Qual a importância do líder ser um exemplo?

Sabe-se que para ser um bom líder é preciso de diversas competências para exercer a função com excelência, entre estas atribuições fundamentais, destaca-se o “ser exemplo”. A liderança como ato de encabeçar o time exige que a pessoa que ocupe o posto, inspire e seja guia tanto em suas ações como em seu comportamento.

Com gerações cada vez mais diferentes entrando no mercado de trabalho faz-se necessário um novo perfil de líderes, de pessoas que gerenciam times com seu exemplo, o exemplo faz com que as pessoas ao redor parem para observar e tomem boas atitudes como referencial. Um bom líder deve acolher seu time, ele pode não ser o dono de toda e qualquer informação, mas sabe aonde encontrar, sabe delegar de maneira com que cada um chegue a excelência.

O exemplo conquista seguidores. Precisamos de líderes que estejam dispostos a desenvolver pessoas, que sejam úteis para seu time, e que tenham bom comportamento, afinal se a palavra ilustra o exemplo mostra. O líder deve saber que o que ele faz deve ecoar de maneira positiva nas pessoas ao redor.

Um líder não é apenas aquele que lidera times, mas aquele que é gestor de si próprio em todos os âmbitos, pois para atingir a liderança é necessário agir como líderes, tomar as rédeas da vida em todo e qualquer lugar. Um líder também sabe como deve criticar, sabe que críticas são aceitas de melhor forma quando o apontamento de erros também traz sugestões de melhora, isso faz um líder ser diferente.

Encontrar líderes que sejam exemplos e que sejam inspiradores está cada vez mais difícil segundo uma pesquisa realizada pela consultoria de gestão de negócios e recursos humanos Kienbaum, 63% dos executivos de alta administração das organizações consultadas acreditam que há carência de líderes em suas empresas. A pesquisa ainda constatou que 85% dos profissionais que estão em posição de liderança não possuem as competências necessárias liderar de forma integral.

Tempo de leitura: 11 minutos

Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça a narração deste artigo sobre liderança:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Liderança é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal.

Quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal. Um bom líder é uma pessoa que dirige ou aglutina um grupo, podendo estar inserido no contexto de indústria, no exército etc. Existem vários tipos de líder, que mudam em função das características do grupo.

O líder tem a função de unir os elementos do grupo, para que, juntos, possam alcançar os objetivos comuns. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como estimular a equipe a dar o seu melhor.

Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. As habilidades de um líder envolvem carisma, paciência, respeito, disciplina e, principalmente, a capacidade de influenciar seus colaboradores.

Qual a importância do líder ser um exemplo?

A liderança e as qualidades de um bom líder

Uma das grandes dúvidas que pairam sobre as cabeças dos administradores e empresários nos dias de hoje é: como ser um bom líder? Como gerenciar um grupo de pessoas sem que elas se sintam cobradas demais, ou chateadas com a pressão? Liderar e motivar pessoas sem pressão e cobrança é algo difícil de ser feito, mas é possível dosar a mão para não cometer erros em excesso.

É preciso saber exatamente o que e como fazer para que seus colaboradores o vejam como um líder verdadeiro, alguém que os inspira, que dá abertura para participar e os faz trabalhar mais confiantes, e não um ditador que apenas cobra resultados, sem pensar no lado humano da relação. Por isso, saber atuar como um líder dentro de uma equipe é fundamental para o seu sucesso.

Contudo, chegar a esse objetivo não é tarefa fácil. Além de mostrar resultados, ter domínio pleno das funções e ser um profissional engajado, para ser um bom líder é preciso ter qualidades específicas — exatamente as que o diferem dos demais.

Acompanhe a seguir uma lista das principais qualidades de um bom líder:

Honestidade

Um líder precisa ser admirado para ser seguido. Para isso, sua conduta ética tem que ser exemplar. Normalmente, os líderes seguem e passam aos subordinados os valores e crenças da empresa. O ideal é incentivar seus funcionários a criar o hábito da honestidade, o que influenciará o ambiente de trabalho e os resultados.

Capacidade de delegar

Delegar funções é essencial para criar uma equipe organizada e eficiente. Além de mostrar confiança nos colaboradores, você também tem liberdade para focar nas suas competências. O caminho para delegar é identificar os pontos fortes de cada um da equipe e tirar proveito dessas particularidades.

Capacidade para definir metas

Em pequenas e grandes empresas, existem sempre muitas coisas a fazer e metas a alcançar. Para não ficar perdido entre tantas atividades, o líder deve criar uma pequena lista do que realmente é prioridade. Só assim será possível chegar onde se quer.

Além disso, os líderes precisam comunicar os objetivos de forma simples e direta aos colaboradores. A clareza facilita o alcance do resultado esperado, pois simplifica a busca por soluções eficientes.

Comunicação

Ser capaz de descrever de forma clara o que você quer é extremamente importante para o bom funcionamento de uma equipe. Treinar novos membros e criar um ambiente de trabalho mais produtivo depende de uma comunicação saudável também.

Estar acessível aos seus funcionários e conversar fora do horário de trabalho pode ajudar no processo de estabelecer uma boa comunicação.

Senso de humor

O ambiente de trabalho influencia — e muito — na produtividade. Ter um chefe mal-humorado pode atrapalhar nesse quesito. O bom humor, por outro lado, é um motivo a mais para as pessoas acordarem de manhã para virem trabalhar. Não levar problemas e preocupações tão a sério pode quebrar o clima tenso do dia a dia.

Qual a importância do líder ser um exemplo?

Confiança

Qualquer empresa enfrentará tempos ruins, mas cabe ao líder mostrar confiança no negócio e passar tranquilidade aos funcionários. Grande parte do trabalho do líder é apagar incêndios e manter a moral da equipe, assim como o nível de confiança no negócio.

Compromisso

Se você espera que sua equipe trabalhe duro e o faça com qualidade, você é o primeiro a dar esse exemplo. Não há motivação maior do que ver o chefe comprometido com o projeto que você também ajuda a criar. Provar seu comprometimento com a empresa só vai ganhar o respeito dos colaboradores, assim como inspirá-los a ir além.

Atitude positiva

Se sua equipe está feliz e otimista, ela não vai se importar de se doar um pouco mais por um objetivo comum. Como já foi dito, o exemplo é fundamental para os funcionários seguirem o líder. Portanto, ser otimista e ter atitudes positivas tornará o ambiente mais leve e produtivo.

A criação de um negócio, muitas vezes, envolve um pouco de visão. Especialmente em startups, inspirar sua equipe para investir no futuro é vital. Incentivar os funcionários e passar a sensação de que o negócio também é deles é a melhor forma de reter talentos e mantê-los engajados.

Criatividade

Como líder, é importante aprender a tomar decisões rápidas e lidar com improvisos. Abusar da criatividade pode ajudar nessas horas. Nem tudo vai correr conforme o planejado, e é aí que sua intuição entra em cena. Geralmente, se basear nas experiências passadas pode ajudar a tomar uma boa decisão.

Aprimoração constante

Melhorar seu desenvolvimento pessoal pode ajudá-lo a se tornar um líder melhor. Para construir uma carreira, você deve manter-se aberto às mudanças e estar disposto a crescer.

Realizar uma avaliação periódica das suas próprias habilidades também contribui para saber se suas competências estão no nível adequado ou se têm de ser melhoradas.

Um bom líder precisa ter uma conduta distinta, que possa ser espelhada pelos demais funcionários. Além disso, ser capaz de liderar significa ter consciência de que aprimorar-se constantemente é fundamental.

Tipos de liderança

Os três estilos clássicos de liderança, que definem a relação entre o líder e os seus seguidores, são: Autocrática, Democrática e Liberal (ou Laissez-faire).

  1. Liderança Autocrática: é um tipo de liderança autoritária, na qual o líder impõe as suas ideias e decisões ao grupo. O líder não ouve a opinião do grupo;
  2. Liderança Democrática: o líder estimula a participação do grupo e orienta as tarefas. É um tipo de liderança participativa, em que as decisões são tomadas após debate e em conjunto;
  3. Liderança Liberal: há liberdade e total confiança no grupo. As decisões são delegadas e a participação do líder é limitada.

Liderança nas organizações

Em uma organização, a liderança é tema de fundamental importância pois está relacionada ao sucesso ou ao fracasso, ao atingir ou não os objetivos definidos. Principalmente no contexto empresarial ou de uma organização, é importante saber fazer a distinção entre líder e chefe.

Um chefe tem autoridade para mandar e exigir obediência dos integrantes do grupo porque, muitas vezes, se considera superior a eles. Um bom líder aponta a direção para o sucesso, exercendo disciplina, paciência, compromisso, respeito e humildade.

Direcionar é uma das principais funções administrativas que definem a atuação de um líder em relação à sua equipe. Dentro de processos administrativos, a única função que é pessoal, isto é, que tem como foco o recurso humano, é a direção.

Segundo a teoria neoclássica da administração, esse papel consiste em dirigir esforços para um propósito comum, o que envolve comunicação, liderança, motivação, orientação etc. Existem, portanto, três níveis de direção em uma organização. São eles:

  • direção da empresa, ou de grandes áreas da empresa;
  • gerência de departamentos ou unidades;
  • supervisão de grupos de pessoas ou tarefas.

A partir disso, são encontrados nas empresas estilos diferentes de direção, tanto em um nível estratégico ou institucional quanto em um nível tático ou operacional.

As principais características desejáveis na direção de líderes foram destacadas ao longo do texto, porém, há também formas de liderar que não são consideradas adequadas e que não produzem efeitos positivos para a organização como um todo.

Teoria X

Segundo a visão da famosa Teoria X de Douglas McGregor, teórico da administração, o homem é um ser que tem aversão ao trabalho e que o faz apenas por obrigação, não havendo nenhum tipo de satisfação associada à prática.

Logo, a liderança mais adequada para lidar com esse indivíduo é carregada de autoritarismo e uma supervisão rígida, entre outras características que serão destacadas abaixo.

Apoiando-se nesse olhar, a liderança, muitas vezes, é construída de maneira equivocada, com excesso de controle e pouco conhecimento acerca da equipe que lidera.

Conheça as características da liderança baseada na Teoria X e o que deve ser evitado por líderes que querem ter um ótimo desempenho com suas equipes.

Qual a importância do líder ser um exemplo?

Autoritarismo

O autoritarismo é uma marca desse estilo de liderança, sendo uma das características mais indesejadas por colaboradores.

Um líder autoritário subestima a inteligência dos seus liderados, passa por cima das suas opiniões e toma decisões baseado, unicamente, no que acredita que seja certo. Há ausência total de comunicação nesse tipo de relação.

Pressão

Há muitas maneiras de motivar colaboradores, porém, por muito tempo se acreditou que a melhor delas era a pressão.

Por um lado, é possível, sim, compreender que há um tipo de pressão positiva, aquela que incentiva as pessoas a produzirem mais e com maior eficiência.

No entanto, o tipo de pressão que líderes exercem em suas equipes pode ser, muitas vezes, prejudicial para a produtividade e, até mesmo, para a saúde física e psicológica das pessoas.

É preciso ter cuidado com o que se compreende por motivar, incentivar e estimular, evitando pressionar a equipe excessivamente.

Centralização

A terceira característica indesejável que um líder ruim pode ter é a centralização de processos, tarefas e decisões em torno de si.

Os conceitos de centralização e descentralização possuem relação direta com o poder. Descentralizar não é simplesmente delegar tarefas. Consiste em distribuir o poder entre os membros da equipe, dando maior liberdade de decisão a seus integrantes.

Dessa forma, centralizar é o mesmo que não fornecer qualquer tipo de autonomia a seus liderados, diminuindo o grau de motivação e produtividade no geral.

Todas essas características formam um ambiente organizacional tenso, produzindo insatisfação em cadeia, desmotivação com o trabalho em si e doenças ocupacionais.

A liderança é um reflexo da cultura organizacional, valorizando os princípios estabelecidos pela instituição a fim de garantir os resultados e a saúde dos colaboradores.

Aproveite a sua visita para tirar suas dúvidas com as 12 perguntas mais realizadas sobre lideranças!


O que é liderar pelo exemplo?

Liderar pelo exemplo significa ser capaz de mostrar o caminho tanto com suas palavras quanto com suas ações. Você também deve liderar através dos bons tempos e os maus momentos com coerência.

Qual a importância de ser um líder?

O líder é o principal formador de opinião nas equipes e personifica a empresa perante seu time. A empresa é percebida pelo colaborador por meio das atitudes da liderança e há o papel claro de, em paralelo com a comunicação interna, disseminar a estratégia do negócio ao seu grupo.

Qual é a importância da competência ser exemplo?

Sabe-se que para ser um bom líder é preciso de diversas competências para exercer a a função com excelência, entre estas atribuições fundamentais, destaca-se o “ser exemplo”.

Quais são os exemplos de liderança?

7 tipos de liderança e suas características.
Liderança autocrática (chefe) ... .
Liderança democrática (foco no desenvolvimento do grupo) ... .
Liderança liberal. ... .
Liderança com base no coaching. ... .
Liderança situacional. ... .
Liderança técnica. ... .
Liderança carismática..