Qual a melhor dieta para perder 5 kg em uma semana?

Qual a melhor dieta para perder 5 kg em uma semana?

O verão se aproxima e, com ele, uma vontade de fazer as pazes com a balança e enxugar os quilinhos adquiridos no período de pandemia. Mas, para emagrecer não existe fórmula mágica e nem milagres. Pois, para perder peso é preciso que haja déficit calórico. Ou seja, que o corpo consuma menos calorias do que gasta. Dessa maneira, se o seu desejo é eliminar até 5 quilos em um mês, saiba que é uma meta que pode sim ser atingida. 

Dieta para perder até 5 quilos em um mês

Assim, em um mês é possível seguir uma alimentação equilibrada e perder até 5 quilos. Contudo, essa perda de peso pode variar de acordo com o metabolismo da pessoa, do déficit calórico e da prática de atividades físicas de forma regular.

Ou seja, além de um cardápio equilibrado, é indicado realizar exercícios físicos. Especialmente atividades aeróbicas, como correr e nadar. Pois, ajudam o organismo a utilizar mais energia e queimar gordura.

O que comer para emagrecer 5 quilos em um mês

  • Vegetais sem amido: Couve, rúcula, espinafre, brócolis, couve-flor, pimentão, cogumelos, aspargos, tomate.
  • Frutas: Frutas vermelhas, maçã, pêra, frutas cítricas, melão, uva, banana.
  • Vegetais ricos em amido: Batata, ervilha, batata-doce, banana, abóbora.
  • Peixes e mariscos: Por exemplo, robalo, salmão, bacalhau, amêijoas, camarão, sardinha, truta, ostras.
  • Ovos
  • Aves e carne
  • Além disso, fontes de proteínas à base de plantas: Tofu, tempeh
  • Grãos integrais: aveia, arroz integral, quinoa, cevada, milho
  • Leguminosas: Grão-de-bico, feijão, lentilha, feijão preto e muito mais.
  • Gorduras saudáveis: Abacates, azeite, coco sem açúcar, óleo de abacate, óleo de coco
  • Produtos lácteos: Iogurte natural com ou sem gordura, kefir e queijos integrais.
  • Sementes e oleaginosas: Amêndoas, macadâmia, sementes de abóbora, nozes, sementes de girassol, manteiga de amendoim natural, manteiga de amêndoa e tahine.
  • Leites à base de plantas sem açúcar: leite de coco, amêndoa e caju.
  • Temperos: Açafrão, alho, orégano, alecrim, pimenta, pimenta preta, sal, etc.
  • Condimentos: Vinagre de maçã, salsa, suco de limão, alho em pó, etc.
  • Por fim, bebidas não calóricas: Água, água com gás, café, chá verde, etc.

Mas, certifique-se de comer muitos alimentos ricos em fibras e fontes de proteína de qualidade em cada refeição. Pois, a proteína é o macronutriente que mais promove saciedade. Dessa forma, a combinação de uma proteína com fontes de fibras. ou seja, como vegetais não ricos em amido, feijão ou frutas, pode ajudar a evitar excessos.

Leia também: O que não comer na janela de jejum intermitente

O que evitar 

Comidas processadas

  • Carboidratos refinados
  • Açúcar adicionado
  • Frituras
  • Bebidas alcoólicas
  • Por fim, bebidas açucaradas

Cardápio da dieta para emagrecer 5 quilos em um mês

Café da manhã

  • 1/2 papaia batido com 1 copo de leite desnatado, 2 fatias de pão integral light, 1 fatia de ricota e 1 col. (chá) de mel
  • 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado, 1 pão francês integral ou 1 pão francês sem miolo com 1 ovo quente ou mexido, 1 maçã

Lanche

  • 1 banana em rodelas misturada com 1 col. (sopa) de aveia em flocos

Almoço

  • Salada de alface, tomate e cenoura ralada, 2 col. (sopa) cheias de arroz integral, 2 fatias de maminha ou lagarto assado, 3 ramos de brócolis, sobremesa (1 fatia de melancia)
  • Além disso, 1 prato de salada verde, 2 col. (sopa) cheias de arroz, 7 grãos ou integral, 1 filé de frango grelhado, 1 pires de abobrinha refogada, sobremesa (1 fatia de abacaxi)

Lanche

  • 2 torradas integrais com 2 col. (sopa) de requeijão light e 2 col. (chá) de geleia de morango ou framboesa diet

Jantar

  • 1 prato de sobremesa de salada caprese (tomate e mussarela de búfala em rodelas ou queijo branco em cubos e folhas de manjericão), 1 filé de peixe grelhado
  • Por fim, salada verde, 1 omelete feita com 1 ovo inteiro, 1 clara + 3 fatias de peito de peru e tomate picado

Sobre o autor

Redação

Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Emagrecimento

Sendo assim, uma dieta com mais gordura e pouco carboidrato faz com que o hormônio permaneça em níveis baixos e a glicose não seja levada para dentro da célula

Deixando a tradicional salada de lado, a dieta idealizada pela nutricionista e personal trainer Zana Morris é feita utilizando a tão temida gordura. Para ela a gordura pode ser uma aliada e tanto para a perda de peso. Por mais de 12 anos, ela acompanhou pessoas que eliminaram em média 3 kg, chegando a perder até 5 kg,  e 5 cm de cintura em duas semanas. Em seu novo livro, chamado “The High Fat Diet” (dieta da gordura, em tradução livre) ela explica como seguir essa dieta para emagrecer rápido. Veja a seguir.

O que é a dieta da gordura 

Segundo Zana, a dieta da gordura é um plano alimentar que tem o objetivo de mudar alguns aspectos hormonais do organismo. Contar calorias, sentir fome, passar horas fazendo exercícios e, mesmo assim, perder peso lentamente são situações que a criadora do método diz não existirem em sua dieta.

Por que ela emagrece?

O método funciona em função da ação da gordura sobre a insulina. Esse hormônio é liberado durante a alimentação e tem o papel de mandar a glicose, o açúcar que o corpo usa para produzir energia, para dentro da célula.

A quantidade de insulina produzida depende do tipo de comida ingerido. Açúcares e carboidratos aumentam muito os níveis de insulina no sangue, enquanto as proteínas causam um pequeno aumento. A gordura, por sua vez, não causa qualquer alteração nas quantidades de insulina. 

Sendo assim, uma dieta com mais gordura e pouco carboidrato faz com que o hormônio permaneça em níveis baixos e a glicose não seja levada para dentro da célula, onde seria transformada em energia.

Sem a energia da alimentação, o organismo é obrigado a recorrer às células de gordura acumulada no corpo para ter energia e, em consequência, ocorre a perde de peso e de medidas.

Calorias da dieta da gordura 

Essa dieta permite o consumo de 1.500 a 2.000 calorias por dia até que você perca meio quilo. Apesar de ser uma quantidade considerada alta, de acordo com Zana, existe a chamada vantagem metabólica, que determina que quando a maior parte das calorias vem da gordura, você pode consumir mais calorias.

Alimentos permitidos 

O destaque fica para as gorduras boas, presentes nas nozes, no abacate, no salmão e no azeite de oliva. Manteiga, queijos e carnes, que possuem gorduras mais prejudiciais, também fazem parte da dieta.

Alimentos evitados 

Carboidratos devem ser consumidos em quantidades bem pequenas. Isso faz com que essa dieta lembre o método Dukan, famoso por cortar pães, massas e alguns grãos.

Mais saciedade 

Saciedade é um dos pontos de destaque da dieta da gordura. A ausência de picos de glicose e a digestão mais lenta da gordura fazem com que a fome demore mais para aparecer. Além disso, os alimentos gordurosos costumam ser os mais desejados durante as dietas e, nesse caso, você pode comê-los.

Exercícios de alta intensidade devem acompanhar a dieta 

Fazer exercícios de alta intensidade com duração de 10 a 15 minutos, estão sendo apontados como uma forma eficaz de eliminar gordura corporal e aumentar a massa muscular.

Além disso, de acordo com a nutricionista, esse tipo de atividade física está relacionado a níveis mais altos do hormônio do crescimento humano (GH), importante para quem quer emagrecer.

Faz mal à saúde? 

A maior parte da gordura que você irá comer será proveniente do abacate, do salmão, das nozes e do azeite de oliva. Esse tipo é conhecido por proteger o coração e os vasos, apesar de serem calóricos.  Mas também estarão presentes alimentos como manteiga, cream cheese, carne vermelha e queijos, que têm seu consumo relacionado ao colesterol alto, doenças cardíacas e obesidade.

*Com informações do Bolsa de Mulher

  • Qual a melhor dieta para perder 5 kg em uma semana?

    O que devo comer para perder 5 kg?

    O que comer para emagrecer 5 quilos em um mês Vegetais sem amido: Couve, rúcula, espinafre, brócolis, couve-flor, pimentão, cogumelos, aspargos, tomate. Frutas: Frutas vermelhas, maçã, pêra, frutas cítricas, melão, uva, banana. Vegetais ricos em amido: Batata, ervilha, batata-doce, banana, abóbora.

    O que fazer para perder 5 kilos em 3 dias?

    Para emagrecer 5kg em pouco tempo, é necessário investir em uma dieta com poucas calorias, rica em fibras e água. Sendo assim, os alimentos ingeridos ajudarão com o funcionamento do intestino, além de agirem como diuréticos, auxiliando com a eliminação de líquidos do organismo.

    Quantos dias de jejum para perder 5 kg?

    Quando buscamos a perda de peso, jejuns de 16h a 18h, de duas a três vezes na semana, auxiliam no processo de biogênese mitocondrial, de betaoxidação e de cetoadaptação. Pessoas com dificuldade em ganhar massa muscular ou que estão em um processo de hipertrofia não podem, por sua vez, ultrapassar 12h de jejum.

    É possível perder quantos quilos em uma semana?

    Cada organismo leva um tempo para perder gordura e retenção de líquidos. Para emagrecer sem engordar de novo, é aconselhado perder entre 0,5 a 1 kg por semana, o equivalente a 2 a 4 kg por mês.