Qual a diferença entre sal de cozinha e sal marinho?

O sal de mesa, ou sal de cozinha, é um condimento mineral obtido pela mineração (sal de rocha) ou pela evaporação de água do mar (sal marinho), a sua fórmula química é NaCl (cloreto de sódio).

Diferença entre sal marinho e refinado

Este tipo de sal, o marinho, quando é processado industrialmente, é efetuada a sua limpeza, branqueamento, refinação e a adição de outros produtos, quando necessário, depois de sofrer todos estes processos é denominado como sal refinado.

Sal marinho não refinado

Usualmente é comum encontrar como sal marinho o sal que foi obtido pela evaporação de águas marinhas e que não passou pelo processo de refinamento, de certa forma, o correto é chamá-lo de sal marinho não refinado.

Sal integral

O sal marinho não refinado é a forma mais bruta em relação à sua composição, já que após a evaporação da água marinha, além do sal, pode conter resíduos de algas, cloreto e sulfato de magnésio, sulfato de cálcio, algumas poucas bactérias resistentes à salinidade, partículas de argila e outros sólidos que dão a esse sal a coloração acinzentada, pela presença dessa quantidade de elementos ele também é chamado de sal integral.

Essa característica da extração do sal e da comercialização proporcionam a este sal integral aromas e sabores mais complexos do que o sal refinado, porém são facilmente mascarados pelo sabor de outros alimentos, são uns verdadeiros aliados na sua cozinha. e da sua saúde.

O que é o sal iodado?

É a inclusão de 0,001% de iodeto de potássio ao sal de cozinha.  Existe no entanto também disponível o sal comum sem a adição de iodo, pois algumas pessoas podem ser intolerantes ao iodo, sendo assim, este sal é vendido comercialmente como sal sem iodo.

Conheça também as características dos diferentes tipos de sal disponibilizados nos espaços comerciais.

Já faz algum tempo que o sal passou a ser visto como o grande vilão da alimentação. Afinal, quando consumido em excesso, pode causar doenças cardiovasculares, hipertensão, cálculo renal, entre outros sérios problemas de saúde. Porém, quando consumido na medida certa, ele também pode deixar de ser vilão para virar um parceiro e, assim, trazer benefícios para o nosso organismo. Essa mudança começa na substituição do sal refinado pelo sal marinho.

Entre os benefícios do sal, destaca-se a sua fundamental participação na função biológica das células e no equilíbrio de fluídos, além de fornecer minerais importantes para o nosso organismo. Mas para que o sal realmente seja realmente benéfico, é necessário controlar a quantidade do seu consumo no dia a dia, a qual não deve exceder o limite de 5 gramas (aproximadamente uma colher de chá) diárias, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A diferença entre sal marinho e sal refinado

O sal refinado, assim como o sal marinho, é obtido através da evaporação da água do mar. Porém, o sal refinado passa por um processo térmico para que a sua umidade final fique em 0,05% e, também, pelos processos de refinamento e branqueamento. Em ambos, o sal perde quase todos os traços de microelementos ou oligoelementos (que inclui o iodo) e só permanece com uma alta taxa de sódio. E tanta mudança que, após o refinamento, o sal precisa passar por um processo de iodação, já que a deficiência dessa substância no organismo pode desencadear o desenvolvimento de doenças como bócio e outras anomalias.

Já o sal marinho não passa por nenhum desses processos, seja ele térmico, de refinamento e ou branqueamento e, portanto, mantém todos os microminerais e nutrientes que o sal refinado acaba perdendo, inclusive o iodo. Além disso, o sal marinho também possui um sabor menos salgado do que o sal refinado e não sofre adição de nenhuma substância química. Assim, o sal marinho permanece com cor e tamanho diferentes do refinado. No máximo, ele é moído para que o seu uso possa ser feito no preparo de alimentos. O sal grosso, comum em churrascos, é um tipo de sal marinho que passou por processo de moagem para reduzir o tamanho dos cristais de sal, mas não por tratamento químico.

Além disso, o sal marinho é composto de:

  • 55,5% de cloreto
  • 30,8 % de sódio
  • 7,7% de sulfato
  • 3,7% de magnésio
  • 1,2% de cálcio
  • 1,1% de potássio

Sal rosa do Himalaia também é sal marinho

É importante ressaltar que nem todo sal marinho é extraído a partir da água do mar. O sal rosa do Himalaia é um exemplo de produto que, embora não seja retirado diretamente do mar, uma vez que é extraído de depósitos milenares nas cadeias de montanhas do Himalaia, é considerado um sal marinho. A definição de sal marinho é de um sal que não passou por processamento e por isso mantém seu valor nutritivo e as características originais de sabor, textura e coloração, não sua origem marítma.

Pode usar sal marinho para cozinhar?

Muitos consideram o sal marinho como mais saudável que o refinado, pois não passa pelo processo de refinamento. Além do uso culinário, ele pode ser adicionado em esfoliantes, sais de banho, bebidas e inúmeros outros produtos.

Qual a diferença entre sal marinho e sal de cozinha?

Enquanto o sal marinho contém cálcio, potássio, zinco, ferro e iodo, o refinado possui, basicamente, uma alta taxa de sódio. Teor de sódio: apesar de ambos conterem cerca de 40% de sódio em sua composição, o sal marinho pode apresentar um nível menor por conta do tamanho dos cristais.

Porque o sal marinho e mais saudável?

O sal marinho é mais saudável por duas razões: não passa por refinamento e contém menos sódio. O sal refinado passa por um longo processo químico de aquecimento e refinamento, que faz com que ele perca quase todo o seu valor nutricional e tenha que receber uma série de aditivos, como o iodo.

Qual o tipo de sal mais saudável para o consumo humano?

O sal mais interessante é o sal rosa do Himalaia, isso porque ele possui uma boa quantidade de ferro e de cobre. Este tipo de sal ainda possui mais de 80 tipos de minerais. Ele tem a metade da quantidade de sódio encontrada no sal comum.