Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Você está em: Home / Construção / Tamanho de Garagem: Como Calcular, Tamanhos Padrões e Fotos para Inspirar

Ao construir uma casa, você deve pensar no lugar onde guardará os carros. Primeiramente, é preciso saber o tamanho de garagem para um, dois ou três veículos. Assim sendo, você poderá construir um espaço que caiba a todos que você possui.

Nesse sentido, é preciso pensar ao se construir uma garagem que ao longo da vida você poderá comprar outro carro, podendo adquirir um veículo maior e, portanto, precisar de um lugar mais adequado para guardá-lo.

Confira os melhores produtos para sua casa:

A dimensão de uma garagem deve ser pensada levando em conta esses fatores. Portanto, é necessário pensar até em quantos carros você pode vir a ter. Ao se construir um lugar para guardar os seus veículos deve-se pensar em um tamanho de garagem que possa levar em conta todas as possibilidades.

Dessa forma, deve-se pensar na iluminação, ventilação, na circulação de pessoas e ainda levar em conta o retrovisor do carro, as portas, porta malas, a distância do portão e, já falado aqui, pode-se ter mais de um veículo na garagem.

Deste modo, caso o lugar seja fechado, é importante pensar no pé direito para que o veículo passe na garagem sem bater o teto, que possa abrir o porta malas e passar o bagageiro.

Se for uma garagem aberta, pense se você não irá fechá-la no futuro. Considere estes fatores para fazer os cálculos. Pense nas colunas e estruturas que poderão ficar na garagem mais tarde.

Você pode medir o seu carro e outros veículos pensando no espaço. Assim sendo, caso tenha em mente a compra de um veículo no futuro procure saber as características dele e leve em conta na construção do espaço.

Imagem 01: A pedra São Tomé fica linda em garagens.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Índice

  • Como calcular o tamanho ideal de garagem
  • Tamanho de garagem padrão
  • Tamanho de garagem para carros
  • Garagem para carros: dicas de usos
  • Exemplos de garagens para se inspirar

Como calcular o tamanho ideal de garagem

Com as medidas e os dados acerca dos veículos que estarão guardados na garagem em mãos, faça o seguinte cálculo: se o veículo tiver um comprimento de quatro metros, a garagem deve ter cinco. Se a largura for de dois metros, o espaço deve ter pelo menos três metros para cada carro.

Entretanto, deve-se ter no mínimo 30 centímetros de cada lado para poder abrir as portas. Se alguém da família tiver dificuldade de locomoção, ou usar cadeiras de roda, o espaço deve ser maior, levando em conta estas dificuldades.

Os cálculos devem incluir os retrovisores, o porte do carro. Como as montadoras costumam indicar apenas a medida do eixo e a altura, é preciso fazer as medidas do veículo, ou do carro que mais tarde você possa vir a comprar.

Contudo, o espaço também pode ser utilizado para ferramentas e até para fazer uma oficina. Pense nisso ao planejar a construção de seu espaço. Considere essa opção no seu planejamento.

Se você possui bicicletas e motos, por exemplo, você pode guardá-los em sua garagem também. Na sua preparação, pense futuramente no que você pode vir a ter e considere.

Desta forma, leve em consideração o portão que você poderá utilizar. Existem portões que necessitam de um lugar maior para abrir, eles se projetam de dentro para fora. Caso tenha uma garagem menor esse portão deve ser desconsiderado.

É preciso pensar no espaço que irá manobrar ao sair e entrar com o veículo. Há casos em que é necessário uma garagem maior para se poder transitar por ela com maior comodidade.

Imagem 02: Esteja sempre em atenção aos tamanhos dos veículos que você tiver na garagem. Lembrando que carros hatch ou comuns, possuem comprimento e largura bem diferentes das versões de modelos sedans.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Tamanho de garagem padrão

Confira os melhores produtos para sua casa:

Em garagens simples, pode-se pensar na largura mínima de 3,65m, comprimento de 6m, e 2,7m de largura de porta. Um carro mini ou comum fica bem neste espaço.

Neste sentido, esta garagem serve para acomodar apenas um veículo.  Dessa forma, não há espaço para uma picape ou outros carros, por exemplo. Deve-se pensar se você não precisará ampliá-la no futuro, caso queira mais um automóvel.

Na dupla, há a possibilidade de o portão ser duplo ou simples. Há de se pensar o melhor para a sua residência. A forma da garagem deve levar em conta qual o melhor portão para o seu caso.

Ademais, o espaço duplo como diz o nome acomoda dois carros, portanto tem estas especificações: mínimo de 6,7m de largura, 6m de comprimento, 2,7m de largura do portão ou 4,8m se for duplo.

Pode-se ter uma garagem dupla pensando em um dia comprar mais um carro novo ou nos veículos utilizados pelas visitas. Dessa forma seu convidado pode deixar o automóvel na sua residência.

A dupla ainda pode ser utilizada para guardar motos ou até fazer uma oficina, portanto há de se pensar nas vantagens desse tipo de espaço que pode ser muito útil para o proprietário. 

Confira os melhores produtos para sua casa:

As garagens triplas podem guardar três carros. Dessa forma, sua configuração é de 9,4m de largura, 6m de comprimento, mínimo de 2,7m de largura do portão.

Neste sentido, ela é indicada para casas grandes, e deve ser pensada na configuração lado a lado ou em fila. Na fila há uma maior economia de espaço, mas é preciso pensar que será necessário fazer maiores manobras para tirar os carros da garagem.

Os carros também merecem atenção, pois o pé direito deve ser mais alto. Para carros comuns, dois metros de altura são recomendados.

Tamanho de garagem para carros

Hoje em dia, devido a facilidades de financiamento a quantidade de carros de uma residência aumentou muito. Por isso, deve-se pensar no futuro. Caso seja um casal que procura ter filhos, pode ser que comprem mais um carro.

Uma garagem dupla ou tripla é indicada para famílias maiores. O fato é que provavelmente a família terá dois ou mais veículos e, portanto, há de se pensar nesta possibilidade.

Existe o fato de que os automóveis possuem dimensões diferentes. É conveniente fazer uma garagem com medidas mais amplas para que não se tenha surpresas ao se comprar um carro novo e maior.

Recomenda-se que você saiba qual carro poderá ter no futuro e utilizar as medidas dele para fazer a sua garagem. Um espaço em fila, por exemplo, pode ser indicado caso você não possa ter uma garagem com uma largura ampla.

Outro caso é o de sua garagem ter as especificações certas para a construção que você estiver fazendo. Neste caso você pode comprar um carro que se adeque a essas especificações, ao invés de fazer o contrário.

Ademais, a garagem é um lugar importante na casa. É onde seus veículos estão guardados e deve possibilitar a locomoção das pessoas para entrar no carro. É um espaço que pode ser utilizado de diversas maneiras.

Imagem 03: As escadas, os pilares ou quaisquer outros itens que estejam no meio da garagem, afetam a realização deste projeto. Por isso, é preciso ficar sempre atento a estes itens a mais na hora de projetar. Além disso, os tamanhos (altura, largura e comprimento) dos veículos também precisam ser bem analisados.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Garagem para carros: dicas de usos

Você pode transformar a garagem em uma oficina então é importante que ela seja ampla. Dependendo de onde a sua residência estiver, pode-se guardar uma moto ou um jet-ski no espaço, por exemplo.

Neste sentido, é importante ter um espaço amplo, onde você vai passar uma parte do tempo e não apenas entrar no seu carro. Deste modo, tornar a garagem um lugar agradável e um espaço amplo é um pré-requisito.

Assim sendo, é necessário pensar que cada caso é um caso, portanto você deve considerar o melhor, como uma garagem deve ser e quais as vantagens do tipo de garagem que possa vir a ter.

Meça seus veículos, procure saber as características do carro que poderá comprar no futuro e planeje sua garagem. Ela não é um espaço sem importância, ela deve guardar e proteger seu automóvel.

Em suma, a garagem deve resguardar seus veículos, precisa se harmonizar com a residência, ter uma boa acessibilidade e se for o caso ser um lugar onde a pessoa possa passar uma parte do tempo, como no caso de ser também uma oficina.

Procure planejar antes de construir, assim não terá nenhuma eventualidade, afinal, você não vai querer arriscar a bater seu carro ao entrar na garagem, certo?

Imagem 04: Carros sedans precisam de garagens que haja compatibilidade com o seu comprimento para não ficar nenhuma parte para fora.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Exemplos de garagens para se inspirar

Imagem 05: Para começar com nossas seleções, as garagens com telhado verde tem chamado bastante a atenção nas novas arquiteturas. Além disso, os arquitetos e paisagistas já estão especificando mais este item decorativo em seus projetos aqui no país. Assim, se você não possui um local para realizar um jardim em solo, te apresento, então, uma linda opção.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Imagem 06: Tetos altos permitem o abrigo de diversos tipos de automóveis em sua garagem.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Imagem 07: Manter um bom espaço entre os automóveis, possibilitando a abertura de portas confortavelmente, é um dos princípios de um bom projeto de tamanho de garagem. Dessa forma, evita-se possíveis acidentes de colisão entre os automóveis.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Imagem 08: Ao se ter uma garagem com teto baixo, é preciso se atentar ao tipo de carro que você irá abrigar.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Imagem 09: As garagens também podem receber outras funções. Por isso, ter um bom planejamento sobre o seu tamanho e ideias de uso é fundamental na hora do projeto.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Imagem 10: Por fim, além de pensar sobre o tamanho deste local, é importante que você planeje o tipo de cobertura para garagem também. Afinal, ela será um item que irá somar com a composição de sua fachada, deixando sua casa ainda mais bela e sofisticada. Então veja este modelo de garagem coberto com pergolado.

Qual é o tamanho padrão de um portão de garagem?

Qual o tamanho padrão de um portão social?

Portão social medida padrão porta 88x 188. Com instalação.

Qual é o tamanho padrão de um portão basculante?

Qual é a altura padrão de um portão basculante? Não há uma altura padrão para portões basculantes, mas já pudemos notar que 2,40m tem se mostrado uma medida adequada. portões basculantes tem perda de até 30cm na altura, portanto você deve observar se altura livre final se adequará ao seu veículo.

Qual deve ser o tamanho de uma garagem?

Tamanho de garagem padrão Em garagens simples, pode-se pensar na largura mínima de 3,65m, comprimento de 6m, e 2,7m de largura de porta. Um carro mini ou comum fica bem neste espaço. Neste sentido, esta garagem serve para acomodar apenas um veículo.

Qual a altura de um portão social?

Medidas: portão social: - altura: 2. 13 m - comprimento: 0. 88 m portão garagem: - altura: 2.