Qual a importância da prevenção e combate a incêndio?

Qual a importância da prevenção e combate a incêndio?

Os objetivos fundamentais da segurança contra incêndio são: minimizar o risco à vida e reduzir a perda patrimonial. Entende-se como risco à vida a exposição severa à fumaça ou ao calor dos usuários da edificação e, em menor nível, o desabamento de elementos construtivos sobre os usuários ou equipe de combate.

A principal causa de óbitos em incêndio é a exposição à fumaça tóxica ou asfixiante que ocorre nos primeiros momentos do sinistro. Assim, a segurança à vida depende, prioritariamente, da rápida desocupação do ambiente em chamas. Edifícios de pequeno porte, de fácil desocupação, exigem menos dispositivos de segurança e a verificação da estrutura em situação de incêndio pode ser dispensada. Edifícios de maior porte, em que há dificuldade de se avaliar o tempo para desocupação e que um eventual desabamento pode afetar a vizinhança ou a equipe de combate, exigem maior segurança e verificação das estruturas em incêndio.

Um sistema de segurança contra incêndio consiste em um conjunto de meios ativos (extintores, hidrantes, detecção de calor ou fumaça, brigada contra incêndio, etc.) e passivos (resistência ao fogo das estruturas, escadas de segurança, compartimentação, etc.). O nível mínimo de segurança contra incêndio, para fins de segurança à vida ou ao patrimônio de terceiros, geralmente é estipulado em códigos ou normas.

É intrínseco ao ser humano exigir segurança em seu local de moradia e de trabalho. Eis porque a segurança contra incêndio é correntemente considerada no projeto hidráulico, elétrico e arquitetônico. Atualmente, sabe-se que esta consideração deve ser estendida também ao projeto de estruturas de edificações de maior porte ou risco, em vista de os materiais estruturais perderem capacidade resistente em situação de incêndio.

  • By: Blog SkyFire
  • On: abril 16, 2021
  • 0 comentário

Qual a importância da prevenção e combate a incêndio?

Quando um local está sendo tomado pelo fogo, há grandes chances de destruição parcial ou total, cujos efeitos podem resultar em perdas materiais e humanas. Diante disso, torna-se cada vez mais imprescindível o projeto e a instalação segura de sistemas de prevenção e combate a incêndios.

Graças ao avanço tecnológico no passar dos anos, mudanças nas legislações e a obrigatoriedade de sistemas instalados, inúmeras medidas de segurança e prevenção vêm sendo estudadas e melhoradas, e com a SKYFIRE não é diferente.

À medida que uma construção está em andamento, seja ela para fins comerciais ou residenciais, um dos objetivos, se não o principal, é garantir a funcionalidade do local e a segurança total da estrutura e das pessoas que ali circularão.

Diversos fatores podem causar um incêndio, tais como raios, vazamentos de gás, curto-circuito, uma ação humana ao lidar com o fogo de maneira errada, entre outras, tornando o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) primordial, principalmente em locais onde há grande fluxo de circulação de pessoas.

Mas afinal, o que é o PPCI e quais são as leis que devem ser seguidas?

O Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), é um documento, com prazo de validade, que deve ser elaborado por um profissional qualificado e apto a praticar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), sendo exigido por lei e fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros, onde contém as medidas e rotas adotadas em uma construção e identifica as ações e caminhos que devem ser percorridos pelos ocupantes e responsáveis de segurança em casos de incêndio ou outras situações de emergência, garantindo que as pessoas consigam deixar o local em plena segurança.

Uma das exigências que faz parte deste documento é a utilização de sinalização de saídas e rotas de fuga, iluminação de emergência, distribuição e fácil acesso aos extintores, hidrantes e um sistema de detecção e alarme de incêndio que esteja atuante.

No entanto, para que o PPCI tenha de fato valia e evite possíveis multas ou autuações, gerando, assim, maiores gastos, além dos pontos destacados acima, é necessário que o responsável pela elaboração leve em consideração as características completas da edificação, tornando-o um local seguro.

O PPCI é Estadual, por isso, cada um tem suas normas e peculiaridades de acordo com o Corpo de Bombeiros. No entanto, há regras que são comuns em todos os estados, como, por exemplo, a Lei Kiss, que faz referência à Boate Kiss, de Santa Maria, fato trágico da boate que aconteceu em 2013.

Como elaborar o PPCI?

Agora que você já sabe o que o PPCI e que algumas das leis que devem ser seguidas são válidas para qualquer estado, você deve estar se perguntando: mas como devo elaborar o PPCI?

Por se tratar de um projeto detalhado e técnico, deverá ser elaborado por profissionais capacitados, como dito acima, atendendo às exigências do Corpo de Bombeiros e normas técnicas.

O primeiro passo é definir e classificar a edificação quanto ao seu uso e ocupação, como, por exemplo, hospitais, escolas, shoppings, etc.; a altura a ser construída, a área ocupada e se o risco de incêndio é baixo, médio ou alto.

E como se faz para definir qual o grau de risco de incêndio de uma determinada área? É necessário estabelecer a carga de incêndio específica, somando as calorias que seriam liberadas em caso de uma combustão completa dos materiais presentes naquele local, e dividindo pela área que abrange.

Nas Legislações Estaduais são encontradas as tabelas com as referidas classificações. Como exemplo, a Legislação do Estado de São Paulo (nº 56.819), classifica da seguinte forma:

  • Risco baixo => Carga de incêndio até 300MJ/m²;
  • Risco médio => Carga de incêndio de 300 até 1200MJ/m²;
  • Risco Alto => Carga de incêndio acima de 1200MJ/m².

Além de ter claramente todos esses pontos apresentados, é necessário definir quais serão os equipamentos de medidas de segurança que farão parte do PPCI, levando em consideração:

  • Tipo de ocupação;
  • Altura ou número de pavimentos;
  • Área construída;
  • Capacidade de lotação;
  • Risco de incêndio (carga de incêndio);
  • Riscos especiais.

De maneira geral e mais resumida, para que o PPCI seja válido é necessário conter as seguintes medidas e equipamentos:

  • Sistema de proteção por extintores;
  • Sistema hidráulico preventivo;
  • Saídas de emergência;
  • Sinalização e iluminação de emergência;
  • Sistema de proteção por chuveiros automáticos;
  • Proteção contra descargas atmosféricas;
  • Instalações de gás combustível;
  • Sistema de detecção e alarme de incêndio.

Definindo-se os sistemas, é preciso fazer o dimensionamento, as plantas de representação dos sistemas e outros detalhes necessários. Neste momento é importante apontar as características técnicas dos equipamentos, plano de emergência, memórias de cálculos, etc. É nessa etapa que se faz o levantamento de toda a documentação necessária para aprovação pelo Corpo de Bombeiros.

Você conseguiu perceber a importância de um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios?

Através desta leitura, nota-se a seriedade da elaboração de um PPCI para qualquer tipo de estabelecimento, principalmente, para aqueles que possuem grande fluxo de pessoas em seu interior.

É importante deixar claro que não é apenas um documento para conseguir o alvará de funcionamento do estabelecimento, como ainda hoje ainda é muito visto por aí, infelizmente; é um conjunto de medidas de segurança para torná-lo um local seguro.

Saber o que pode causar um incêndio e preveni-lo, é tão importante quanto saber como combater, e é assim que o PPCI contribui em uma edificação.

Um portfólio completo em soluções de sistema de detecção e alarme de incêndio

Nossa missão é proteger vidas e patrimônios, com isso, oferecemos as melhores soluções para sistema de detecção e alarme de incêndio para diversos segmentos da indústria, prédios comerciais e residenciais, hotéis, shoppings, igrejas, escolas, entre outros.

Todos os nossos produtos possuem alta tecnologia aplicada e estão 100% de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 17240/2010, além de ter Conformidade Europeia (CE) em qualidade.

Se você quer saber mais sobre as nossas soluções, entre em contato conosco!  Estamos disponíveis nos telefones: (16) 3019-3980 | (11) 3569-2088 ou acesse nosso site e saiba mais!

Preservando Vidas e Patrimônios com alta tecnologia aplicada!

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades! 😊

Navegação de post

Deixe um comentário

Qual a importância das medidas de prevenção e combate a incêndio?

Cuide da segurança dos funcionários: A prevenção de incêndio também é fundamental para garantir aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro. Além disso, a empresa pode responder processos diante de acidentes graves, como mortes e invalidez.

Quais as medidas de prevençao e combate ao fogo?

· Tome especial cuidado ao acender velas, de forma que não caiam e iniciem um incêndio; · Evite sobrecarregar tomadas elétricas, principalmente com uso de "benjamins" ; · Cuidado ao jogar fora cigarros acesos em lixeiras ou pela janela; · Não solte balões.

Qual a diferença entre prevenção e combate a incêndio?

O termo “prevenção” já demonstra o sentido de evitar que aconteça. Já o termo “combate” são ações para minimizar ou extinguir algo, geralmente destrutivo. Mas dentro dos planos de contingência para incêndios, esses termos se completam.

Quais são as principais causas e métodos de prevenção de incêndio?

Quais são as principais causas de um possível incêndio?.
Falhas na parte elétrica. ... .
Superaquecimento de aparelhos eletrônicos. ... .
Negligência humana. ... .
Não permita o uso do cigarro. ... .
Preze pela manutenção da rede elétrica. ... .
Conte com equipamentos de prevenção e combate ao incêndio. ... .
Treine os colaboradores..