Qual é a importância da agricultura moderna?

1. A importância da agricultura no Brasil

A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil.

Seus objetivos principais são:

– aprovisionar os habitantes das cidades

– conceber excedentes para a exportação

– gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustível alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.

Parte da economia brasileira depende da agricultura, pois este é um setor que gera empregos para 22% da população ativa*, 20% das exportações são de produtos agrícolas, 12 do PIB (Produto Interno Brasileiro) são representados pela agricultura. 

Apesar de o Brasil possuir ótimas condições, desde o clima até o solo, não chega ser um país auto-suficiente, produtos como, por exemplo, o trigo, que é proveniente de países estrangeiros, para ser cultivado no Brasil, possui um valor muito elevado, além disso, muitos produtos são produzidos exageradamente para atender a demanda externa, e toda essa situação exige muito investimento.

Qual é a importância da agricultura moderna?

O trigo é um dos produtos mais caros que é importado para o Brasil.

*População economicamente ativa representa todas aquelas pessoas acima de 10 anos que estão dispostos a vender o seu trabalho.

Home / GPS&SIG / Agricultura moderna e seus benefícios –tendências, implicações e panoramas

Panorama
Recentemente, experimentamos desenvolvimentos na indústria agrícola que incluem desde ferramentas avançadas até técnicas que resultam em um ambiente eficiente e sustentável e melhor disponibilidade de alimentos. Um grande número de tendências globais está influenciando a sustentabilidade do sistema agrícola e dos alimentos como um todo. Espera-se que a população mundial continue a aumentar exponencialmente – aumentando também a demanda por produtos agrícolas.
A mudança climática também está afetando desproporcionalmente as regiões inseguras, o que, por sua vez, está prejudicando a produção agropecuária e pesqueira. A fim de satisfazer o aumento da demanda na produção agrícola, as práticas agrícolas existentes parecem resultar em uma competição mais intensa pelos limitadosrecursos naturais, maior desmatamento, aumento das emissões de gases de efeito estufa e degradação da terra.
A pobreza extrema e a fome foram reduzidas globalmente por mais de duas décadas. No entanto, mais de 400 milhões de pessoas que vivem em áreas rurais ainda são extremamente pobres hoje. Desastres naturais e crises interromperam o acesso a alimentos e prejudicaram o desenvolvimento de mão de obra de qualidade por área de terra.
Melhorias tecnológicas, juntamente com cortes drásticos no uso de combustíveis fósseis agrícolas, vão ajudar a enfrentar a intensificação dos desastres naturais e as mudanças climáticas, que afetam todos os aspectos da vida humana e do ecossistema em geral. Maior desenvolvimento no controle de pragas e doenças ajudará a evitar a produção agrícola. Essas preocupações podem ser abordadas se os sistemas alimentares forem mais eficientes, resilientes e inclusivos.

Tendências e Implicações

Sementes de Alto Desempenho
Sementes de alto desempenho têm suas próprias características que as tornam únicas e capazes de tirar o máximo proveito da água de irrigação e dos nutrientes. A quantidade e a qualidade do rendimento obtido são superiores em comparação a outras sementes tradicionais. Além disso, essas sementes são delicadas, implicando que cuidados especiais devem ser tomados para que a produção não diminua.
Práticas de irrigação
A água é essencial para qualquer crescimento nas culturas. É o sangue da vida agrícola. O desenvolvimento do padrão de cultivo, a combinação de culturas e a extensão da superfície a ser plantadasão dependentes da água. A rega adequada e oportuna da plantaçãoé fundamental para melhores rendimentos. Assim, sem medidas de irrigação adequadas, não é possível plantar sementes de alto rendimento e fazer uma fertilização adequada.
Fertilizantes
Os fertilizantes são um ingrediente importante para qualquer agricultura moderna. Eles facilitam o aumento da produção de culturas de sementes de alto rendimento. Usar biofertilizantes é ainda melhor porque eles são sustentáveis ​​e ecologicamente corretos.
Pesticidas
O uso de substâncias químicas para controlar as pragas que atacam as culturas é uma prática agrícola essencial. No entanto, há um grande número de plantas que se contaminam, causando problemas de saúde. Na agricultura moderna, os produtores estão adotando o gerenciamento integrado de pragas como uma alternativa sustentável para pesticidas. Este sistema GIP causa menos danos ao meio ambiente. Um bom exemplo é o plantio de culturas resistentes a pragas, tornando o uso de pesticidas químicos o último recurso.
Rotação de culturas
A rotação de diferentes tipos de culturas no mesmo pedaço de terra dá ao solo uma oportunidade para recuperar os nutrientes que foram usados ​​pela cultura anterior. Esta técnica é uma das mais poderosas ferramentas naturais da agricultura moderna, erradicando efeitos do mesmo cultivo ano após ano. Outro benefício crítico é o controle biológico de pragas e a reposição natural dos nutrientes no solo para a próxima estação.
Maquinário
A eficiência, a produção de alto rendimento e a conservação do meio ambiente dependem fortemente da tecnologia moderna. É um elemento de grande importância. O acesso a máquinas e máquinas modernas são fatores-chave para o sucesso da agricultura moderna. A maquinaria agrícola moderna desempenha diferentes papéis em diferentes estágios da cultura, que resultarão em uma melhor produção. Atividades como plantio, cultivo, aplicação de fertilizantes e processos de controle de pragas dependem fortemente de maquinário moderno.
Tecnologia
A tecnologia agrícola é uma das áreas mais surpreendentes e revolucionárias do campo, uma vez que se concentra na produção de alimentos suficiente para atender à demanda sempre crescente da população. Os agricultores modernos agora podem fazer mais do que os agricultores do passado. Máquinas que se auto-operam, o uso do sistema de posicionamento global, entre muitos outros, tornou-se possível com o avanço da tecnologia.
Essencialmente, sem a tecnologia moderna, as práticas agrícolas não seriam capazes de suprir a demanda por alimentos consumidos pela população em geral.
Vantagens da agricultura moderna
A tecnologia moderna tem conseguido acompanhar a crescente demanda da população mundialpor alimentos. Um aumento no rendimento das colheitas primárias e menores preços dos alimentos são resultado da tecnologia moderna, como novas variedades de culturas, o uso de big data e agricultura de precisão.

Qual a importância da agricultura moderna para a sociedade?

A agricultura moderna se estende muito além da produção tradicional de alimentos para humanos e animais. Além disso, a agricultura moderna visa melhorar o desenvolvimento de plantas cultivadas, reduzindo o uso de recursos naturais.

Quais são as vantagens da agricultura moderna?

Vantagens da agricultura moderna Um aumento no rendimento das colheitas primárias e menores preços dos alimentos são resultado da tecnologia moderna, como novas variedades de culturas, o uso de big data e agricultura de precisão.

Qual é a função da agricultura moderna?

A agricultura moderna é sustentada pelas inovações tecnológicas, promovendo investimento constante na seleção das melhores toxinas, enzimas ou hormônios para o controle de pragas e no desenvolvimento de sistemas práticos de produção e distribuição, reduzindo o impacto desses produtos no meio ambiente.

O que é agricultura moderna exemplos?

A agricultura moderna é aquela em que o sucesso do processo depende do uso de tecnologia, acesso a recursos, gestão, investimento, características do mercado e apoio a nível governamental. Este tipo de prática permite um melhor controle dos fatores envolvidos nos processos de culturas agrícolas e pecuária.