Qual a diferença entre mb e gb

Existe uma diferença de mega e giga quando você contrata um pacote ou plano de dados de uma determinada operadora.

Já se perguntou sobre o significado das siglas MG e GB? Muitos devem ter ciência de que são as abreviações para megabyte e gigabyte, mas, você já parou pra pensar o que isso quer dizer? Qual a diferença entre ambos, e qual a quantidade de dados que realmente suportam?

Pois bem, a seguir, vamos falar um pouco a respeito de informática básica, e explicar o que são megabytes e gigabytes, e quais as principais diferenças entre eles.

Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas

Os números explicam

Para entendermos as promoções e planos das operadoras com relação à internet, precisamos partir para a matemática, além de noções básicas de informática. C

Comecemos com o conceito de bit, que nada mais é do que a menor e mais simples unidade de armazenamento. A evolução natural do bit é o byte, que equivale a 8 bits. Em suma: um megabit é, por definição, 8 vezes maior do que um megabyte.

Se ficou confuso de entender, vamos para os números, que fica mais fácil. Pegue, por exemplo, 1 kilobyte. Essa medida equivale a 1.024 bytes (ou simplesmente 8.192 bits). Ao mesmo tempo, 1 kilobit equivale a 1.024 bits. Essa diferença, por sua vez, é mantida quando partimos para a medida do megabit. Ou seja, o megabyte equivale a 1.024 kilobytes (ou 8.388.608 bits), enquanto que 1 megabit vale 1.024 kilobits (ou 1.048.576 bits).

Tudo depende de multiplicar os números. Daí, já se percebe que a grande diferença entre essas nomenclaturas está relacionada a valores, ou, na linguagem da informática, de dados. Quanto maior significar determinada nomenclatura, maior será a quantidade de dados que ela comporta por definição.

Já 1 gigabyte, então, é uma medida imensa, pois equivale a 1.024 megabyte, o que dá uma quantidade de bits bastante considerável. Ou seja, resumindo tudo, podemos dizer que essas medidas são alinhadas da seguinte maneira:

  • 1 kilobyte é formado por 1024 bytes, sendo maior que 1 byte.
  • 1 megabyte é formado por 1024 kilobytes, sendo maior que 1 kilobyte.
  • 1 gigabyte é composto por 1024 megabytes, sendo maior que 1 megabyte.

Qual a diferença entre mb e gb
Qual a diferença entre megabytes e gigabytes?

Como a diferença entre mega e giga se aplica no dia a dia nos serviços de celular?

Ok, agora que já sabemos que a grande diferença entre mega e giga, que é uma diferença basicamente quantitativa de dados, no que isso influencia nos planos e pacotes de dados que as operadoras de telefonia celular oferecem por aí? Muita coisa.

Isso porque as melhores ofertas são justamente aquelas que oferecem uma maior quantidade de dados. A questão é que, nos dias de hoje, o celular é usado para uma infinidade de coisas, seja para fazer o download de um documento em PDF, baixar um vídeo, assistir um filme, etc, ou uma chamada de vídeo, que consome muito mais.

Assine agora seu novo plano da Claro

Preencha o formulário e entraremos em contato para finalizar a sua assinatura

Ou seja, são tarefas que requerem uma quantidade bem grande de dados para serem realizadas. Portanto, quanto maior for o pacote, melhor. Em suma, entre um de 500 MB e um de 1 GB, se possível, prefira este último.

Só que essa questão não se resume somente à quantidade de dados que um arquivo possui, mas também da velocidade que aquele determinado serviço oferece para que uma tarefa seja devidamente realizada com sucesso.

Suponhamos, por exemplo, que a sua conexão seja de 10 megabytes por segundo, e você precise baixar um arquivo de 10 MB. Em quanto tempo ele irá ser baixado? 1 segundo? Errado: serão em 8 segundos (supondo, evidentemente, que ele baixe na velocidade máxima que o pacote possui).

Tudo bem, pode parecer que a diferença não é tão grande assim, mas, quando a coisa vai para a casa do gigabyte, com os downloads ficando bem maiores, é preciso ter paciência redobrada, pois, a depender do seu pacote de dados, e da sua conexão, o arquivo poderá demorar bastante pra ser baixado.

Por exemplo, caso você queira baixar algo que possua 10 GB em uma conexão de 10 megabytes por segundo, o arquivo só estará finalizado em 1.204 segundos, ou em 17 minutos e 4 segundos. No entanto, se a conexão for de apenas 10 megabits por segundo, esse mesmo arquivo levaria 8.192 segundos para ser baixado, o que dá 2 horas, 16 minutos e 32 segundos exatamente.

O que tudo isso quer dizer é que quando maior for o seu pacote de dados e a sua conexão por segundo, melhor para o uso de internet no celular, especialmente se a sua intenção é usar o aparelho bastante para downloads e reproduções de certas mídias.

E qual o plano de internet padrão atual?

Nos dias de hoje, a vantagem é que os roteadores que dão acesso à internet de banda larga possuem padrões de gigabytes, o que facilita na hora de você ter uma internet caseira, e rápida. O mesmo vale para os serviços oferecidos de um modo geral pelas operadoras, geralmente, com pacotes e gigabytes em seus planos mais populares.

Não podemos esquecer também dos próprios aparelhos. Cada vez com telas da mais alta resolução, os celulares possuem atualmente recursos avançados que permitem, entre outras coisas, assistir a filmes, ou mesmo jogar games mais pesados. Até mesmo porque não adianta ter uma alta taxa de conexão em um aparelho cuja imagem é ruim.

Por sinal, a própria ANATEL possui uma plataforma inteiramente dedicada à medir a velocidade dos serviços de internet, seja ela móvel, ou mesmo em banda larga, chamada Brasil Banda Larga. São conteúdos bastante úteis caso você precise tirar qualquer dúvida a respeito do fornecimento de internet no país.

É importante fechar todos os programas e abas do navegador, caso você queira fazer um teste de velocidade, constatando se a sua necessidade é mais de um plano ou serviço medido em MB ou GB.

Qual a diferença entre mb e gb
Qual a diferença entre megabytes e gigabytes

Contrate seu plano de qualquer operadora pelo Melhores Ofertas

Os termos meg e giga são mais do que nomenclaturas usadas em informática básica, sendo de fundamental importância para aqueles clientes de telefonia celular que querem e precisam de planos que contemplem internet em seus aparelhos celulares ou em seus computadores.

São conceitos básicos fáceis de entender, e que ajudam de todas as formas possíveis a escolher o melhor serviço de web possível, ou fazer alguma reclamação quando necessário. Um conhecimento que vale muito a pena ter.

Eaí? Esse post te ajudou? Conta pra gente nos comentários e não deixa de conferir os planos de internet no Melhores Ofertas, já que agora sabe identificar a diferença entre megabytes e gigabytes e com funcionam as quantidades e velocidades!

Qual é o melhor GB ou MB?

De forma geral, Giga e Mega são medidas para calcular a quantidade de dados (em bytes) que está sendo transmitido. Simplificando, Giga é maior que Mega. Para você ter uma noção, 1 Gigabytes equivale a 1.024 Megabytes.

O que é maior MB ou GB?

KB não é maior que MB e, sim, MB é maior que KB. O gb (giabyte) é o maior. A escala é a seguinte: 1 kB = 1024 bytes.

O que significa MB e GB?

MB e GB são siglas de megabyte e gigabyte, respectivamente e são usadas para medir o tamanho da memória ou capacidade de armazenamento de um hardware qualquer.

Quantos GB tem um Mega de internet?

1 GB (Giga) = 1024 MB (MEGA).