Qual a importância do desenvolvimento motor

Que os bebês crescem e se desenvolvem em um piscar de olhos, nós, mamães, já sabemos. Com o desenvolvimento motor infantil, não é diferente: os bebês começam a sustentar a cabeça perto dos três meses, rolar por volta dos cinco meses e, aos seis meses, muitas vezes, já sentam sozinhos – apesar de ainda terem dificuldade em permanecer nesta posição, o que só ocorre por volta dos oito meses. Perto dos nove meses, já engatinham e começam a ficar de pé e, por volta dos doze, muitas vezes já andam. Tudo isso em UM ANO (sério, gente: ainda fico chocada, rs!).

É lógico que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento e o seu filho não deve ser comparado com o da sua amiga; estas são só algumas referências para os marcos de desenvolvimento, ou seja, o que o seu pituco já conquistou e o que ainda precisa ser trabalhado. É por isso que eu uso um aplicativo chamado Kinedu, onde eu não só acompanho o desenvolvimento da Anne Liv em todas as áreas (física, cognitiva, linguística, socioafetiva e saúde), como também recebo dicas diárias de atividades para ajudá-la a trabalhar cada etapa do desenvolvimento dela, inclusive o desenvolvimento motor infantil.

Clique AQUI e baixe o Kinedu, o app que os pediatras recomendam!

Para que o desenvolvimento motor infantil seja adequado, os cuidadores (mamães, papais, vovós e outras pessoas que convivem com a criança) devem oferecer um ambiente com diversos estímulos e atividades voltadas para o estágio de desenvolvimento dela. O legal é que, conforme eu marco no Kinedu cada progresso que a Liliu fez, o app entende que ela avançou no “Jogo da Vida” (rs!) e começa a oferecer esses conteúdos (atividades e artigos) de acordo com a nova fase dela.

Qual a importância do desenvolvimento motor

Atividades para estimular o desenvolvimento motor infantil

Se você tiver o Plano Premium (eu tenho e super recomendo!), também dá para acessar o catálogo completo, filtrar pela idade, pela área que você quer trabalhar e, em seguida, pelo tema. Estas são algumas atividades para o desenvolvimento motor infantil que eu selecionei no Kinedu para exemplificar aqui (mas são mais de 1.600 atividades em vídeo divididas por tema e área do desenvolvimento!):

Atividade: Mantenha a cabeça erguida

Qual a importância do desenvolvimento motor

Para bebês de 3 a 5 meses, esta atividade ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e estimula o controle da cabeça.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Apoio

Qual a importância do desenvolvimento motor

Para bebês de 8 a 10 meses, esta atividade estimula a coordenação motora grossa do bebê para ensiná-lo a se levantar com algum apoio.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

Atividade: Passo a passo

Qual a importância do desenvolvimento motor

Para bebês de 10 a 12 meses, esta atividade estimula a coordenação motora grossa para ajudá-lo a se levantar e andar.

Baixe o Kinedu para iPhone e Android e veja o vídeo da atividade agora mesmo!

O Kinedu é um aplicativo gratuito, mas a versão premium dele (que, além de dar acesso ao catálogo completo de atividades e artigos, permite que a família toda use!) tem um teste grátis de 7 dias, o que é ótimo para as mamães baixarem e experimentarem. Tenho certeza que você, como eu, vai se apaixonar!

Clique AQUI e baixe o Kinedu grátis para iPhone e Android!

Você também pode se interessar por:

Brincadeiras educação infantil | coordenação motora

Dicas para estimular o bebê a engatinhar

Atividades para estimular o bebê a andar

Como você faz para estimular o desenvolvimento motor infantil? Tem outras dicas que você usa com o seu filho? Deixa nos comentários, é sempre enriquecedor trocar experiências com outras mamães!

Beijos com amor,

Ju e Kinedu

publicidade

O que é desenvolvimento motor e por que ele é importante?

O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.

Qual a importância do desenvolvimento motor na primeira infância?

Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais, intelectuais e culturais. O contrário também ocorre, porque qualquer dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio que não domina e deixe de realizar, ou realizar com pouca frequência, determinadas atividades.

Por que é importante compreendermos o desenvolvimento motor?

O desenvolvimento motor é de extrema importância, pois e com isso que as crianças são capazes de controlar seu próprio corpo. O desenvolvimento motor e o processo no qual ocorre uma maturação do sistema nervoso central (cérebro) permitindo que tanto receba informações do meio quanto interaja com o meio ambiente.

Qual a influência do desenvolvimento motor na aprendizagem?

O desenvolvimento motor faz com que a criança se torne independente, pois com o movimento dos braços ela manipula objetos e com o andar ela tem a possibilidade de exploração ampliada assim aumentando a sua visão de mundo.