Qual a relação entre alimentação e exercício físico?

343 palavras 2 páginas

Relação entre atividade física e alimentação.

Uma anda junto a outra. Você não pode fazer qualquer atividade física sem uma alimentação balanceada, claro que não deverá se alimentar em abundância, porém em boa qualidade e quantidade.Em qualquer atividade física, você estará gastando energia, e seu organismo necessitará de uma reposição, podendo ser um suco, alimentos integrais, enfim, tem que repor.O correto é se alimentar de 3 em 3 horas, qualquer nutricionista recomenda.Portanto a relação entre ambas é grande.

A atividade física é definida como qualquer movimento do corpo, produzido pelos músculos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso.
Ou seja, a atividade física não significa necessariamente freqüentar uma academia ou praticar algum esporte, mas sim ter uma vida mais ativa. Já o exercício é a prática de atividade física regular que mantém a freqüência cardíaca elevada, que seria a musculação, a caminhada, a corrida, andar de bicicleta, um jogo de futebol.
A alimentação saudável é indispensável para a atividade física, assim como a atividade física é indispensável para uma vida saudável.Uma alimentação saudável ocorre quando é adequada e variada. A Atividade física regular pode lhe ajudar a atingir e manter um peso saudável.

Benefícios dessa combinação:
Uma alimentação saudável pode lhe ajudar a atingir e manter um peso saudável.Uma alimentação saudável e atividade física previnem deficiências nutricionais, e protegem contra doenças


Relacionados

  • O impacto das aulas de educação física na profilaxia da obesidade em crianças e adolescentes.

    10347 palavras | 42 páginas

    grupos etários, inclusive crianças e adolescentes. Sabe-se que a obesidade exerce efeitos adversos na saúde, afetando o bem-estar físico e psicossocial. Constitui problema de saúde pública típica dos tempos modernos, decorrente de maus hábitos alimentares aliados à falta de atividade física. O estilo de vida marcado por sedentarismo e maus hábitos alimentares são responsáveis por mais de 95% dos casos….

  • A RELAÇÃO TRABALHO, ATIVIDADE FISICA E LAZER.

    1744 palavras | 8 páginas

    INTRODUÇÃO Historicamente, a atividade física tem priorizado e enfatizado a dimensão bio-fisiológica. Entretanto, a partir da década de 80, a presença de outros ramos do saber, especialmente das Ciências Humanas tem participado deste debate. Novas questões, advindas da percepção da complexidade das ações humanas, tem sido trazidas por este outro campo científico. Passa-se a estudar a importância das atividades física em uma visão mais ampla, onde o homem, cada vez mais, deixa de ser percebido como….

  • Monografia sobre obesidade infantil

    13006 palavras | 53 páginas

    contendo dezesseis questões entre objetivas e subjetivas para alguns pais dos alunos de sete anos que se mostraram disponíveis a fim de colaborar para o enriquecimento do trabalho realizado. Já para os pais dos alunos de quatorze anos não foram entregues, pois a direção de ambas as escolas informaram que eles não entregariam aos seus pais e ainda poderiam responder as questões, invalidando assim o trabalho. Após o levantamento dos dados obtidos das atividades realizadas em campo, os resultados….

  • Portfolio gastronomia

    4411 palavras | 18 páginas

    Ementas do Módulo I Fundamentos de Nutrição Apresenta os alimentos como substâncias que nutrem e sustentam os seres vivos e que contribui para sua manutenção e desenvolvimento. Apresenta princípios de nutrição, classificação dos nutrientes e seu balanceamento. Estuda os princípios físico-químicos e biológicos dos alimentos. Conhece e utiliza a Tabela de Composição Química dos Alimentos. Microbiologia e contaminação de alimentos Conceitua microbiologia. Identifica os principais grupos de microrganismos….

  • Obesidade infantil

    1680 palavras | 7 páginas

    Plena em Educação Física da Universidade do Vale do Acaraú, orientado pela Prof.ª Denise Ferreira. Macapá 2008 FOLHA DE APROVAÇÃO ANDRÉIA SÁ ANDRESSA SÓSINHO ARACELIA OLIVEIRA BRUNO RICARDO CARLENE MARQUES CLAUDIANE BELFORT MARIA EVANILDE ABREU OBESIDADE INFANTIL….

  • A obesidade infantil na escola

    5196 palavras | 21 páginas

    ejercicio físico | | | Faculdades Integradas ClaretianasRio Claro – SP(Brasil) | Tatiana Müller CornachioniJiane Cristina Masson ZadraAndréia | | | Resumo O objetivo do presente estudo foi apresentar os fatores que influenciam a obesidade infantil e discutir a importância da educação física escolar na prevenção dessa patologia, por meio de revisão bibliográfica. Tem sido observado o crescente número de crianças que tornaram-se menos ativas incentivadas….

  • Guia alimentar

    2000 palavras | 8 páginas

    GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO GARANTIA DOS HÁBITOS ALIMENTARES Danielli Carolina Fiamoncini* Júlia Louise Rawietsch** Laís Aparecida Soares*** Roberta Darugna**** Raquel Kerpel***** RESUMO O Brasil assim como outros países em desenvolvimento, atualmente vem sofrendo com a transição nutricional devido à má alimentação. Esta vem sendo causada muitas vezes pela falta de informação da população que não tem hábitos alimentares saudáveis. Contudo a má alimentação….

  • Possíveis fatores externos que influenciam a obesidade infantil

    8969 palavras | 36 páginas

    problemas de saúde (física e mental), e é relacionada a uma menor expectativa na qualidade de vida do indivíduo. A prevalência da obesidade aumentou consideravelmente nos últimos anos nos países industrializados. Dados da National Health and Nutrition Examination Survey indicam que 1/3 (58 milhões) dos americanos adultos são obesos. Aproximadamente 20% das crianças americanas são obesas e com crescimento alarmante de 50% nos últimos 10 anos. Na Inglaterra a proporção de obesos duplicou entre 1980 e 1991….

  • Educação fisica

    2319 palavras | 10 páginas

    Educação Física Terceiro Ano 1º Bimestre Conteúdos Conhecimento sobre o corpo Alterações corporais durante uma atividade física Vivência de movimentos, considerando os planos do corpo humano: - sagital (direita e esquerda); eixo horizontal (movimento flexão e extensão) - frontal (ventral e dorsal): eixo anteroposterior (movimento de abdução e adução) - horizontal (superior e inferior): eixo vertical (movimento de rotação medial e lateral, pronação e supinação)….

Trabalhos Populares

Quais as relações entre alimentação e exercício físico?

Em conjunto, atividade física e alimentação saudável promovem a redução do excesso de gordura e o aumento da massa magra, além de diminuir os riscos de doenças como a obesidade. Alimentação saudável e atividade física compõem os dois pilares para o emagrecimento.

Qual a importância da alimentação em relação aos exercícios físicos explique?

A prática de exercícios físicos isoladamente não garante uma vida saudável, mas sim acompanhada de uma alimentação adequada e balanceada. "Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia".

Qual a importância de se alimentar antes de praticar atividade física?

A refeição pré-exercício tem como manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade durante o treino, para que não ocorra hipoglicemia, não se sinta fatigado e tenha um bom rendimento durante a atividade.

Como podemos fazer o equilíbrio entre exercícios físicos e alimentação?

Importância dos alimentos para o exercício físico O consumo calórico deve ser ajustado para que não haja prejuízo da performance nem na composição corporal de quem pratica a atividade. Manter boa proporção entre gordura x massa magra através de uma rotina saudável garante melhor qualidade de vida a longo prazo.