Qual a diferença entre nota fiscal e documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica?

Caso você tem feito buscas para dar início à emissão de nota fiscal, certamente já se deparou com diversas siglas que representam termos importantes. Neste momento, inclusive, uma de suas dúvidas pode ser: qual a diferença entre DANFe e NFe? Preparamos este artigo para te ajudar a resolver essa questão. Prossiga a leitura para encontrar a resposta. Ao final, veja como o Nota Simples pode te auxiliar.

O que é NFe?

Definição

NFe é a sigla que representa Nota Fiscal Eletrônica. Consiste, no documento que registra uma operação comercial ou prestação de serviço.

Armazenamento

Diferente da Nota Fiscal comum, a NFe fica armazenada em uma plataforma eletrônica. A geração do documento ocorre no formato de arquivo XML, estipulado pela Receita Federal.

Validade jurídica

A NFe possui validade jurídica para comprovar transações. Esse é um ponto que merece destaque quando o assunto é qual a diferença entre DANFe e NFe pois DANFe não possui validade jurídica.

Arquivação

Recomenda-se que a arquivação da NFe seja feita dentro do prazo mínimo de até 5 anos. A finalidade para essa ação é assegurar todos os direitos do requerente.

O que é DANFe?

Definição

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica é chamado de DANFe. Sendo assim, é tido como uma representação simplificada da Nota Fiscal Eletrônica.

Uso

Embora o DANFe simbolize o modelo de Nota Fiscal Eletrônica, não pode substituí-lo. De tal forma, quando a pergunta “Qual a diferença entre DANFe e NFe?” lhe vier à mente, lembre-se que este é apenas um facilitador para a checagem dos dados. Em razão desta finalidade, o DANFe, em geral, é impresso e concedido ao cliente. Grande parte das transportadoras já adotaram este método.

Atribuições

No DANFe podem ser encontrados a Chave Numérica de Acesso, que concede a permissão para a Nota Fiscal Eletrônica, e código de barras.

Afinal, qual a diferença entre DANFe e NFe?

Em linhas gerais, a diferença entre DANFe e NFe encontra-se na medida oficial dos documentos. Veja, o primeiro é compreendido como extraoficial, ou seja, não tem a validade jurídica que é atribuída ao segundo. Os demais pontos a serem destacados são:

  • DANFe acompanha mercadoria fornecida por transportadora;
  • NFe possui validade apenas quando gerada no formato digital XML;
  • DANFe não é válido como Nota Fiscal ou NFe.

Agora que você já conheceu qual a diferença entre DANFe e NFe, escolha o sistema do Nota Simples. Conte com nosso gerenciador de Nota Fiscal Eletrônica. O serviço possui diversas funcionalidades, não deixe de entrar em contato conosco para conhecê-las. Estamos aguardando por você! Veja mais artigos como este em nosso blog:

  • Veja como fazer controle de estoque com notas fiscais
  • Riscos de não realizar a emissão da nota fiscal
  • O que é a Interface de Programação de Aplicações e sua função

De maneira muito objetiva, a principal diferença entre NFC-E e NF-E é que a primeira é feita exclusivamente para vendas diretas ao consumidor final, e a segunda está ligada às operações de compra, venda, devoluções, transferências e exportações, ou seja, nas etapas que precedem a venda ao consumidor.  Para saber mais sobre emissão de nota fiscal e as diferenças entre NFC-E e NF-E, vem com a gente!

Diferença entre NFC-E e NF-E

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, ou simplesmente NFC-E, é um documento fiscal que veio para substituir o famoso Cupom Fiscal.

O principal intuito da mudança foi a necessidade de modernizar a emissão do antigo cupom. Essa é uma das inovações tecnológicas que chegaram para facilitar ainda mais o cotidiano dos empreendedores. 

Outra grande protagonista dessa evolução é a conta PJ digital. Afinal, não dá para perder tempo com processos burocráticos e complexos, né? 

A conta PJ digital possibilita resolver tudo pelo celular, dando mais liberdade e autonomia ao empreendedor, que não precisa mais se deslocar ou enfrentar filas em bancos.

A BizConta, conta PJ digital da BizCapital, por exemplo, não tem taxa de abertura, mensalidade ou manutenção, e ainda oferece Pix e TED sem custos para enviar ou receber, além de emissão grátis de boletos.

Veja como é fácil abrir sua BizConta:

Viu? Agora é só clicar aqui e abrir grátis sua conta PJ:

Qual a diferença entre nota fiscal e documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica?

Com essa modernização, a NFC-E permite que cada cliente tenha acesso aos detalhes da venda pela internet a partir de uma chave numérica impressa.

A chave numérica na nota fiscal eletrônica, que contém detalhes da venda ao consumidor, é formada por 44 dígitos contendo, nesta ordem: código do Estado, ano e mês da emissão da NFC-E, CNPJ do emitente, modelo do documento fiscal, série e número do documento fiscal, forma de emissão da NFC-E, código numérico que compõe a chave de acesso e dígito verificador da chave de acesso.

A NF-E, por sua vez, veio para substituir as notas fiscais modelo 1 e 1A. Podemos dizer que a NF-E é a versão digital das antigas notas fiscais.

Tal como a NFC-E, a NF-E eletrônica dispõe de um documento auxiliar impresso, que acompanha as movimentações da mercadoria, quando houver. O documento auxiliar da NF-E é chamado de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE. Para a NFC-E, esse documento é o DANFE-NFC.

Vale ressaltar que as DANFEs não possuem valor fiscal.

Leia mais: aprenda como emitir nota fiscal

Uma ferramenta importante para o controle e organização das notas emitidas pela sua empresa é o fluxo de caixa. Ela utiliza o chamado “regime de caixa”, onde se registra de maneira periódica todo o movimento financeiro do seu negócio.

Criamos um modelo de planilha de gestão financeira exclusiva para ajudar no controle das finanças da sua empresa. Para baixar grátis, é só se cadastrar aqui 👇

O que é preciso na emissão de nota fiscal?

Apesar de ser totalmente intuitivo, é importante ressaltar que, para a emissão dos documentos fiscais eletrônicos, seja a nota fiscal do consumidor eletrônica ou a nota fiscal eletrônica, a empresa que está vendendo o bem ou produto precisará de acesso a internet.

A NFC-E faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED, que nada mais é que um ambiente digital, onde o Governo Federal recebe as informações de vendas de produtos que têm incidência de IPI e de ICMS.

Leia mais: como as taxas de juros podem influenciar o seu negócio

Para emitir a NFC-E também é necessário:

  • Ser credenciado na Secretaria da Fazenda do seu estado (SEFAZ).
  • Desenvolver ou adquirir um programa emissor da NFC-E.
  • Certificado digital padrão ICP, que é um documento de identidade virtual de uma pessoa física ou jurídica. É por meio do certificado digital que se torna possível realizar a assinatura digital, validando transações via meios eletrônicos. De acordo com as regras da ICP Brasil, cada assinatura associa uma entidade, pessoa, processo ou servidor a um par de chaves criptográficas. Dessa forma, o certificado digital é um produto comparável ao RG no ambiente físico.
  • Ter a inscrição estadual regularizada. 
  • Obter o Código de Segurança do Contribuinte (CSC), que é o código de segurança alfanumérico usado para gerar o QR Code da NFC-E, de uso exclusivo do contribuinte (sócio) e gerado pela SEFAZ do seu estado. 

A emissão da NFC-E é feita em tempo real junto à Secretaria da Fazenda e prontamente “devolvida” com as informações pertinentes ao fisco. Essa troca de informações é feita pelo programa emissor da NFC-E.

Leia mais: dicas essenciais na hora de declarar o IRPJ

As exigências para a emissão da NF-E são semelhantes às da NFC-e, com algumas diferenças no preenchimento das informações no programa emissor. Como as regras podem variar em cada cidade e estado, consulte o seu contador para entender melhor como funciona o procedimento na sua região.

E aí, entendeu sobre emissão de nota fiscal? Então, que tal explorar o programa e os detalhes da operação na prática?

Ah, aproveite pra compartilhar essa informação com a sua rede de contatos e bons negócios para você =)

Qual a diferença entre nota fiscal e documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica?

André Galhardo é economista-chefe da Análise Econômica Consultoria, professor universitário nos cursos de Ciências Econômicas, Administração e Relações Internacionais, coordenador do Grupo de Pesquisa DEPEC da UNIP e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui ampla experiência em análise de conjuntura econômica nacional e internacional, e é autor do livro “O Salto do Sapo: a difícil corrida brasileira rumo ao desenvolvimento econômico”.

Já segue a Biz nas redes sociais? Por lá, divulgamos pílulas de conhecimento e contamos histórias: a nossa e a do empreendedor brasileiro, que joga junto com a gente! Acompanhe todas as novidades e lançamentos no Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e Youtube. Segue a Biz, vai!

Quais as diferenças entre as notas fiscais?

Basicamente, a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal é que um reúne mais informações do que o outro. A NF sempre vai reunir dados pessoais do consumidor, enquanto o cupom é emitido para o consumidor final, comprovando a compra e venda de produtos.

O que seria Nota Fiscal Eletrônica?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento gerado digitalmente pela empresa que está realizando a transação comercial, por exemplo, a venda de um produto.

O que é um arquivo XML?

O que é arquivo XML NF-e A sigla significa “eXtensible Markup Language” em inglês, que é basicamente um formato de arquivo universal usado para criar documentos com dados organizados. Quando você faz uma compra, por exemplo, a empresa envia a NF-e por e-mail com a extensão “.