Qual a importância da disciplina de história para a sua formação?

Entenda a importância de aprender história na escola. Ainda, veja dicas para melhorar o ensino da disciplina em sala de aula

Para compreender o presente e estar melhor preparado para o futuro, é preciso conhecer o passado. Os antigos romanos costumavam repetir a expressão historia magistra vitae, isto é, história mestra da vida. Por isso ela é tão importante. As aulas de história na escola permitem que a criança desenvolva sua capacidade de entendimento do presente, passado e futuro.

Acompanhe abaixo a contribuição das aulas de história na escola para o desenvolvimento do aluno, e também, veja algumas atividades para aplicar em sala de aula.

A importância das aulas de história na escola

A história é a ciência que estuda o passado e tenta reconstruí-lo para explicar o presente. Uma vez que as sociedades de hoje são influenciadas pelas do passado, é importante saber o que nos trouxe até aqui para entender melhor quem somos coletivamente.

O aprendizado da história contribui, verdadeiramente, para a formação de indivíduos capazes de compreender melhor os debates e as questões da sociedade em que estão inseridos. Assim, os professores não estão apenas contando aos alunos fatos que já ocorreram, mas sim, contribuindo para seu crescimento, pensamento crítico e até para a vida em sociedade.

As aulas de história visam formar cidadãos ativos na sua comunidade e, também, que sejam capazes de defendê-la. E vão além! Ao aprender história na escola, a criança será capaz de:

  • Compreender a organização de certas empresas.
  • Interpretar as mudanças.
  • Entender o porquê das coisas serem como são, atualmente.
  • Aprender e respeitar a diversidade.
  • Compreender e interpretar realidades sociais.
  • Tornar-se um cidadão responsável e esclarecido.
  • Determinar causas e consequências.
  • Desenvolver sua visão de mundo.
  • Fazer julgamentos críticos.

Como melhorar as aulas de história

Como vimos, as aulas de história na escola são muito importantes para o aprendizado, mas alguns alunos ainda as consideram maçantes. A boa notícia é que os professores podem inovar na forma de ensinar para prender a atenção de todos eles.

A aprendizagem da história deve ser feita com uma abordagem inclusiva e aberta à diversidade de pontos de vista e experiências. Além disso, deve ser atrativa para alunos de todas as idades. Veja algumas sugestões!

Faça com que os temas conversem com a atualidade

Muitas vezes, as crianças não percebem a importância das aulas de história. Sendo assim, é interessante que o professor explique quais foram os desdobramentos de determinados acontecimentos para a atualidade. Se elas conseguirem visualizar o seu dia a dia, baseado em fatos passados, ficará mais fácil de entender.

Outra dica é pegar um jornal ou site com notícias do dia e fazer ligações com acontecimentos históricos.

Use as datas de aniversário dos alunos

Uma dinâmica muito interessante é usar a data de aniversário dos alunos e até o local de nascimento, se couber. Por exemplo: o professor pode pedir que cada aluno faça uma breve pesquisa e descubra fatos que fazem parte da história e que aconteceram no dia ou mês do seu aniversário.

Desperte a curiosidade

O truque para ensinar história na escola é despertar a curiosidade dos alunos. Sendo assim, usar imagens é muito útil. Podem ser mostrados trechos de filmes, cenas de videogames, e mais, caricaturas ou fotografias. Sem contar o uso da tecnologia digital. O segredo é não repetir tarefas.

Além disso, os alunos devem usar sua inteligência e sua criatividade em atividades como a realização de cronogramas, mapas mentais ou apresentações. Esses trabalhos ajudam na colaboração e no aprendizado.

Veja aqui dicas para inserir a tecnologia nas aulas.

Faça uma peça de teatro com fantasias

Os alunos aprenderão muito mais ao se sentirem parte do fato histórico. O professor pode escolher um acontecimento que marcou o passado e montar uma peça de teatro a partir dele. Cada aluno usa a fantasia de um personagem. Assim, para conseguirem dramatizar, vão ter que, primeiro, entender tudo sobre o fato.

Aliás, essa é uma ótima maneira para uma aula interdisciplinar com a educação artística.

 Visite museus

Se possível, visitas a museus é sempre uma maneira diferente de ensinar história para crianças. Lá, elas poderão ver de perto registros históricos muito interessantes.

Caso não tenha museu em sua cidade, existem muitos que oferecem visitas virtuais, inclusive os que ficam fora do Brasil. Confira alguns:

  • Pinacoteca – São Paulo.
  • Museu Imperial – Rio de Janeiro.
  • Museu Afro Brasil – São Paulo.
  • Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Lisboa.
  • Museu de História Natural – Nova York.
  • Museu Arqueológico – Atenas.

As aulas de história fazem parte das habilidades curriculares que os alunos devem ter. Então, leia o artigo sobre as aulas de matemática, outra habilidade muito importante.

Qual a importância da disciplina de história para a sua formação?

Previous article Coordenação motora na escola: como desenvolver habilidades dos alunos

Qual a importância da disciplina de história para a sua formação?

Next article Socialização das crianças: como promover a interação no retorno das aulas

Qual a importância da história na formação?

A História como disciplina escolar surgiu na Europa, nos fins do século XIX e através dos tempos teve, e continua tendo, papel relevante na formação e preparação dos sujeitos para a vida social, através de suas experiências didáticas, o ensino de História auxilia na construção da democracia e da cidadania.

Qual a importância do ensino de história para a formação de um cidadão?

Além disso, a contribuição da História na formação da cidadania evoca a responsabilidade de promover o questionamento ético sobre os objetivos das políticas econômicas e sociais, estimulando o debate sobre estas políticas dentro de uma concepção crítica e propositiva.

Qual o papel fundamental da disciplina de história?

O ensino de História tem como principal pressuposto formar cidadãos que possam ser críticos com a realidade na qual estão inseridos, devido ao fato de que seus conceitos e conteúdos possam fazer com que os alunos debatam sobre o que está acontecendo não somente sobre o passado, mas também sobre o presente.

Qual a importância do estudo da história para a formação dos alunos do ensino médio?

Contribui diretamente na formação social de um indivíduo consciente enquanto sujeito social e autônomo. Entender a história diante deste contexto é reconhecer o aluno em todas suas bases; reconhecê-lo em sua capacidade, como um todo.