Qual estrutura da epiderme vegetal é responsável por controlar a transpiração e as trocas gasosas?

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Dá-se o nome de ostíolo à abertura do estômato que está delimitada pelas células-guarda.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Os tilacoides são estruturas encontradas nos cloroplastos.

Resposta Questão 3

Alternativa “e”. O ácido abscísico, também chamado de ABA, está relacionado com a abertura e fechamento dos estômatos, principalmente em situações de estresse.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Uma folha anfiestomática possui estômatos nas suas duas faces. Quando os estômatos estão presentes apenas na face inferior (abaxial), dizemos que a folha é hipoestomática; quando ocorrem na face superior (adaxial), dizemos que a folha é epiestomática.

Resposta Questão 5

Alternativa “b”. A estrutura responsável pelas trocas gasosas é o estômato, que, por sua vez, é encontrado principalmente nas folhas.

Questão 1

As plantas realizam diversos processos em que absorvem e eliminam água de seu corpo. Um desses processos é a chamada transpiração, que se caracteriza pela:

a) perda de água na forma gasosa.

b) perda de água na forma líquida.

c) perda de água na forma sólida.

e) absorção de água na forma gasosa.

f) absorção de água na forma líquida.

Questão 2

A transpiração nos vegetais acontece de duas formas principais. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente os principais locais por onde a transpiração ocorre:

a) pelos estômatos e floema.

b) pelos hidatódios e estômatos.

c) pelos estômatos e cutícula.

d) pelos tricomas e cutícula.

e) pelos tricomas e lenticelas.

Questão 3

A transpiração é um processo que, em excesso, pode causar danos à planta, levando-a à desidratação. Entretanto, a transpiração está relacionada com outro processo essencial pra a vida da planta. Que processo é esse?

a) Gutação

b) Fotossíntese

c) Circulação da seiva bruta

d) Produção de amido

e) Reprodução sexuada em vegetais

Questão 5

(UFT) As plantas, ao longo de sua história evolutiva, não desenvolveram uma estrutura que seja ao mesmo tempo favorável à entrada de dióxido de carbono, essencial à fotossíntese, e que evite a perda excessiva de água por transpiração. No entanto, especializações minimizam a perda de água e otimizam a captação de CO2. Sobre a perda de água em plantas terrestres, é incorreto afirmar:

a) A transpiração ocorre por meio da cutícula da epiderme, lenticelas e/ou pelo ostíolo dos estômatos.

b) Uma pequena fração de água perdida por transpiração sai através da cutícula e através das lenticelas da casca.

c) Nas plantas vasculares, a maior parte da água perdida pela transpiração ocorre através dos estômatos.

d) A abertura e o fechamento estomático controlam a troca gasosa através da superfície da folha.

e) A única forma de perda de água pelas folhas é a transpiração.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. Na transpiração, a planta perde água na forma gasosa, ou seja, na forma de vapor.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. A transpiração no vegetal acontece principalmente pelos estômatos, cutícula e lenticelas. A maior perda de água ocorre pelos estômatos.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. A transpiração atua na condução de seiva bruta. Esse processo é explicado pela Teoria da Tensão-Coesão, a qual explica que a água é “puxada” de modo a repor a água que foi perdida na transpiração.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Os estômatos, pequenas aberturas circundadas por células-guardas na epiderme, são estruturas relacionadas com as trocas gasosas e com o processo de transpiração, no qual a água no estado gasoso é perdida.

Resposta Questão 5

Alternativa “e”. As folhas também perdem água por meio da gutação, entretanto, nesse caso, a água está no estado líquido.

Como sabemos, a epiderme é um tecido que reveste todo o corpo de uma planta, sendo considerado o tecido mais externo do vegetal. Nesse tecido, várias estruturas estão presentes, tais como tricomas, hidatódios e estômatos.

Os estômatos são estruturas que, vistas ao microscópio, assemelham-se a pequenas bocas, por isso receberam esse nome, que vem do grego stoma, que significa boca. A principal função de um estômato é controlar a entrada e saída de gases, sendo assim, podemos concluir que estão diretamente relacionados com a realização do processo de fotossíntese.

Os estômatos são encontrados principalmente nas folhas e caules, sendo ausentes em raízes. Essas estruturas podem estar localizadas apenas em uma superfície foliar ou em ambas, sendo esse um critério importante para classificar as folhas. Quando uma folha apresenta estômatos dos dois lados, dizemos que ela é anfiestomática. Quando os estômatos estão presentes apenas na face inferior da folha, dizemos que ela é hipoestomática. Já quando o estômato apresenta-se apenas na região superior, dizemos que se trata de uma folha epiestomática.

Um estômato apresenta uma estrutura bastante característica: ele é formado por duas células, chamadas de células-guarda, que ficam ao redor de uma abertura denominada de ostíolo. Essa abertura conecta o meio externo com um espaço entre as células chamado de câmara subestomática.

Qual estrutura da epiderme vegetal é responsável por controlar a transpiração e as trocas gasosas?

Observe a estrutura de um estômato

As células-guarda apresentam o importante papel de controlar a abertura e o fechamento dos estômatos e, portanto, garantir a troca gasosa. Essas células diferenciam-se de acordo com a espécie analisada, sendo que normalmente possuem formato de rim em eudicotiledôneas e formato de halteres (pesos de academia) nas espécies monocotiledôneas.

Em alguns estômatos, encontramos ainda as chamadas células subsidiárias, que ficam ao redor das células-guarda. A quantidade e a disposição dessas células são critérios de classificação dos estômatos de uma planta.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Quais são as estruturas responsáveis pela troca de gases e pela transpiração nas plantas?

As trocas gasosas ocorrem através de estruturas chamadas estomas. Os estomas controlam as trocas gasosas entre a planta e o meio exterior, abrindo ou fechando o ostíolo. Normalmente, os estomas permanecem abertos durante o dia – para a respiração e transpiração – e fecham à noite.

Qual a principal estrutura vegetal responsável pela transpiração?

Transpiração em Vegetais As plantas vasculares possuem estruturas especializadas na transpiração chamadas de estômatos. Os estômatos são constituídos por um conjunto de células localizadas em toda a epiderme do vegetal, mas principalmente nas folhas.

Qual a estrutura da epiderme responsável por regular o processo de entrada e saída de ar vapor como ela faz isso?

Estômatos são aberturas presentes na epiderme vegetal que garantem a realização de trocas gasosas entre o vegetal e a atmosfera. O termo estômato pode ser usado para se referir apenas à fenda estomática ou para definir o conjunto formado pela fenda e as células-guardas.

Como as plantas evitam a transpiração?

Além da cutícula, também encontramos na natureza plantas com pelos (tricomas) nas folhas, estruturas que auxiliam na manutenção da umidade foliar reduzindo a transpiração.