Valsartana é o mesmo que losartana

Há uma semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, um dos anti-hipertensivos mais utilizados para insuficiência cardíaca no Brasil. Segundo reportagem do O Globo, no entanto, existem algumas alternativas ao remédio, as quais você confere mais abaixo.

Após o comunicado da agência, muitas pessoas ficaram em dúvida a respeito do Losartana, assim, o primeiro ponto a destacar é: não interrompa o tratamento em hipótese alguma – a não ser por orientação médica. Segundo a reguladora, nos casos de pacientes que estejam usando lotes afetados a recomendação é conversar com um médico para tirar dúvidas, mas não parar de tomar o medicamento. 

publicidade

Valsartana é o mesmo que losartana
Losartana: conheça alternativas ao medicamento recolhido do mercado. Imagem: DedMityay/Shutterstock

Preciso trocar o meu remédio? 

O segundo ponto que merece destaque é: qualquer troca de remédio deve ser orientada pelo seu médico. De acordo com o cardiologista Luciano Drager, diretor de promoção e pesquisa da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e presidente da Associação Brasileira do Sono, existem várias opções de medicamentos para tratamento da hipertensão que podem substituir o Losartana, contudo, não há necessidade de trocar o remédio só pelo recolhimento anunciado pela Anvisa.  

O médico também ressaltou que os pacientes podem ficar tranquilos sobre os resíduos potencialmente tóxicos encontrados no medicamento, já que não são por causa da losartana em si, mas do processo de fabricação, o que provavelmente será modificado para caber dentro da qualidade exigida pela Anvisa.  

Leia mais! 

  • Apenas 1 a cada 5 pessoas tem saúde cardiovascular ideal, revela estudo
  • Poluição afeta crianças desde a gravidez, diz estudo
  • Varíola dos macacos já possui mais de 3 mil casos em todo o mundo

Mas para aqueles que, por orientação médica, precisarem trocar o fármaco, segundo o médico Antonio Carlos do Nascimento, doutor em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP, o telmisartan, a valsartana e a candesartana são os mais utilizados como alternativa à losartana, já que pertencem à mesma classe farmacêutica (bloqueadores de receptores de angiotensina). 

“É preciso mencionar que a losartana é subsidiada pelo governo, enquanto as alternativas de mesma classe farmacêutica não os são”, lembrou o especialista ao portal. 

Conforme comunicado da Anvisa, as pessoas que usam o Losartana também podem pedir a troca do remédio por um lote que não tenha sido afetado pela interdição. Para isso, é preciso entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório. As formas de contato com o canal estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na quinta-feira (23 de junho) a interdição e o recolhimento de centenas de lotes de medicamentos que usam o princípio ativo losartana, o mais popular no Brasil e no mundo no tratamento da hipertensão.

LEIA MAIS:

A decisão chamou atenção de representantes da indústria farmacêutica por envolver uma grande quantidade de lotes e de laboratórios.

Lotes de medicamentos dos laboratórios Aché; Biolab Sanus; Brainfarma; Cimed; Eurofarma; Geolab; Teuto Brasileiro; Prati, Donaduzzi e Cia estão na lista dos medicamentos que devem ser recolhidos do mercado, segundo a decisão da Anvisa.

Alguns lotes de medicamentos da Geolab aparecem na lista dos medicamentos interditados.

Sede da Anvisa — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os produtos listados pela Anvisa devem ser recolhidos em até 120 dias. A decisão anunciada no dia 23 vinha sendo discutida entre técnicos da Anvisa e representantes dos laboratórios.

Segundo a agência informou, a decisão foi tomada devido à presença de uma impureza chamada azido, que pode surgir durante o processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo (IFA).

Veja se o seu remédio está na lista dos lotes recolhidos ou interditados:

Orientações para quem usa losartana

A Anvisa destacou, no entanto, que “os pacientes que usam losartana devem continuar utilizando o medicamento mesmo que estejam usando um dos lados afetados”.

Isso porque pacientes que sofrem de hipertensão e insuficiência cardíaca se expõem a mais riscos se deixarem de tomar medicamento e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente sob orientação do médico.

A Anvisa informou ainda que a medida é preventiva e foi "adotada após novas técnicas de detecção de impurezas".

Indústria quer evitar desabastecimento

Segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), as empresas produtoras de losartana que são associadas ao sindicato estão tomando “todas as providências para evitar o desabastecimento do medicamento”.

O sindicato afirmou também que “a indústria farmacêutica já providenciou junto aos produtores dos insumos farmacêuticos ativos (IFA) a alteração da rota de síntese da losartana para evitar a referida impureza”.

China e Índia despontam como os maiores fabricantes e fornecedores globais de insumos farmacêuticos ativos, não apenas de losartana, mas de medicamentos de uma forma geral.

Embora a presença de azido em amostras dos lotes que devem ser recolhidos ou que foram interditados tenha motivado a medida da Anvisa, “não há um risco imediato em relação ao uso dessa medicação, porque não existem dados que indiquem um aumento dos eventos adversos”, segundo informou a própria agência.

Qual medicamento substitui o valsartana?

Medicamentos Similares: Angio II®, Brasart®, Cosartan®, Rovelan®, Valsacor®.

Qual o mais forte valsartana ou losartana?

Valsartan monoterapia (80/160 mg) neste ensaio foi tão eficaz e bem tolerada como o losartan 50/100 mg no tratamento de hipertensão ligeira a moderada essencial, e com 160 mg tem um significativamente maior taxa de resposta do que 100 mg de losartan.

Qual é o original do valsartana?

Vartaz (valsartana) pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como antagonistas do receptor da angiotensina II, os quais ajudam no controle da pressão arterial alta. A angiotensina II é uma substância do organismo que causa constrição dos vasos sanguíneos, causando assim o aumento da sua pressão arterial.

Qual o melhor substituto da losartana?

Princípio Ativo: losartana potassica.