Qual a diferença entre tontura e vertigem

Queixas muito comuns nos consultórios médicos, as tonturas e vertigens podem ser sintomas graves de doenças neurológicas. Mas afinal, qual a diferença entre tonturas e vertigens?

Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. As vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

Causas de tonturas e vertigens

As causas podem ser de origem central ou periféricas. As causas centrais geralmente são mais graves porque podem ser decorrentes de tumores, acidentes vasculares, infecções e doenças inflamatórias, que ocorrem dentro do sistema nervoso central. Já as periféricas podem ser devido a disfunções labirínticas (labirintite) e do nervo vestibular, provenientes de infecções, intoxicações medicamentosas, tumores extracranianos e traumas.

Orientação médica é importante para investigar a origem dos sintomas

Neste contexto, devido as várias causas de tonturas e vertigens, é importante que se realize uma investigação clínica detalhada. Na grande maioria das vezes estes sintomas são de origem periférica e de manifestação benigna, porém deve-se atentar para as tonturas contínuas, que não melhoram com medicação e que muitas vezes são acompanhadas de outros sinais e sintomas neurológicos, escondendo uma lesão central grave.

Dr. Claudio do Amaral é Neurologista na Clínica Neurológica, em Joinville (SC). Clique e conheça os tratamentos realizados em Neurologia.

Qual a diferença entre tontura e vertigem

Qual a diferença entre tontura e vertigem

Artigos Relacionados

Qual a diferença entre tontura e vertigem

Especialista em Neurologia na Neurológica em Joinville - SC

Como saber se é tontura ou vertigem?

Mas afinal, qual a diferença entre tonturas e vertigens? Tontura é uma sensação de desequilíbrio corporal, uma instabilidade que pode ser do tipo rotatória ou não. As vertigens são as tonturas do tipo rotatório caracterizadas pela ilusão de que o ambiente está se movendo ao seu redor.

Como é a sensação de vertigem?

Quais são os sintomas de vertigem?.
enjoo;.
náusea;.
vômitos;.
zumbidos nos ouvidos;.
diminuição temporária das capacidades auditivas;.
escurecimento da vista;.
ver pontos brilhantes;.
suor frio;.

Que causa vertigem e tonturas?

Doenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.

Quais são os tipos de tontura que podemos ter?

São elas: tontura do aparelho labiríntico; tontura hemodinâmica; tontura de estruturas neurológicas; e tontura emocional..
Tontura do aparelho labiríntico. ... .
Tontura de estruturas neurológicas. ... .
Tontura hemodinâmica. ... .