Qual a importância de aprimorar a gestão do agronegócio brasileiro?

O agronegócio no Brasil é um dos setores mais importantes para a economia e movimenta cerca de 100 bilhões de dólares anualmente, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq-USP. 

É também um dos setores que mais emprega no Brasil e, por isso, está intimamente ligado à sociedade.

Com o avanço do agronegócio, sua influência não está apenas relacionada com o setor primário da economia, mas também com o secundário (indústria) e o terciário (serviços). 

Ou seja, atualmente é impossível falar sobre economia brasileira sem falar de agronegócio. Entenda melhor o que é o setor e por que seu potencial é tão grande no país. 

  • O que é o agronegócio?
  • Por que o agronegócio no Brasil é tão relevante?
  • Os principais pontos do agronegócio no Brasil 
  • Além das commodities
  • Agricultura 4.0
  • Agro mais sustentável
  • Modernização da gestão do agronegócio no Brasil
  • Investindo no futuro do país

O que é o agronegócio?

O termo “agronegócio” é utilizado para falar sobre o setor agrícola e agropecuário, que participam de um mercado em que ocorrem compra e venda, além de oferta e procura. 

Por isso, a palavra “negócio”, nesse sentido, refere-se ao relacionamento desses setores com a economia, já que o foco está em vender esses produtos. 

Dentro do setor do agronegócio também são consideradas todas as atividades relacionadas com o agro. 

Alguns exemplos são importação e exportação de insumos, fabricação de insumos, prestação de serviços, tecnologia, maquinário, infraestrutura, transporte, pesquisa, biotecnologia e outros. 

Isso porque o agronegócio é um setor que depende de vários outros pontos do mercado para realizar suas atividades. Da mesma maneira, também impacta várias partes da sociedade, direta ou indiretamente. 

Por isso, hoje o agronegócio é um dos setores com maior impacto na economia e, consequentemente, na sociedade. 

Por que o agronegócio no Brasil é tão relevante?

Cerca de 26,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deriva do agronegócio e dos outros setores relacionados a ele.

De acordo com dados do Cepea da Esalq-USP, o superávit do setor foi maior do que o da balança comercial, atingindo a marca de US$ 100 bilhões, enquanto a balança fechou o ano com US$ 50,9 bilhões.

Além disso, todos os anos o setor do agronegócio bate recordes nos valores arrecadados, colocando o Brasil na lista de maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas do mundo.  

Dessa maneira, o agronegócio é um dos setores com maior influência na economia.Além disso, também é importante para sociedade, no setor de alimentos de consumo direto. 

Isso porque no Brasil temos uma produção diversa de alimentos de consumo direto, fazendo com que a necessidade de importação seja menor para esse tipo de produto. 

Geralmente, os itens de consumo direto são produzidos pela agricultura familiar, enquanto os de maior exportação, como é o caso de grãos, são produzidos em latifúndios. 

Também de acordo com o Cepea, 52,2% de todas as exportações do Brasil são de produtos relacionados ao agronegócio. 

Ou seja, é possível encontrar os dois formatos no Brasil, que se complementam, o que é positivo tanto para a economia (geralmente pela exportação de grãos) quanto para os brasileiros em geral. 

Os principais pontos do agronegócio no Brasil 

Como foi visto, o Brasil é um país que produz itens de consumo direto e interno e para exportação. 

Apesar de muitos dos produtos de consumo direto também serem exportados, o destaque vai para os grãos, principalmente soja, milho e trigo. 

Esse tipo de produto são as chamadas commodities, que atualmente são as que mais valem dentro do mercado de agronegócio. 

As commodities são os “produtos-base”, que servem para a fabricação de muitos outros e também para ração de gado, geralmente. 

Além disso, são considerados produtos padronizados, ou seja, as sojas produzidas no Brasil e nos Estados Unidos são consideradas as mesmas. 

Dessa maneira, o valor também é o mesmo em todo o mundo, fazendo com que o produto seja mais valorizado. E os países que fazem essa exportação conseguem um retorno financeiro significativo.

Para se ter ideia, hoje em dia o grão de soja é considerado essencial para o desenvolvimento da indústria alimentícia e do próprio agronegócio em diversas partes do mundo. 

Além das commodities

Além da soja, do milho e do trigo, o Brasil também é um grande exportador de café (grão e pó), além do açúcar e outros produtos derivados da cana-de-açúcar(como o álcool).

Na agropecuária, o Brasil também é um dos maiores exportadores de carne bovina (em quarto lugar), é o quarto maior em carne suína e é o maior de carne de frango

Isso quer dizer que o agronegócio no Brasil é muito diverso e conta com os mais diferentes tipos de produtos, tanto para exportação quanto para uso interno, considerando também os insumos produzidos aqui. 

Por isso, é um dos setores com maior potencial de crescimento nos próximos anos.

O futuro e o potencial do agronegócio no Brasil

Um dos fatores que tornam o agronegócio no Brasil algo tão rentável é o fato de o país ainda ter muito o que crescer nesse sentido. 

Apesar de já ter atingido grandes marcas de exportação, ainda há espaço para melhorias, aumento de rendimento e investimentos diversos. 

Por isso, é esperado que, nos próximos anos, o setor continue em crescimento e batendo cada vez mais recordes. 

Com esse desenvolvimento e crescimento, espera-se que novas áreas chamem atenção e sejam necessárias para a evolução do agronegócio no Brasil. É possível perceber, inclusive, algumas tendências nesse sentido. 

Agricultura 4.0

A agricultura 4.0 é aquela que está ligada com a tecnologia. Essa é a maior tendência para os próximos anos, já que muitos elementos tecnológicos podem aprimorar o mercado do agronegócio. 

Entre os processos tecnológicos que podem ajudar, é possível citar:

  • automação de maquinário;
  • aumento da conectividade e do acompanhamento de safra;
  • geração de dados mais precisos;
  • análise por imagem com mais qualidade e precisão; 
  • trabalho de comparação e análise de dados; 
  • decisões baseadas em informações mais precisas; 
  • biotecnologia, com estudos e pesquisas voltados ao campo. 

Agro mais sustentável

Por muito tempo, o agronegócio foi considerado por muitos algo distante da sustentabilidade. 

Porém, com o avanço dos estudos e da pesquisa, a sustentabilidade passou a ser pauta de preocupação, inclusive para agricultores e pecuaristas. 

Isso porque, sem tomar ações sustentáveis em conjunto com o agronegócio, a produtividade a longo prazo cai e, com isso, o rendimento também diminui. 

A produção desenfreada pode diminuir a qualidade do solo, destruir o ecossistema local (que interfere no desenvolvimento agrícola), poluir água e plantações e muito mais.  

Assim, hoje em dia e no futuro, o investimento em medidas de sustentabilidade estará cada vez mais em alta, para manter a produtividade do agronegócio por muito mais tempo. 

Modernização da gestão do agronegócio no Brasil

Assim como a tecnologia pode ajudar na produção em si, a gestão também mudará com a tecnologia. 

Trabalhar com muito mais rapidez, segurança e com as melhores ferramentas de gestão faz toda a diferença no dia a dia de uma administração. 

Por isso, quem quer manter o trabalho profissional de fato precisa investir em ferramentas de gestão, treinamento de colaboradores e criar realmente uma estrutura empresarial sólida. 

Isso vale principalmente para casos de negócios familiares, que tendem a ser menos organizados nesse sentido, por terem menos pessoas. 

Quem não investir na própria empresa acabará ficando para trás.  

Investindo no futuro do país

O agronegócio, sem dúvidas, é um dos setores que mais atrai investidores no país atualmente, principalmente pelo retorno que traz a curto e longo prazo. 

Por isso, é comum que tanto quem já está inserido no mercado quanto aqueles que ainda não fazem parte busquem investir no agronegócio.

Para isso, não é preciso ser necessariamente um produtor agrícola ou pecuário, mas estar inserido de alguma maneira nos negócios que cercam esse mercado. 

Por exemplo, fornecedores de insumos agrícolas podem se beneficiar do crescimento do agronegócio tanto quanto os agricultores em si. 

Nesse caso, aqueles que produzem ou importam os insumos acabam sendo essenciais para o agronegócio e, por isso, são um ponto imprescindível dessa cadeia. Assim, o setor de insumos é um em que vale a pena investir. 

Como vimos, a tecnologia norteará o sucesso e o futuro do agronegócio, seja voltada à biotecnologia e à pesquisa, seja com uso de maquinário automatizado e muitos outros pontos. 

Por isso, investir em tecnologia e cursos de agronegócio é outra área que promete trazer muito retorno nos próximos anos. 

Para conseguir se inserir com insumos e tecnologias de qualidade, ou mesmo aumentar a produção para aproveitar o “boom” do agronegócio, é preciso fazer investimentos. 

E sabemos que isso nem sempre é algo barato. Por isso, a possibilidade de crédito para agronegócio pode ser a diferença para você continuar investindo na sua produção ou na área de fornecimento. 

Converse com nossos especialistas e entenda nossas opções e faça parte do crescimento do agronegócio no Brasil!

Qual a importância da gestão para o agronegócio?

A gestão do agronegócio é extremamente importante por traçar decisões assertivas para o agronegócio. Além disso, traz para as empresas e fazendas um melhor posicionamento de mercado e principalmente métricas conclusivas das estratégias que realmente estão sendo efetivas para o negócio.

Qual é a importância do agronegócio no Brasil?

O agronegócio hoje é responsável por 52,2% de tudo exportado no Brasil, e este resultado está ligado à alta produtividade motivada por incrementos tecnológicos usados no campo. Percebe-se que o agronegócio no Brasil tem sido o propulsor da economia, mesmo em tempos difíceis vividos pela pandemia do COVID-19.

Como melhorar o agronegócio brasileiro?

Tecnologia no agronegócio: 7 dicas para aumentar a produtividade.
Incremente a agricultura de precisão. ... .
Invista em um software de gestão. ... .
Utilize drones. ... .
Invista no controle de irrigação. ... .
Aposte em plataformas online. ... .
Implante o controle de estoque. ... .
Utilize controles biológicos..

Quais são os benefícios do agronegócio no Brasil?

O desempenho do agronegócio brasileiro, garantindo alimentos abundantes, diversificados, de qualidade e a preços acessíveis para os consumidores nacionais, além de excedentes para exportações, responsáveis por superávits na balança comercial, com geração de emprego, renda e novas oportunidades de negócios que asseguram ...