Qual a importância do cálculo estequiométrico nos processos químicos

Casa > Q > Qual A Importância Do Cálculo Estequiométrico Para A Indústria?

A estequiometria é imprescindível, principalmente na indústria, para o cálculo do rendimento dos processos industriais e da quantidade de reagentes necessária para atingir as expectativas de produção. Para isso, é necessário conhecer as equações que representam as reações químicas envolvidas.

Consulte Mais informação

Qual a importância do cálculo estequiométrico para um engenheiro química que realizada o trabalho de produção de novos compostos químicos?

É possível relacionar quantidades de matérias (mols), massa, número de moléculas e volume molar. Em indústrias, principalmente, é necessário realizar cálculos estequiométricos das reações para saber seu rendimento. Estequiometria é o cálculo da quantidade das substâncias envolvidas numa reação química. A respeito disto, qual seria a relação de semelhança entre a estequiometria é uma receita de bolo? Se na receita do bolo eu dobro um dos ingredientes, vou ter que dobrar todos os outros. Na estequiometria é a mesma coisa. Se duplico a quantidade de mols de nitrogênio, também vou mudar os outros coeficientes dos demais elementos", explicou o professor Reinaldo Neto.

Ali, quais são as reações químicas que acontecem na fabricação do bolo?

O calor do forno faz com que o pirofosfato ácido de sódio e o bicarbonato de sódio reajam mais rapidamente e gerem mais gás carbônico. Assim, mais e mais bolhas são liberadas, e a massa se expande. O que é reagente e produto ao fazer um bolo? A partir da realização da receita do bolo, os mesmos deveriam demonstrar a reação de uma forma genérica substituindo as moléculas (reagentes) pelos ingredientes, produto final pelo (bolo, CO2 e H2O).

Consequentemente, quais são os cálculos estequiométricos?

Os cálculos estequiométricos estão representados na estequiometria e através deles é possível medir a quantidade de produtos e reagentes existentes em uma reação química. Eles são usados porque nas reações químicas as substâncias envolvidas reagem, originando produtos com proporções específicas. Qual a aplicação do cálculo estequiométrico na indústria farmacêutica? O cálculo estequiométrico é essencial na indústria farmacêutica ou química para que os responsáveis saibam a quantidade exata de cada reagente para produzir a proporção certa do produto, a fim de evitar prejuízos.

Qual a importância do MOL para química?

Trata-se de uma unidade de medida utilizada para expressar massa, volume, número de átomos ou moléculas de diferentes matérias microscópicas. Mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade de matéria microscópica, como átomos e moléculas. Em que transformação química está presente o bolo que se espalha pelos alimentos? Em termos gerais, a termólise provoca reações de desidratação dos açúcares com a introdução de ligações duplas e a formação de anéis insaturados, ou seja, essas ligações duplas absorvem luz e, provocam o aparecimento da cor, enquanto os anéis se condensam uns com outros para produzir polímeros com cor e aroma.

Ali, como a reação favorece o crescimento do bolo?

01) O crescimento do bolo ocorre devido à expansão dos gases produzidos na decomposição do bicar- bonato de amônio. 02) A reação de decomposição do bicarbonato de amônio é uma reação de análise. são os gases liberados na reação de decomposição do bicarbonato de amônio.

Artigos semelhantes

  • Quais são as três leis ponderais que envolvem o cálculo estequiométrico?

    Existem relações matemáticas entre a massa das substâncias numa reacção química e as leis de peso de Lavoisier, Proust, e Dalton.

  • Qual a importância do etileno para a indústria do plástico?

    Os blocos de construção para o plástico são convertidos em etileno. Pode ser usado para fazer sacos de plástico ou recipientes para armazenamento de alimentos.

  • Qual é a importância do amido na indústria de alimentos?

    Na indústria alimentícia é usado para alterar ou controlar a textura, aparência, umidade, consistência e estabilidade do prazo de validade, sendo o principal responsável pelas propriedades tecnológicas que caracterizam a maioria dos produtos processados.

  • O que é o coeficiente estequiométrico?
  • O que é o coeficiente de estequiométrico?
  • Para que serve o manganês na indústria?
  • Como calcular ppm na indústria?

A Química estuda as diversas interações da matéria e, por isso, é muito cobrada nos vestibulares. Um dos assuntos fundamentais dessa disciplina é o Cálculo Estequiométrico. Confira, neste artigo do Estratégia Vestibulares, as definições e ferramentas necessárias para efetuar a estequiometria de uma reação!

  • O que é Cálculo Estequiométrico?
  • Importância do Cálculo Estequiométrico
  • Exemplo de Cálculo Estequiométrico
  • Exercício de Vestibular
  • Veja também:

A palavra estequiometria deriva do grego: estequio = substância, e metria = medida. Então, o cálculo estequiométrico traduz a proporcionalidade entre as substâncias em uma reação química.

Primeiramente, é preciso relembrar o princípio de conservação das massas, descoberto pelo estudioso Lavoisier por volta de 1700. Segundo ele, as definições químicas permitem dizer que a soma das massas dos reagentes de uma equação deve ser igual à soma das massas dos produtos da mesma equação. 

Assim, em uma reação, o número de átomos para cada elemento precisa ser igual antes e depois da seta. Ao balancear a equação, essas proporções são respeitadas. Logo, torna-se possível relacionar grandezas diferentes e alcançar diversos dados por meio do cálculo estequiométrico. 

Importância do Cálculo Estequiométrico

Em uma dada reação balanceada, os coeficientes estequiométricos servem para a determinação das quantidades proporcionais de cada substância em um processo químico.

Observe a imagem abaixo:

A reação apresentada permite dizer que:

  • Para cada molécula de N₂, serão formadas 2 moléculas de NHз; e
  • Para cada 3 moléculas de H₂, serão formadas 2 moléculas de NHз.

Note que a proporção molecular na reação é fixa. Com isso, é possível estabelecer regras de três que indiquem incógnitas. 

Exemplo de Cálculo Estequiométrico

No exercício de fixação a seguir, observe a relação existente entre os coeficientes estequiométricos e as grandezas envolvidas no enunciado.

Equação:  2H₂(g) + O₂(g) ➝ 2 H₂O(g)
Se cada mol de um gás ocupa 22 L, nas Condições Naturais de Temperatura e Pressão (CNTP), quantos litros de água gasosa se formarão na reação de oxigênio com 880 L de H₂

RESOLUÇÃO
a) Calcula-se quantos litros de água estão contidos em 2 mols de H₂O(g)
1 mol de H₂O(g)     一   22 L    
2 mol de H₂O(g)    一     x              => x=44L   
Isso indica que para cada 2 mols de Hidrogênio, são formados 44 L de água gasosa

b) Determina-se quantos mols de Hidrogênio estão contidos em 880 L de H₂
1 mol de H₂(g)     一   22 L
            y              一   880 L    => y=  40 mols de H₂

c) Por fim, determina-se quantos litros de água são formados na utilização de 40 mols de H₂
2 mol de H₂(g)     一   44 L de H₂O(g)    
 40 mol de H₂(g)   一     z L de  H₂O(g)        => z =  880 L de H₂O 

Note que para calcular os valores estequiométricos basta seguir as proporções apresentadas pelas reações e relacioná-las às outras grandezas pedidas pelo exercício.

Exercício de Vestibular

(Fuvest) Uma das maneiras de impedir que o SO₂(g), um dos responsáveis pela “chuva ácida”, seja liberado para a atmosfera é tratá-lo previamente com óxido de magnésio, em presença de ar, como equacionado a seguir: 

 MgO(s) + SO₂(g) + 1/2O₂(g) → MgSO4(s) 

Quantas toneladas de óxido de magnésio são consumidas no tratamento de 9,6・10³ toneladas de SO₂?

Dados: massas molares em g/mol MgO = 40 e SO₂ = 64

a) 1,5 x 10² 

b) 3,0 x 10²

c) 1,0 x 10³ 

d) 6,0 x 10³ 

e) 2,5 x 10¹  

RESOLUÇÃO
Calcula-se quantos mols de SO₂ estão contidos nas toneladas fornecidas pelo enunciado
1 mol de SO₂(g)     一   64g   
        x                 一     9,6・10³・10³ ・10³ g *            => x=  15.107  mols   
*Lembre-se de que é preciso igualar as unidades das grandezas, transformando “toneladas” em “gramas”

Relacionar as proporções entre MgO(s)e SO₂(g) – considerando que MgO possui 40g/mol   
40 g de MgO(s)  一  1 mol de SO₂(g)  
         y                    一    15.107                       => y =  6.109g

Por fim, fazer a transformação de unidades, em que   
106 g        一  1 tonelada 
  6.109 g    一   z toneladas                    => z=6.10³ toneladas de MgO        
ALTERNATIVA D

Gostou do conteúdo? Então junte-se aos alunos do Estratégia Vestibulares! Visite nossa plataforma e tenha acesso a aulas e materiais estratégicos para a sua aprovação!

Para maiores informações, clique no banner abaixo e conheça nossos pacotes! 

Qual a importância do cálculo estequiométrico nos processos químicos

Veja também:

  • O que mais cai em Química Orgânica no Enem?
  • Como é cobrada a Separação de Misturas no Enem? 
  • Eletroquímica no Enem: o que cai?
  • Classificações de Química Orgânica para o Enem 
  • O que cai sobre Equilíbrio Químico no Enem? 
  • O que cai de Soluções Químicas no Enem? 
  • Cinética química: definição, fórmulas e aplicações
  • Estequiometria no Enem: como aparece?
  • Massa molar: o que é, número de mol, como calcular e questões

Qual a importância do cálculo estequiométrico no processo químico?

O cálculo estequiométrico é usado justamente para se determinar a quantidade de reagentes que se deve utilizar numa reação e a quantidade de produtos que serão obtidos. Isso é muito importante principalmente em laboratórios e em indústrias, onde é necessário conseguir um maior rendimento possível das reações.

Qual a importância dos cálculos químicos?

Eles são usados porque nas reações químicas as substâncias envolvidas reagem, originando produtos com proporções específicas. Logo, a partir dos cálculos estequiométricos é possível calcular a quantidade de produto que será gerada ou o rendimento da reação.

Por que o cálculo estequiométrico é importante para o nosso cotidiano?

Ele é importante pois garante que exista o mesmo número de átomos dos elementos em cada lado da equação, ou seja, entre reagentes e produtos.

Qual é a relação Estequiometrica que ocorre na reação química?

A estequiometria corresponde aos cálculos de massa, de mol e de volume das substâncias de uma reação química, com base na proporção dada pelos coeficientes da equação. Na Química, assim como em muitos ramos de nossa sociedade, os cálculos estão muito presentes.