Qual a importância da companhia do comércio do grão-pará e maranhão

Ouça este artigo:

Com o objetivo de aumentar os lucros comerciais com a exploração das colônias, aprimorar o processo produtivo e ultrapassar os países concorrentes, as nações europeias organizaram as Companhias de Comércio. Apesar de apresentarem administração independente, estes órgãos possuíam uma parte do capital que provinha do Estado. Durante os séculos XVII e XVIII, Portugal, que era o país colonizador do Brasil, organiza-se em quatro Companhias de Comércio: Companhia Geral do Comércio do Brasil, Companhia do Comércio do Maranhão, Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e do Maranhão e Companhia Geral do Comércio de Pernambuco e Paraíba.

Entre essas, a primeira a ser criada foi a Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649) e seu objetivo era referente às primeiras necessidades dos colonizadores no País. Fornecia escravos e garantia a locomoção do açúcar no território europeu, mantinha o auxílio à resistência de Pernambuco contra aos invasores da Holanda e apoiava a recuperação da agricultura de cana-de-açúcar na região nordeste após os tumultos com os holandeses.

A segunda companhia de comércio foi fundada no ano de 1682 e tinha o nome de Companhia do Comércio do Maranhão. O intuito desta companhia era fornecer crédito para a exportação de algodão e açúcar e o transporte de produtores e escravos. No século XVII, estas foram as mais importantes Companhias de Comércio.

Porém, durante o século XVIII, Portugal apresenta mais duas companhias. Por intermédio do Marquês de Pombal, surge, em 1755, a Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e do Maranhão. Quatro anos depois, é fundada a Companhia Geral do Comércio de Pernambuco e Paraíba. Nesta época, a mineração de pedras preciosas como o diamante e o ouro estava em amplo desenvolvimento no território brasileiro que ficou conhecido como as “minas gerais”. Porém, mesmo com a alta desta atividade comercial, havia necessidade de reforçar o extrativismo na região Norte  e Nordeste do País. Neste ponto, as duas Companhias de Comércio do século XVIII foram importantes.

Entre as principais características referentes às Companhia de Comércio, estão: estabelecimento de condições de pagamento e formas de financiar, independência na organização do transporte ultramarino e monopólio em compras e vendas de produtos dentro de sua área de ação.

Por meio das Companhias de Comércio, Portugal garantia a manutenção das plantações de fumo, algodão, além dos engenhos açucareiros. Desta forma, conseguia manter os lucros da burguesia e os impostos cobrados pela Coroa. O declínio das companhias ocorreu devido à má administração e falta de capital.

Fontes:
http://amazoniagraopara.ufpa.br/publicacoes/companhia_geral_comercio.pdf
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1519-70772004000300008&script=sci_arttext

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/companhias-de-comercio/

Companhia do Maranhão Essa companhia, também conhecida por “Estanco do Maranhão“, tinha o monopólio completo do comércio no Maranhão e Pará, mas o seu principal negócio era o tráfico de escravos africanos. Os seus créditos eram cobrados executivamente, como se fossem da Fazenda Real.

Qual era o principal objetivo que a Companhia de Comércio do Maranhão criada em 1682 deveria cumprir *?

Fundada conforme alvará de 12 de fevereiro de 1682, em caráter de exclusivo comercial, destinava-se a fomentar a agromanufatura de açúcar e o cultivo de algodão, por meio do fornecimento de crédito e de escravos africanos aos produtores da região, assegurando o transporte em segurança daqueles géneros em segurança para …

Qual era o objetivo da Companhia Geral de comércio do Grão-pará e Maranhão?

De 1755 a 1775, esta companhia deteve o monopólio de todo o comércio com o Pará e o Maranhão, dispondo de uma poderosa frota de navios, a qual incluía até navios de guerra. A sua atuação deu, por exemplo, um forte incentivo à cultura do arroz e do algodão nestas duas regiões do Norte do Brasil.

O que significa companhia de comércio?

Companhias mercantis organizadas pelos Estados colonialistas para aumentar a produção, enfrentar melhor a concorrência estrangeira e tornar mais eficiente e lucrativo o comércio entre a colônia e a metrópole.

O que a Companhia de Comércio do Maranhão deveria fornecer Pará a população local?

Criada para controlar as atividades comerciais no Maranhão, essa companhia de comércio tinha por obrigação fornecer uma leva mínima de quinhentos escravos africanos por ano e oferecer gêneros alimentícios importados ao comércio local.

Por que o povo se revoltou contra a Companhia de Comércio do Maranhão?

Os motivos para tal revolta remontam à instalação de uma Companhia de Comércio do Maranhão por Portugal em 1682. Essa deveria ter o monopólio do comércio de açúcar e arrecadação de impostos do estado de Maranhão em troca de fornecimento de comida, escravos e implementos agrícolas a baixos juros.

Qual a importância da Companhia do comércio?

O objetivo da Companhia era vender escravos africanos em grande escala nas capitanias do Grão-Pará e Maranhão, com isso desenvolvendo a agricultura e fomentando o comércio.

Qual foi o motivo da criação da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão?

O objetivo da Companhia era vender escravos africanos em grande escala nas capitanias do GrãoPará e Maranhão, com isso desenvolvendo a agricultura e fomentando o comércio.

Qual foi o interesse de Portugal ao constituir o Grão-Pará e Maranhão?

O objetivo da criação deste Estado era o de melhorar a defesa militar na Região Norte e estimular as atividades econômicas e o comércio regional com a metrópole.

O que foi a Companhia Geral do Comércio do Brasil?

A Companhia Geral do Comércio do Brasil foi uma empresa privada, de carácter monopolista, criada sob o reinado de João IV de Portugal (1640-1656), em Portugal. … Tinha como propósito principal o de chamar para si os cristãos-novos, para que estimulassem o seu comércio, para servir o Reino de Portugal.

Quais eram as obrigações da Companhia de Comércio do Estado do Maranhão em relação a sociedade colonial?

Na questão dos escravos, a Companhia de Comércio do Maranhão tinha como promessa a entrega de remessas regulares de escravos africanos como forma de substituir os indígenas, controlados pelos jesuítas. A promessa era de enviar dez mil escravos em até 20 anos, mas as remessas de escravos não eram cumpridas.

Por que os colonos do Maranhão protestaram contra o governo português?

As causas da insatisfação dos colonos estavam em torno da questão da escravização dos indígenas e do monopólio comercial realizado pela Companhia de Comércio do Maranhão, principalmente.

Quem derrotou os rebeldes do Maranhão?

Fim e consequências da Balaiada Luís Alves de Lima e Silva, futuro duque de Caxias, liderou as tropas que derrotaram os balaios, no Maranhão, em 1840. O fim da Balaiada foi decretado após a chegada do coronel Luís Alves de Lima e Silva, o futuro duque de Caxias.

Qual a diferença entre companhia e compania?

Não existe compania, apenas a palavra companhia, e quando deixamos de pronunciar o -nh desse vocábulo, estamos cometendo um desvio de ortoepia. A ortoepia é uma parte da Fonética que trata da correta articulação dos grupos vocálicos e dos fonemas consonantais.

Qual a finalidade da Companhia Geral do comércio do Grão

O objetivo da Companhia era vender escravos africanos em grande escala nas capitanias do Grão-Pará e Maranhão, com isso desenvolvendo a agricultura e fomentando o comércio.

Quais os principais objetivos da Companhia do comércio?

Entre as principais características referentes às Companhia de Comércio, estão: estabelecimento de condições de pagamento e formas de financiar, independência na organização do transporte ultramarino e monopólio em compras e vendas de produtos dentro de sua área de ação.

Qual era a obrigação da Companhia de Comércio do Maranhão?

Na questão dos escravos, a Companhia de Comércio do Maranhão tinha como promessa a entrega de remessas regulares de escravos africanos como forma de substituir os indígenas, controlados pelos jesuítas. A promessa era de enviar dez mil escravos em até 20 anos, mas as remessas de escravos não eram cumpridas.

Quando foi criado a Companhia Geral do Grão Pará?

1, p. 32. Por Alvará Régio de 7 de junho de 1755 foi criada a Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão.