Qual é a maior contribuição para o futuro e progresso da França criado por Napoleão?

A Constituição do ano III é votada em 26 de outubro de 1795 pelos termidorianos. Ela põe fim à Convenção e instaura o Diretório. O novo poder executivo é composto de duas assembléias: os 500 e os Anciãos. Todavia, dois terços dos deputados são escolhidos entre os convencionais. O general Bonaparte toma o lugar de Barras e se torna comandante-em-chefe do Exército.

A instauração do Diretório marcou a retomada do poder pelos girondinos na condução da Revolução Francesa. Conhecido como Reação Termidoriana, o golpe de Estado armado pela alta burguesia financeira marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário. Valendo-se da instabilidade política gerada pela atuação dos jacobinos e pelos setores mais radicais que comandaram a Convenção Nacional, a burguesia conseguiu reassumir o comando do país promovendo reformas que deram fim às medidas populares. No futuro, a consolidação de qualquer mudança mais profunda seria controlada por instrumentos de visível exclusão política.

Entre as primeiras medidas tomadas, o novo governo criou uma nova constituição, que colocava cinco integrantes à frente do Poder Executivo. Estes membros do chamado Diretório seriam escolhidos por meio da votação do Poder Legislativo que, por sua vez, voltariam a ser escolhidos pelo sistema censitário. Buscava-se com isso evitar outra possível radicalização política e, ao mesmo tempo, estabilidade necessária para se lutar contra os problemas internos e as tropas inimigas.

A composição do cenário político ganhou uma nova configuração, onde os girondinos ocupavam a parte central da assembléia legislativa, os realistas ficavam à direita e os poucos jacobinos que restavam situados à esquerda. Nessa transição houve uma tentativa de restauração da monarquia através de um golpe. Contudo, um jovem militar chamado Napoleão Bonaparte foi responsável por conter a trama que ameaçava a revolução.

Da mesma forma, os radicais também tentaram abalar o poder burguês restaurado por meio de uma grande revolta popular. Graco Babeuf, líder principal da chamada “conspiração dos iguais”, realizava duras críticas contra a manutenção da propriedade privada e defendia a volta de um governo popular capaz de extinguir qualquer tipo de desigualdade. Apesar de tais incidentes, o Diretório continuava a realizar as mudanças favoráveis ao projeto político burguês.

Leia mais:
Hoje na História - 1812: Napoleão Bonaparte invade a Rússia
Hoje na História: Morre o ex-imperador da França Napoleão Bonaparte
Hoje na História: 1794 - Robespierre é deposto na França revolucionária

Além-mar

Contrastando com as disputas que agitavam o cenário político interno, a França conseguia vitórias cada vez mais significativas contra os exércitos absolutistas europeus. Nas batalhas ocorridas na Europa Oriental, em Malta, na Suíça, no Egito e na Síria os franceses impunham novas derrotas contra aqueles que temiam o avanço do ideal revolucionário. Entre tantos combatentes, a figura do general Bonaparte se tornava unânime entre os defensores da soberania nacional francesa.

Em pouco tempo, as vitórias de Napoleão se transformaram em uma segura via de sua própria ascensão política. Convidado para participar do governo francês, ele aproveitou o momento favorável para articular um golpe de Estado contra o Diretório. Com o apoio de membros expressivos da alta burguesia, o comandante militar realizou o golpe de 18 Brumário, correspondente ao dia 9 de novembro de 1799, segundo o calendário cristão.

O Diretório passou a dar lugar ao Consulado, instituição integrada por três representantes entre os quais estavam Roger Ducos, o abade de Seyès e o próprio Napoleão Bonaparte. Na prática, o general corso passou a concentrar as mais importantes decisões em suas mãos e, dessa forma, trilhava o caminho que posteriormente o elevaria à posição de imperador da França. Apesar da aparência monárquica, o esse fato consagraria as aspirações burguesas que alimentaram a Revolução Francesa.

Outros fatos marcantes da data;
26/10/1917 - Brasil entra na Primeira Guerra Mundial
26/10/1951 - Winston Churchill, líder do Partido Conservador britânico, é nomeado primeiro-ministro
26/10/2004 - Parlamento de Israel aprova a remoção de 21 assentamentos judaicos em Gaza e outras quatro colônias da Cisjordânia

Siga o Opera Mundi no Twitter

{"ad_unit_id":"App_Resource_Sidebar_Upper","resource":{"id":6443960,"author_id":2866163,"title":"Era Napoleônica","created_at":"2016-09-23T17:24:19Z","updated_at":"2016-11-25T00:32:40Z","sample":false,"description":"","alerts_enabled":true,"cached_tag_list":"revolução francesa, napoleão bonaparte","deleted_at":null,"hidden":false,"average_rating":"3.5","demote":false,"private":false,"copyable":true,"score":34,"artificial_base_score":0,"recalculate_score":false,"profane":false,"hide_summary":false,"tag_list":["revolução francesa","napoleão bonaparte"],"admin_tag_list":[],"study_aid_type":"Quiz","show_path":"/quizzes/6443960","folder_id":5206109,"public_author":{"id":2866163,"profile":{"name":"Marluce Marconde","about":null,"avatar_service":"facebook","locale":"pt-BR","google_author_link":null,"user_type_id":191,"escaped_name":"Marluce Marcondes","full_name":"Marluce Marcondes","badge_classes":"ubadge ubadge-educator "}}},"width":300,"height":250,"rtype":"Quiz","rmode":"canonical","sizes":"[[[0, 0], [[300, 250]]]]","custom":[{"key":"rsubject","value":"História"},{"key":"rlevel","value":"1º ano"},{"key":"env","value":"production"},{"key":"rtype","value":"Quiz"},{"key":"rmode","value":"canonical"},{"key":"sequence","value":1},{"key":"uauth","value":"f"},{"key":"uadmin","value":"f"},{"key":"ulang","value":"en"},{"key":"ucurrency","value":"usd"}]}

{"ad_unit_id":"App_Resource_Sidebar_Lower","resource":{"id":6443960,"author_id":2866163,"title":"Era Napoleônica","created_at":"2016-09-23T17:24:19Z","updated_at":"2016-11-25T00:32:40Z","sample":false,"description":"","alerts_enabled":true,"cached_tag_list":"revolução francesa, napoleão bonaparte","deleted_at":null,"hidden":false,"average_rating":"3.5","demote":false,"private":false,"copyable":true,"score":34,"artificial_base_score":0,"recalculate_score":false,"profane":false,"hide_summary":false,"tag_list":["revolução francesa","napoleão bonaparte"],"admin_tag_list":[],"study_aid_type":"Quiz","show_path":"/quizzes/6443960","folder_id":5206109,"public_author":{"id":2866163,"profile":{"name":"Marluce Marconde","about":null,"avatar_service":"facebook","locale":"pt-BR","google_author_link":null,"user_type_id":191,"escaped_name":"Marluce Marcondes","full_name":"Marluce Marcondes","badge_classes":"ubadge ubadge-educator "}}},"width":300,"height":250,"rtype":"Quiz","rmode":"canonical","sizes":"[[[0, 0], [[300, 250]]]]","custom":[{"key":"rsubject","value":"História"},{"key":"rlevel","value":"1º ano"},{"key":"env","value":"production"},{"key":"rtype","value":"Quiz"},{"key":"rmode","value":"canonical"},{"key":"sequence","value":1},{"key":"uauth","value":"f"},{"key":"uadmin","value":"f"},{"key":"ulang","value":"en"},{"key":"ucurrency","value":"usd"}]}

Qual a contribuição para o futuro e progresso da França criado por Napoleão Bonaparte?

Nele, Napoleão realizou a redistribuição de terras, conseguindo simpatia dos camponeses; reformou o sistema tributário e criou o Banco da França, controlando o processo de emissão de moedas e contendo a inflação; realizou ainda obras públicas e incentivou a educação primária da população francesa, além de militarizar a ...

Qual a importância de Napoleão para a história da França?

Napoleão Bonaparte foi um militar que ganhou prestígio ao liderar tropas francesas na luta contra as forças contrarrevolucionárias que procuravam pôr fim à Revolução Francesa. Tornou-se cônsul da França por meio de um golpe, realizado em 1799. Em 1804, autocoroou-se imperador.

Qual foi a contribuição mais duradoura de Napoleão para a história?

Sobre uma das contribuições mais duradouras de Napoleão Bonaparte para a história está o "Código Civil Napoleônico" que marca a consolidação das transformações políticas e interesses dos burgueses em decorrência da Revolução Francesa.

Quais foram as melhorias criadas por Napoleão Bonaparte na França?

Esse código abolia definitivamente os privilégios do clero e da nobreza, protegia o direito à propriedade privada e a igualdade de todos perante a lei e separava o casamento civil do religioso. Napoleônico favorecia a burguesia, proibindo sindicatos e as greves e, ao mesmo tempo mantinha a mulher submetida ao marido.