Qual a principal contribuição dos planejamentos para o trabalho docente?

Autores

  • Alissandra Calderaro Soares da Silva
  • Josinára Ribeiro de Alencar
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon
  • Marilza Terezinha Soares de Souza

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n1.a3

Palavras-chave:

Trabalho docente, Solidão docente, Planejamento participativo, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho objetiva um diálogo sobre a atividade docente, rememorando os aspectos históricos do contexto educacional e das formas como se apresenta e desenvolve em determinados momentos da sociedade. Pensamos no trabalho docente como chave para compreensão das transformações atuais e do trabalho numa sociedade moderna, mediado pelo capital e pela hegemonia material. Trata-se de uma contextualização do lugar que o trabalho docente ocupa em nossa sociedade, lembrando que a docência está situada atualmente dentro de organização socioeconômica que lhe traz interferências. Encontramos características de solidão na docência dos profissionais inseridos no contexto educacional e algumas possibilidades de superação, pode estar no planejamento participativo e na interdisciplinaridade. Consideramos o planejamento participativo como uma forma de contribuição ao processo educacional e aos envolvidos no mundo da educação onde o professor é o mediador deste processo em sala de aula. Questionamos sobre o lugar da docência nesta forma de planejar a vida educacional e os processos educativos em nossa sociedade. Sentimentos de pertença, co-responsabilidade, realização pessoal entre outros se relacionam com a participação que culmina em processo emancipatório com o planejamento participativo e interdisciplinaridade. Refletimos e ponderamos nesse contexto educacional, em que os docentes estão diante da busca pela satisfação pessoal através de seu trabalho e que a solidão em sala de aula, é fator dificultador dessa satisfação. O planejamento participativo e a interdisciplinaridade podem ser uma forma de superação dessa dificuldade e alternativa à satisfação pessoal. Para essa discussão, utilizaremos de uma pesquisa bibliográfica, na reflexão sobre as questões supracitadas.

Metrics

Como Citar

Silva, A. C. S. da, Alencar, J. R. de, Chamon, E. M. Q. de O., & Souza, M. T. S. de. (2012). O trabalho docente: contribuições do planejamento participativo e da interdisciplinaridade. Revista Ciências Humanas, 4(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n1.a3

Edição

Seção

Artigo Original

Licença

As publicações da Revista Ciências Humanas estão registradas sob a licença Creative Commons Attribution CC-BY.

1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.

2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.

3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).

4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.

5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).

6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.

7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.

8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.

9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Alissandra Calderaro Soares da Silva, Josinára Ribeiro de Alencar, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Marilza Terezinha Soares de Souza, Escola e Família: Contextos de Desenvolvimento Humano , Revista Ciências Humanas: v. 4 n. 1 (2011): Uma nova linha editorial
  • Aline Liz Faria, Alexandra Magna Rodrigues, Marluce Auxiliadora Glaus Leão, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A COMIDA DA INFÂNCIA PARA IDOSOS: um olhar sobre o passado e o presente , Revista Ciências Humanas: v. 11 n. 2 (2018): Representações Sociais, Desenvolvimento Humano e Educação.
  • Ana Claudia Galhardo Palma, Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Representação Social de liderança: um estudo com gestoras de uma instituição educacional , Revista Ciências Humanas: v. 4 n. 1 (2011): Uma nova linha editorial
  • Alessandro Messias Moreira, Maria Angela Boccara de Paula, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Avaliação Sistêmica: um caminho para a qualidade na educação? , Revista Ciências Humanas: v. 4 n. 1 (2011): Uma nova linha editorial
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Diálogos Interdisciplinares e Interinstitucionais , Revista Ciências Humanas: v. 10 n. 1-1 (2017): Diálogos Interdisciplinares e Interinstitucionais
  • Rozemara Cabral Mendes de Carvalho, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Concepções acerca da profissão na visão de licenciandos em Pedagogia: refletindo sobre a valorização e a idealização da docência , Revista Ciências Humanas: v. 6 n. 1 (2013): A diversidade e a transformação
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Uma nova linha editorial , Revista Ciências Humanas: v. 4 n. 1 (2011): Uma nova linha editorial

Qual a importância do planejamento no trabalho docente?

O Plano de Trabalho Docente é ferramenta que ampara e determina o modo de ação do docente, sem essa ferramenta corre o risco de não desenvolver seu trabalho de ensinar e de transformar os discentes.

Qual o principal objetivo do planejamento docente?

O planejamento, no contexto escolar, é uma tarefa do docente que inclui tanto a previsão de atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino.

Quais as contribuições do planejamento didático ou de ensino para o trabalho docente?

O planejamento didático também é um processo que envolve operações mentais, como: analisar, refletir, definir, selecionar, estruturar, distribuir ao longo do tempo, e prever formas de agir e organizar. O processo de planejamento da ação docente é o plano didático.