Qual a importância do desenvolvimento das habilidades para o mundo do trabalho?

O profissional do futuro é aquele que reúne um leque de competências e habilidades importantes para o mercado de trabalho, sendo capaz de superar crises e influenciar positivamente no sucesso do negócio.

A pessoa que procura aumentar a renda precisa contar com essas características, que podem ser adquiridas de diversas formas ao longo da vida, durante a formação superior e, até mesmo, no próprio ambiente de trabalho.

Se você se interessou pelo assunto, continue a leitura deste post. Nele, vamos explicar quais são as diferenças entre competência e habilidade, quais são as mais desejadas pelo mercado de trabalho e qual é a importância da especialização constante para obtê-las. Confira!

  • Qual é a diferença entre competência e habilidade?
  • Quais são as habilidades mais desejadas pelo mercado?
    • 1. Resolução de problemas
    • 2. Proatividade
    • 3. Trabalho em equipe
    • 4. Comunicação
  • Por que você deve buscar se especializar constantemente?
    • Desenvolver novas habilidades e competências
    • Acompanhar as tendências do mercado
    • Ter um diferencial diante dos concorrentes

Qual é a diferença entre competência e habilidade?

Apesar de muita gente pensar que os dois termos são sinônimos, há diferenças importantes entre as competências e as habilidades. Compreendê-las é fundamental não apenas para se preparar para o mercado de trabalho, mas também para entender o que uma empresa busca em seu colaborador, por exemplo.

As competências são aqueles conhecimentos que podemos aprender e desenvolver durante as diversas experiências de nossas vidas, como em cursos, treinamentos, trabalhos etc. Podemos dizer que elas são desenvolvidas com o objetivo de serem utilizadas para a realização de uma determinada tarefa.

Por sua vez, as habilidades são qualidades que uma pessoa têm, que a auxiliam a realizar determinada ação, podendo servir também para adquirir novas competências. 

Imagine, por exemplo, um estudante de Medicina: durante o curso, ele aprende a ter destreza com o bisturi, tornando-se competente nisso. Porém, ele sempre teve a habilidade de agir com clareza sob pressão, o que o auxiliará a realizar o seu trabalho como cirurgião.

É possível dizer que competências são conhecimentos que foram aprendidos para solucionar um problema, enquanto as habilidades são características da personalidade que transformam esse saber em ação, de forma a atingir um objetivo.

Quais são as habilidades mais desejadas pelo mercado?

Para acompanhar as transformações do mercado, é fundamental ir além do conhecimento formal e desenvolver as habilidades corretas, de acordo com o seu perfil e os seus objetivos profissionais.

Pensando nisso, a seguir apresentamos as mais desejadas pelo mercado de trabalho.

1. Resolução de problemas

Independentemente da carreira escolhida, durante um dia de trabalho, é comum nos depararmos com problemas que afetam — e, às vezes, até impedem — a boa execução das nossas tarefas. Quando isso acontece, não adianta fugir: é preciso encará-los de frente!

Saber como resolver os problemas é uma das principais habilidades buscadas pelos recrutadores. Afinal, ela garante que você terá uma boa percepção e tranquilidade para tomar decisões mais acertadas ao procurar por soluções.

2. Proatividade

Um profissional proativo é aquele que toma a iniciativa não apenas em relação às tarefas do dia a dia na empresa, mas também quando é preciso resolver problemas. Além disso, esse perfil de colaborador costuma se destacar positivamente no que diz respeito à liderança da equipe e à capacidade criativa aplicada ao trabalho.

Outro fator que faz com que o mercado de trabalho esteja sempre em busca de profissionais proativos é que eles costumam estar mais atualizados sobre sua área de atuação. Para a empresa, isso significa que os negócios não ficarão ultrapassados.

3. Trabalho em equipe

Por meio do trabalho em equipe é possível não apenas aprimorar o desempenho e a produtividade da empresa, mas também fazer com que colaboradores de diferentes vivências e perfis trabalhem juntos no desenvolvimento de suas tarefas. 

Essa prática possibilita ao produto final ter mais chances de agradar os diferentes tipos de consumidores com sucesso. Por isso, é muito importante que o profissional conte com a habilidade de trabalhar em equipe.

4. Comunicação

Muita gente acha que, para ser um bom comunicador, é preciso ser extrovertido. Na verdade, para ter uma boa comunicação, é preciso fazer com que o maior número de pessoas consiga compreender uma ideia ou um conceito que você está querendo transmitir.

Para isso, é fundamental expressar as suas ideias de forma clara e objetiva, ser sucinto, dar preferência a um vocabulário de fácil entendimento e considerar o público com o qual você está se comunicando. Lembre-se de que a mensagem deverá ser adaptada à sua audiência!

Por que você deve buscar se especializar constantemente?

Como dissemos anteriormente, o mercado de trabalho está em constante transformação. Por isso, para que o profissional não perca espaço para a concorrência, é fundamental que se mantenha atualizado. E a melhor forma de conseguir isso é por meio de especializações.

A seguir, entenda alguns dos benefícios de realizar uma especialização!

Desenvolver novas habilidades e competências

Vimos no decorrer deste artigo o que são as habilidades e competências e qual a sua importância para o profissional que deseja encontrar o seu lugar no mercado. 

A boa notícia é que elas podem ser desenvolvidas por meio da especialização. Afinal, ao fazer cursos, ou até mesmo uma pós-graduação, você estará não apenas aprendendo novos conhecimentos, mas também aprimorando as suas habilidades.

Acompanhar as tendências do mercado

A especialização é uma ótima oportunidade para manter-se por dentro das tendências de sua área de atuação. Afinal, conhecer as tecnologias, os procedimentos e as técnicas mais recentes é de grande importância para exercer a sua profissão.

Dessa forma, você adquire competências práticas, complementares ao conhecimento acadêmico — principalmente se você trabalha em setores que passam por constante inovação.

Ter um diferencial diante dos concorrentes

Por fim, a especialização constante é fundamental para ficar um passo à frente dos seus concorrentes na hora de se candidatar a uma vaga de trabalho. Afinal, a tendência é que o recrutador dê preferência por aquele profissional que esteja melhor preparado para atuar na empresa — e nada melhor que cursos e pós-graduações para atingir esse patamar!

Como vimos, as competências e habilidades são características importantes para se destacar no mercado de trabalho, não importando a sua área de atuação. Portanto, comece agora mesmo a desenvolvê-las para conseguir boas oportunidades em sua carreira!

E você, conhece alguma outra competência ou habilidade importante? Compartilhe-a conosco, aqui nos comentários!

Qual a importância de desenvolver a habilidade para o mundo do trabalho?

A habilidade profissional é fundamental para que um indivíduo realize uma tarefa no trabalho com excelência. Dessa forma, é indispensável para uma carreira bem-sucedida. Afinal, o profissional que agrega habilidades, evidentemente, tem mais chances no mercado de trabalho.

Quais habilidades são importantes para desenvolver um bom trabalho?

14 habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho.
Pensamento crítico..
Criatividade..
Aprendizado contínuo..
Autonomia..
Comunicação..
Adaptabilidade..
Flexibilidade..
Perfil analítico/visão estratégica..

O que é importante para o desenvolvimento profissional?

Motivação e entusiasmo são indispensáveis para o crescimento profissional de qualquer pessoa, pois estimula a cumprir as tarefas com efetividade, qualidade e dentro do prazo. Essas características também ajudam no engajamento da equipe e colaboram para manter um ambiente de trabalho agradável.