Qual a importância dos ossos do crânio para o sistema nervoso central?

Índice

Introdução

O Sistema Nervoso é responsável pela maioria das funções de controle do organismo. Ele controla as contrações musculares, o funcionamento das vísceras, os movimentos cardiorespiratórios e até mesmo os ritmos de secreção de hormônios pelas glândulas que constituem o sistema endócrino.

Além disso, o Sistema Nervoso humano integra todas as mensagens recebidas pelo corpo e coordena suas funções ou ações.

Assim como o de outros vertebrados, o Sistema Nervoso humano é centralizado. Ou seja, possui um aglomerado de células nervosas em órgãos, que em sua maioria ficam localizados na região cefálica.

O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo - que está dentro da caixa craniana - e pela medula espinhal - que é envolvida pelas vértebras da coluna. Nos seres humanos, o encéfalo apresenta um volume muito maior em relação ao tamanho do corpo que em outros vertebrados. 

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚   

O encéfalo

O encéfalo é a maior estrutura de integração e controle do Sistema Nervoso. Ele é protegido pelos ossos do crânio e por três membranas sobrepostas, chamadas meninges. Entre as meninges existe um líquido cerebrospinal (ou líquor), que protege todo o tecido nervoso. 

O encéfalo pode ser dividido em:

Cérebro

É o órgão mais volumoso do encéfalo. É dividido em hemisfério direito e esquerdo, que possuem regiões especializadas em diferentes funções, como memória, emoções, coordenação da fala, entre outras.

Além dessa divisão, o cérebro também apresenta duas porções distintas - que podem ser reconhecidas tanto no encéfalo quanto na medula espinal - chamadas substância branca e substância cinzenta.

  • Substância branca: é formada principalmente por axônios, prolongamentos de neurônios. Recebe esse nome por conter grande quantidade de mielina, material esbranquiçado que envolve alguns axônios.
  • Substância cinzenta: é formada principalmente pelos corpos celulares dos neurônios. 

Dentre as principais funções do cérebro, pode-se destacar:

  • coordenar movimentos voluntários, como caminhar e falar;
  • centro da memória, da inteligência, da linguagem e da criatividade;
  • receber e processar as informações enviadas pelos órgãos dos sentidos.

Tálamo e hipotálamo

O tálamo atua retransmitindo informações sensoriais para o cérebro e o hipotálamo.

Está envolvido no controle da temperatura corpórea, no balanço hídrico e na produção e liberação de alguns hormônios, entre outras funções. Promove um estado conhecido como homeostase, caracterizado pelo equilíbrio e harmonia de funções do organismo.

Cerebelo

Assim como o cérebro, o cerebelo apresenta dois hemisférios, constituídos por substância branca e substância cinzenta.

O cerebelo é responsável por coordenar o movimento dos músculos, pela coordenação motora, pela percepção da localização no espaço (equilíbrio) e pela postura corporal. 

Tronco encefálico

Formado por ponte e bulbo, é uma região de comunicação entre cérebro e medula espinhal.

Na ponte, ocorre o cruzamento das vias motoras, de modo que o hemisfério esquerdo do cérebro controla o lado direito do corpo e vice-versa.

O bulbo controla movimentos respiratórios e cardíacos, e está relacionado com alguns atos reflexos, ou seja, involuntários - como a tosse, a deglutição, o vômito e o espirro. 

A medula espinhal

A medula espinhal é um cordão formado por células nervosas alojado dentro da coluna vertebral. A coluna confere estabilidade à medula e a protege contra choques mecânicos. 

A medula apresenta substância branca, que fica na sua parte externa, e substância cinzenta que fica no seu centro. Ao longo da medula, saem nervos dispostos em pares, que são responsáveis por conduzir e transmitir informações ao longo de todo o corpo.

As principais funções da medula são:

  • atuar como via de conexão entre os nervos e o encéfalo;
  • centralizar alguns movimentos da musculatura conhecidos como atos reflexos.

É um órgão de enorme importância para nossa relação com o ambiente, visto que lesões na medula podem produzir paralisia e perda da sensibilidade em muitos órgãos, dos pés até a cabeça, dependendo da altura da lesão. Isso ocorre porque a lesão interrompe a comunicação entre o encéfalo e os nervos advindos de órgãos relacionados a ela.

As meninges

O Sistema Nervoso Central está contido e protegido no crânio, sendo envolvido por membranas chamadas meninges. As meninges são formadas por três camadas:

  • Dura-máter: é a meninge mais externa, formada por tecido conjuntivo denso.
  • Aracnóide: apresenta  duas partes, uma em contato com a dura-máter e outra com a pia-máter, sendo portanto a camada intermediária. A aracnóide apresenta porções que formam o espaço subaracnóideo, que contém o líquido cefalorraquidiano (ou líquor), que protege o Sistema Nervoso contra traumatismos. 

Pia-máter: é a membrana mais interna. Apresenta muitos vasos sanguíneos e é aderida ao tecido nervoso. 

Qual a importância do crânio para o sistema nervoso?

Funções do crânio Abrigar e proteger o cérebro e os órgãos da sensibilidade da cabeça; Proteger os nervos e vasos sanguíneos; Permitir a passagem de ar e alimentos através das aberturas existentes; Atuar no processo de mastigação a partir da atuação do maxilar, mandíbula e dentes.

Qual a importância dos ossos do crânio?

O crânio possui a função de proteger o encéfalo e garantir a mastigação, em razão da presença da mandíbula, entre outras funções. Podemos classificar os ossos que formam o crânio em dois grupos: ossos faciais e cranianos.

Quais são os ossos que protegem o sistema nervoso central?

O cérebro é protegido pelos ossos do crânio. Da mesma forma, a medula espinhal é protegida pelos ossos da coluna vertebral. O cérebro e a medula espinhal são rodeados e protegidos pelo líquido cefalorraquidiano (LCR).

Quais as funções dos ossos do crânio e da face?

Esses ossos incluem o par de conchas nasais inferiores, ossos nasais, maxilas, ossos palatinos, ossos lacrimais e ossos zigomáticos, bem como a mandíbula e o vômer, ossos únicos. As principais funções do viscerocrânio são dar formato à face humana e proteger os delicados órgãos ali presentes.