrita.

Qual é a diferença entre o tempo geológico e o tempo social?

O tempo geológico corresponde ao tempo desde a formação da Terra até o presente. É dividido em diferentes períodos com base em informações estratigráficas (cronologia relativa) e radiométricas (cronologia absoluta). O tempo social é o movimento da sociedade, do humano, dos eventos do homem.

O que se entende por tempo geológico?

O Tempo Geológico corresponde a todo o tempo transcorrido desde a formação da Terra, ou seja, cerca de 4,6 bilhões de anos (Ga).

O que marca o tempo histórico?

O tempo histórico é marcado por grandes acontecimentos, como guerras, quedas de impérios, grandes construções, grandes epidemias e mudanças de regimes. Os tempos históricos marcam diferentes formas de organização política, econômica, social e cultural das civilizações e podem variar entre grupos sociais.