Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?

Uma das teorias sobre o povoamento das Américas afirma que os primeiros humanos chegaram à região ao cruzarem o Estreito de Bering. Estudos de arqueologia dizem que grupos humanos, acompanhando manadas de mamute (tipo de elefante já extinto), teriam passado pelo Estreito, iniciando assim a ocupação das Américas.

O que é arqueologia?

Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?
Urna funerária Marajoara. Foto: Maurício de Paiva/Entorno

Arqueologia é o estudo das sociedades do passado através dos vestígios materiais por elas deixados.

Seu objetivo é compreender os modos de vida daquelas populações.

Os estudos arqueológicos podem ser sobre diferentes épocas, desde os tempos mais antigos, a partir do surgimento da espécie humana, até períodos mais próximos do presente.

Onde fica o Estreito de Bering?

Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?
Estreito de Bering. Fonte: Google MapsEstá localizado entre a Sibéria, na Ásia, e o Alasca, na América do Norte. Há mais ou menos 12 mil anos essa região estava toda congelada, formando uma “ponte” entre os dois continentes.

As populações que iniciaram a ocupação das Américas teriam ido primeiro aos planaltos norte-americanos e, daí iniciado seu deslocamento rumo ao sul, espalhando-se por todo o continente.

Como eram os primeiros povos das Américas?

Essas populações eram formadas por caçadores-coletores, isto é, povos que viviam da caça e da coleta de produtos vegetais. Esses povos apresentavam uma grande variedade de características físicas. Havia desde indivíduos semelhantes aos povos mongolóides, com feições orientais até pessoas com traços muito mais parecidos com os traços dos grupos que habitavam a África e a Austrália.

Dos povos com traços orientais descendem todos os grupos indígenas existentes hoje.

Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?
Povoamento das Américas. Fonte: Divisão científica MAE/USP. Modelo criado a partir de um crânio datado em 11.500 anos e retirado de escavações feitas na região de Lagoa Santa (MG). Primeira brasileira, batizada de Luzia, apresenta traços muito parecidos com os grupos que habitavam a África e a Austrália. Foto: Elver Luiz Mayer (Laboratório de Estudos Evolutivos Humanos - IB/USP.

Quais eram os animais caçados por esses povos?

Alguns dos animais caçados eram os mastodontes, os cavalos, a preguiça-gigante, o tigre-dente-de-sabre, o tatu-gigante. Todos foram extintos por causa do excesso de caça e do aumento gradual da temperatura, ocorrido no final do período geológico chamado de Pleistoceno. Pleistoceno é o período entre 4 milhões e 10 mil anos atrás.

Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?
Ilustração de um tigre-dente-de-sabre, animal extinto no período geológico chamado Pleistoceno. Ilustrador 8D - José Vitor Calfa.
Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?
Ilustração de preguiça-gigante e tatu-gigante, animais extintos no período geológico chamado Pleistoceno. Ilustrador 8D - José Vitor Calfa.

Se todos foram extintos, de onde vieram os cavalos que conhecemos?

Os cavalos foram reintroduzidos pelos europeus quando chegaram no continente americano.

Sabe-se ao certo como aconteceu o processo de ocupação?

Mais ou menos... O problema é que vestígios arqueológicos encontrados nas últimas décadas indicam que populações humanas já habitavam o continente americano muito antes dessa travessia pelo Estreito de Bering.

Essa travessia, então, não marcou o início da ocupação humana nas Américas?

É possível que não. Segundo alguns pesquisadores, há cerca de 50 mil anos, outras migrações tenham ocorrido, pelo próprio Estreito de Bering ou por rotas alternativas, inclusive marítimas, já que os agrupamentos humanos da época possivelmente dominavam a técnica da navegação.

Qual a data da ocupação do continente americano?

Existem muitas dúvidas sobre a data das primeiras migrações, pois ao longo dos anos novas descobertas arqueológicas são feitas, ampliando o conhecimento que se tinha até então sobre o povoamento das Américas.

Mas existe alguma coisa certa?

Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?
Detalhe de escavação. Fotos: Maurício de Paiva/Entorno

É certo que por volta de 10 mil anos atrás já existia a presença humana em todo o continente. Isso é comprovado por registros arqueológicos. Também é certo que há cerca de 12 mil anos uma parte do território brasileiro já era ocupada por populações de caçadores-coletores.

E como se tem certeza disso?

Pelas descobertas arqueológicas dessas ocupações: vestígios de objetos que as pessoas usavam para viver, como instrumentos de pedra lascada, raspadores e pontas que parecem ser de flechas. Talvez parte dos instrumentos de caça tenha sido feita de materiais como madeira e dentes de animais que apodrecem ao longo do tempo e, por isso, desapareceram sem deixar rastro. Esses vestígios formam a cultura material desses povos.

O que é cultura material?

A cultura material é qualquer objeto ou elemento de uma população humana que possua forma e função. São objetos como vasos de cerâmica ou machados feitos de pedra polida, e sinais encontrados na paisagem, como muros, estradas, roças feitos pelos povos antigos. São esses objetos e elementos da natureza que a arqueologia estuda.

Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?
Urna funerária Marajoara. Foto: Wagner Souza e Silva (MAE/USP)
Qual a hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?
Pontas de projéteis Umbu. Instrumentos utilizados pelos grupos caçadores-coletores-pescadores do sul do Brasil. Foto: Wagner Souza e Silva (MAE/USP)

Fontes de informação

 

Qual hipótese mais aceita sobre o povoamento da América?

De acordo com a teoria de Bering, o homem teria chegado à América através do Estreito de Bering, localizado entre o extremo leste do continente asiático e o extremo oeste do continente americano, os dois pontos se encontram separados por 85 km.

Qual a primeira hipótese sobre o povoamento da América?

De acordo com a teoria mais aceita, os indivíduos passaram da Ásia para a América em várias ondas migratórias, através do estreito de Bering (entre a Sibéria e o Alasca), durante os três últimos períodos glaciais (9-14 mil, 25 mil e 40 mil anos atrás), pois nesses momentos, em razão do baixo nível dos mares, formou-se ...

Quais são as quatro hipóteses do povoamento da América?

Hipóteses do Povoamento.
Hipótese do Povoamento pelo Estreito de Bering..
Hipótese Malaio-Polinésia..
Hipótese do povoamento pelo Oceano Pacífico..

Qual tese sobre o povoamento da América é mais aceita pela arqueologia?

2 resposta(s) Teoria do Povoamento pelo Estreito de Bering.