Qual a diferença entre o batismo no Espírito Santo e o batismo com o Espírito Santo?

Orlando Martins 

De acordo com a Teologia Pentecostal,existe o BATISMO NO ESPÍRITO SANTO e o BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO, mas qual a diferença existe entre estes dois batismos? O Batismo no Espírito Santo é para as pessoas que professam a fé, acabaram de renascer para Cristo recebendo o Espírito Santo ao qual estarão selados para o dia da redenção (Ef 1.13). E o Batismo com Espírito Santo é o revestimento de poder e a capacitação com poder espiritual, que tem como evidência principal o falar em línguas estranhas (Glossolalia) para o ingresso do cristão numa vida mais profunda de adoração e serviço a Deus. Muito embora, haja  Em suma todos os salvos são batizados no Espírito Santo (I Co 12:13), mas nem todos são batizados com o Espírito Santo.

Qual a diferença entre o batismo no Espírito Santo e o batismo com o Espírito Santo?

Batismo no Espírito Santo, qual a evidência inicial?

Esse assunto tem dividido até mesmo os pentecostais clássicos. O próprio William J. Seymour defendia que as línguas não eram a única evidência física do Batismo no Espírito Santo , mas outras manifestações poderiam ser encaradas como essa evidência. Acompanhando Seymour nesse raciocínio, denominações inteiras com a Igreja de Deus em Cristo  pregam que existem mais de uma evidência para o Batismo. Hoje, a maioria das igrejas neopentecostais não defende que as línguas são a única evidência. Esse ponto é defendido principalmente pelo texto de Atos 10.46, onde Lucas relata a admiração dos judeus que viram os gentios receberem “o dom do Espírito Santo”, isso “porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus”. Baseados nesse texto, os pentecostais defendem a evidência física para o Batismo com o  Espírito Santo.

Qual a diferença entre o batismo no Espírito Santo e o batismo com o Espírito Santo?

Qual a diferença do batismo no Espírito Santo e com o Espírito Santo?

Enquanto o batismo o lava de seus pecados, o Espírito Santo o santifica e purifica.

Qual o verdadeiro batismo no Espírito Santo?

A Forma Correta do Batismo Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

Quais são os tipos de batismo com Espírito Santo?

A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.

O que significa ser batizado no Espírito Santo?

O batismo no Espírito Santo é um acontecimento na vida de um cristão em que a pessoa recebe a unção do Espírito Santo e é equipada com dons que o permitem dar glória a Deus através de uma vida abundante.