Qual a via é a estrutura que recebe as informações sensoriais no sistema nervoso central?

O sistema nervoso central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo fica protegido pelo crânio, enquanto que a medula espinhal fica protegida pela coluna vertebral.

O encéfalo é uma estrutura que se forma quando se inicia o desenvolvimento embrionário, e à medida que o embrião se desenvolve ele se diferencia em três partes: cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Todas essas partes, inclusive a medula espinhal, são envolvidas por membranas de tecido conjuntivo chamadas de meninges, e o espaço entre o sistema nervoso e as meninges é preenchido pelo líquido cerebrospinal, que tem a função de nutrir o SNC e também de amortecer e protegê-lo contra choques e movimentos súbitos.

Cérebro

O cérebro é a parte mais desenvolvida do encéfalo humano. É um órgão capaz de armazenar informações, sendo considerado o centro da inteligência e do aprendizado. Possui uma superfície cheia de sulcos e depressões chamadas de circunvoluções cerebrais, e se divide em dois hemisférios cerebrais, o direito e o esquerdo. Esses hemisférios são unidos pelo corpo caloso, uma ponte formada por mais de 200 milhões de fibras nervosas. A camada externa dos hemisférios cerebrais é composta por uma substância cinzenta chamada de córtex cerebral, formada por mais de 10 bilhões de neurônios. A região interna dos hemisférios tem uma massa de cor mais clara do que o córtex, e por isso é chamada de substância branca. Nessa região há neurofibras (prolongamentos dos neurônios) que levam e trazem, do córtex, informações e instruções para o funcionamento corporal.

O córtex cerebral, junto a outras regiões do encéfalo, é responsável por controlar a percepção, as emoções e os atos voluntários, sendo que o córtex recebe e interpreta todas as informações dos órgãos dos sentidos, sendo ele a estrutura responsável pelo pensamento, aprendizagem, linguagem, consciência, memória e inteligência.       

Cada um dos hemisférios cerebrais é dividido em cinco lobos, sendo que quatro lobos recebem os nomes dos ossos que os envolvem:

- Lobos frontais: região do cérebro responsável pelos pensamentos e fala, além do controle dos músculos esqueléticos do lado oposto do corpo;

- Lobos parietais: localiza-se nas laterais superiores da cabeça, e é uma região que está relacionada com as sensações oriundas da pele, músculos, juntas e tendões;

- Lobos temporais: são encontrados nas regiões laterais inferiores da cabeça, na altura das têmporas, e estão associados à audição;

- Lobos occipitais: localizado na parte posterior da cabeça, é uma região que está relacionada à visão;

- Lobos olfativos: situados na região inferior do cérebro, e estão associados ao sentido do olfato.

Tálamo e hipotálamo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O tálamo é uma estrutura que recebe impulsos dos órgãos dos sentidos, com exceção do olfato, e os transmite às regiões responsáveis pela sua interpretação no córtex cerebral. Informações provenientes do córtex passam pelo tálamo para depois seguirem para a medula ou para o tronco encefálico. Acredita-se que ele também tenha papel importante na regulação do estado de consciência, alerta e atenção.

O hipotálamo se localiza sob o tálamo e tem o tamanho de um grão de ervilha. É uma região importante para o controle das emoções e regulação do equilíbrio interno do organismo, como temperatura corporal, apetite, sede, excesso ou falta de água no corpo, pressão sanguínea, raiva, instinto sexual, medo, prazer, ciclo menstrual e controle dos hormônios da hipófise.

Tronco encefálico e cerebelo

Qual a via é a estrutura que recebe as informações sensoriais no sistema nervoso central?

O tronco encefálico é composto pelo mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano

O tronco encefálico é composto por mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano. O mesencéfalo está localizado ao lado do tálamo e hipotálamo, e é responsável pelos reflexos visuais e auditivos. A ponte é o centro de retransmissão de impulsos, e se constitui de fibras nervosas que se unem ao cerebelo e ao córtex cerebral. O bulbo raquidiano, também chamado de medula oblonga, é constituído de importantes regiões que controlam as funções vitais como ritmo cardíaco, vasoconstrição, respiração etc.

O cerebelo está localizado entre a parte posterior do cérebro e a ponte, no tronco encefálico. Tem estrutura parecida com o cérebro, e atua na coordenação de movimentos do corpo, equilíbrio, manutenção da postura e tônus muscular. O cerebelo se liga ao córtex cerebral, medula espinhal e tronco encefálico através de inúmeras fibras nervosas.

Medula espinhal

Qual a via é a estrutura que recebe as informações sensoriais no sistema nervoso central?

A medula espinhal fica protegida pelas vértebras

Localizada no interior da coluna vertebral, a medula espinhal é revestida pelas meninges e composta por trinta e um nervos espinhais. Podemos dizer que a medula é uma estação nervosa, pois a maioria das informações das diversas regiões do corpo chega primeiro a ela para depois serem retransmitidas ao encéfalo. Além de servir como mediadora de informações, a medula também produz estímulos simples, que permitem à pessoa reagir com rapidez em situações de emergência, antes que a informação chegue ao cérebro e a pessoa tenha consciência do que está acontecendo, como retirar a mão de um objeto muito quente.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Como as informações sensoriais chegam ao sistema nervoso?

A informação sensorial chega ao Sistema Nervoso Central através dos Nervos Periféricos e é conduzida imediatamente para o sistema nervoso central, passando pela medula espinhal, tronco encefálico, cerebelo, tálamo, e por fim em áreas sensitivas do córtex cerebral.

Quais são as principais vias sensoriais?

Os órgãos sensoriais pele, língua, olhos, nariz e ouvido são responsáveis, respectivamente, pelos sentidos sensoriais tato, paladar, visão, olfato e audição.

Qual é o responsável pela transmissão de informações dos receptores sensoriais para o sistema nervoso central?

Os neurônios são células nervosas responsáveis pela recepção, transmissão e processamento de estímulos.

Quais são as vias dos impulsos nervosos?

As grandes vias aferentes levam aos centros nervosos suprassegmentares os impulsos nervosos originados nos receptores periféricos. Essas vias têm os seguintes elementos: o receptor, o trajeto periférico, o trajeto central e a área de projeção cortical.