Qual a importância da Enciclopédia para a difusão do pensamento iluminista?

Denis Diderot e Jean D·Alembert

NOME ORIGINAL_Encyclopédie (França)
EDIÇÃO EM FRANCÊS_ Art Stock; 2002 (apenas alguns trechos)


DO QUE TRATA

Contendo mais de 70 000 artigos e verbetes, a obra é um inventário de todo o conhecimento humano da época, nas mais diversas áreas: filosofia, ciências, matemática, história, religião, artes, entre outras. A princípio era composta por 28 volumes (sendo 17 de texto e 11 de ilustrações), organizados em ordem alfabética. Entre 1776 e 1780, outros editores publicaram mais sete volumes, totalizando 35. A Enciclopédia desafiou alguns dogmas da Igreja Católica ao incentivar o pensamento livre, encontrando resistência entre o clero.

QUEM ESCREVEU

A Enciclopédia foi idealizada e editada pelo filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784), com a colaboração do físico e matemático Jean D·Alembert (1717-1783), responsável pela parte de ciências e matemática. Mas os vários volumes foram escritos por um coletivo de autores, especialistas nas mais diversas disciplinas, chamados para sintetizar o conhecimento em sua área. Eram, na maioria, grandes nomes de seu tempo. Entre eles estão Montesquieu, Voltaire, Rousseau, Buffon, Quesnay, Grimm, d·Holbach e muitos outros. Durante a confecção da Enciclopédia, Diderot recebeu com freqüência contribuições espontâneas, às vezes de autores anônimos, com memórias, informações, observações, conselhos e esclarecimentos, muitos dos quais incluídos na obra final.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

A Enciclopédia (que chegou a ser chamada de “o livro dos livros”) permitiu que, pela primeira vez, o conhecimento científico, artístico e filosófico da época estivesse à disposição do público em geral – incluindo aí todas as idéias liberais que vinham surgindo, sendo a coleção a principal reunião das teses iluministas até então. Seu caráter de divulgação universal do conhecimento inspirou a criação de outras enciclopédias, entre elas a Britânica. A obra organizada por Diderot é apontada como uma das mais importantes bases teóricas para a Independência Americana, em 1776, e para a Revolução Francesa, em 1789.

Continua após a publicidade

  • Literatura

Qual a importância da Enciclopédia para a difusão do pensamento iluminista?

Denis Diderot e Jean D·Alembert NOME ORIGINAL_Encyclopédie (França)EDIÇÃO EM FRANCÊS_ Art Stock; 2002 (apenas alguns trechos) DO QUE TRATA Contendo mais de 70 000 artigos e verbetes, a obra é um inventário de todo o conhecimento humano da época, nas mais diversas áreas: filosofia, ciências, matemática, história, religião, artes, entre outras. A princípio era composta […]

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

Qual a importância da Enciclopédia para a difusão do pensamento iluminista?
Gravura de Daniel Chodowiecki (1726-1801) simboliza alvorecer do Século das Luzes

No decorrer dos séculos 17 e 18, os cientistas haviam acumulado conhecimentos que suplantavam tudo o que até então era considerado saber válido. Descobriram-se as relações do sistema planetário e o emprego da força hidráulica, novos continentes foram explorados, e ficara provado que a Terra não era plana. Cada vez mais se impunha o princípio de que o saber, e não a fé, deveria nortear a busca de respostas às questões da vida.

Isso, contudo, também invalidava em grande parte o modelo explicativo da Igreja Católica. Pois sua definição da vida repousava, basicamente, numa existência no temor de Deus, com perspectivas a abundante recompensa no Além. Durante séculos, as Sagradas Escrituras e a interpretação apostólica forneceram às pessoas um sentido sobrenatural para a vida. Isso facilitava, para uns, suportar as injustiças terrenas e, para outros, justificá-las.

Todo o conhecimento em 35 volumes

Qual a importância da Enciclopédia para a difusão do pensamento iluminista?
Denis DiderotFoto: picture-alliance / dpa

Mas não foram só as injustiças gritantes que marcavam a vida a possibilitar uma penetração cada vez maior do pensamento iluminista. Processos por heresia, a Inquisição e o ódio abismal entre adeptos de diferentes confissões haviam arruinado a reputação da fé como um todo. Pouca credibilidade mereciam tanto uma religião que origina ódio, e não amor, quanto uma Igreja que atormenta e persegue.

Se o conhecimento devia passar a ser a nova máxima, então era necessário compilar e tornar acessível todo o saber gerado pela ciência. A partir de 1751, os filósofos franceses Denis Diderot (1713-1784) e Jean-Baptiste Le Rond d'Alembert (1717-1783) se impuseram essa tarefa.

Até 1780, portanto ao longo de quase 30 anos, eles elaboraram a Encyclopédie ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, cujos 35 volumes continham praticamente todos os dados sobre as ciências naturais e humanas da época.

Esclarecimento como chave para a liberdade

O acúmulo de saber e uma educação norteada pela razão deveriam fomentar a capacidade de raciocinar de modo autônomo e a responsabilidade própria. Essa imagem de mundo excluía tanto a superstição e o êxtase religioso como a repressão por um governante absolutista. Assim, a Enciclopédia foi uma obra-chave do Iluminismo, cujo projeto era libertar o ser humano da "dependência autoimposta", como formularia o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804).

Qual a importância da Enciclopédia para a difusão do pensamento iluminista?
Jean-Jacques Rousseau

O cidadão tornado responsável através da educação e do saber teria direito a participar das decisões políticas de sua sociedade. Na visão de Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), esse "cidadão esclarecido" é tão abrangentemente educado, que pode se submeter ao "contrato social" sem abrir mão de suas liberdades pessoais. Esse ideal de uma "vontade geral" (volonté générale) influenciou numerosos pensadores e filósofos do século 18.

As ideias do Iluminismo se difundiram rapidamente. Na Alemanha, Immanuel Kant, Johann Gottlieb Fichte (1762-1814), Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) e mais tarde também Karl Marx (1818-1883) devoraram as obras dos iluministas franceses. De início as influências foram limitadas, mas entre os esses intelectuais germinava um clima de ruptura, voltado para a libertação do indivíduo e da oprimida "nação alemã".

Autor: Matthias von Hellfeld
Revisão: Simone Lopes

Qual a importância da Enciclopédia para a difusão do pensamento iluminista?

A Enciclopédia (que chegou a ser chamada de “o livro dos livros”) permitiu que, pela primeira vez, o conhecimento científico, artístico e filosófico da época estivesse à disposição do público em geral – incluindo aí todas as idéias liberais que vinham surgindo, sendo a coleção a principal reunião das teses iluministas ...

O que foi a Enciclopédia dentro do movimento iluminista?

A publicação mais influente do Iluminismo foi Encyclopédie (Enciclopédia). Publicado entre 1751 e 1772 em 35 volumes, foi compilado por Denis Diderot, Jean le Rond d'Alembert (até 1759) e um grupo de 150 cientistas e filósofos. Isto ajudou a espalhar as ideias do Iluminismo em toda a Europa e além.

Qual a importância de uma Enciclopédia?

O dicionário tira nossas dúvidas com relação ao significado e a maneira correta de escrever as palavras. Já a enciclopédia nos ajuda a entender e perceber os fatos históricos, definições de países, plantas, animais; tudo o que você imaginar.

O que foi a Enciclopédia francesa no contexto do Iluminismo?

No propósito de reunir esse conjunto de ideias, alguns intelectuais franceses, como Denis Diderot e D'Alembert, foram os responsáveis por produzir uma grande enciclopédia (publicada entre 1755 e 1772) que pudesse fornecer ao público as principais ideias do movimento iluminista.