Qual diferença licenciatura e bacharelado

Se você está se preparando para começar um curso superior, provavelmente já se deparou com essas duas opções de curso: bacharelado e licenciatura. Essa classificação é muito importante, já que diz respeito a toda a estrutura e aos objetivos da graduação, o que resulta em distintas atuações profissionais lá na frente.

Ou seja, a escolha entre um ou outro faz com que você tenha uma formação acadêmica completamente diferente. É justamente sobre isso que vamos falar! Continue a leitura e entenda a diferença entre bacharelado e licenciatura!

  • Afinal, qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura?
    • Atuação no mercado
    • Duração
    • Estrutura curricular
  • Qual é a melhor escolha para a sua carreira?

Afinal, qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Bacharelado e licenciatura são tipos de graduação. Enquanto o primeiro é dedicado à formação de profissionais para atuação ampla no mercado de trabalho, o segundo é o curso de formação de professores.

Alguns cursos só existem como bacharelados: é o caso do Direito, da Medicina Veterinária e das Engenharias. Já outros são ofertados nos dois tipos de formação, como Letras, Filosofia e Biologia. Confira com mais detalhes as principais diferenças entre os dois!

Atuação no mercado

A atuação no mercado de trabalho é a principal diferença entre bacharelado e licenciatura. Vamos usar como exemplo o curso de Química, que é ofertado nos dois tipos de graduação. Se você fizer um bacharelado, se tornará um químico; já se fizer a licenciatura, será um professor de Química.

Assim, o bacharel poderá trabalhar em indústrias, centros de pesquisa e laboratórios, enquanto o licenciado dará aulas na educação básica — Ensino Fundamental e Médio.

Duração

Não há muita diferença entre a duração do bacharelado e da licenciatura. Ambos duram cerca de 4 anos, mas há algumas licenciaturas que podem ser de apenas 3 anos, e alguns cursos de bacharelado são mais longos, como a Medicina, que dura 6 anos.

Estrutura curricular

Por ser voltado para uma atuação ampla, o bacharelado tem disciplinas mais generalistas e uma base teórica maior em seu currículo. Assim, o profissional sai da faculdade com todo o conhecimento fundamental da área.

Já a licenciatura, por ser focada no ensino, tem como grande diferencial o eixo curricular voltado para a educação. Assim, qualquer estudante de licenciatura tem em sua grade matérias como:

  • Fundamentos da Educação;
  • Didática;
  • Educação Especial;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • História da Educação;
  • Filosofia da Educação;
  • Língua Brasileira de Sinais;
  • Políticas Públicas e Organização da Educação Básica;
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Além desse eixo comum a todas as licenciaturas, o estudante tem matérias específicas de sua área. Por exemplo, quem faz História tem aulas de História Contemporânea, enquanto quem faz Letras estuda Literatura Brasileira.

Qual é a melhor escolha para a sua carreira?

Tudo depende dos seus objetivos profissionais. Se você não quer trabalhar com o ensino, o bacharelado é a melhor opção, já que sua formação mais ampla dá perspectivas maiores sobre a área e abre espaço para várias possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Já se você não descarta a docência, a licenciatura pode ser a escolha ideal, já que somente assim você poderá dar aulas na educação básica, e a empregabilidade é bastante atrativa. Além disso, vale lembrar que não há restrições para que licenciados trabalhem em outros setores do mercado, como indústrias e empresas.

E aí, conseguiu entender a diferença entre bacharelado e licenciatura? Como você viu, são classificações que dizem respeito à essência do curso e transformam o foco da formação. Por isso, escolher entre as duas opções depende de uma boa reflexão sobre o que você deseja para a sua futura carreira.

Para acompanhar outros conteúdos como este, inscreva-se na nossa newsletter! Assim, poderemos avisar por e-mail sobre as atualizações do blog!

Qual diferença licenciatura e bacharelado
 

Chegou o momento do vestibular. Além das dúvidas sobre qual profissão escolher, também bate aquela incerteza sobre como é cada curso e o que cada habilitação significa. Quer um exemplo de uma dessas indagações? Você sabe qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Muitos cursos oferecem as duas habilitações e essas opções podem gerar dúvidas para quem está chegando agora nesse novo universo chamado Ensino Superior. Outros são específicos sendo apenas bacharelados ou apenas licenciaturas. O importante mesmo é que antes de qualquer decisão você conheça a graduação que vai cursar.

Pensando em te ajudar, fizemos esse artigo para te contar a diferença entre bacharelado e licenciatura. Para isso vamos te explicar sobre cada habilitação e suas distinções.

Habilitação em Bacharelado

A habilitação em Bacharelado é uma modalidade de graduação que forma profissionais voltados para o mercado de trabalho. Durante a faculdade o aluno tem contato com várias disciplinas teóricas e práticas tendo, portanto, um preparo bem generalista. Não é à toa que após a formatura esse profissional possa atuar em todas as áreas dentro da sua formação acadêmica.

O grau de bacharel é obrigatório para exercer várias profissões como arquitetura, administração, direito, engenharia, medicina e farmácia. Também é possível se especializar em um segmento específico dentro da área de formação. Para isso basta fazer uma especialização, as chamadas pós-graduações. Esses cursos normalmente duram cerca de um ano e meio e segmentam muito a atuação do profissional no mercado de trabalho.

O bacharel não é habilitado a lecionar, mas se o desejo for seguir a carreira de professor, esse profissional deve fazer Mestrado e também Doutorado para então tentar uma vaga no Ensino Superior.

Habilitação em Licenciatura

Os cursos de licenciatura são graduações que habilitam o aluno a dar aulas para os ensinos Fundamental e Médio. Com o diploma em mãos, o profissional pode também ministrar aulas particulares e em cursinhos. Com a educação continuada - fazendo pós-graduação, Mestrado e Doutorado -, o licenciado também é capaz de dar aulas no Ensino Superior.

As licenciaturas com maior espaço no mercado são as de História, Geografia, Letras, Matemática, Química, Física, Educação Física e Ciências Biológicas. Outras formações como Ciências Sociais e Filosofia tem ganhado cada vez mais espaço, já que disciplinas como a Sociologia e a Filosofia entraram na grade das escolas de Ensino Médio. O curso de Pedagogia também é um licenciatura, porém a atuação do profissional em sala de aula se dá ainda nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

Durante a graduação, o aluno tem contato com disciplinas específicas da área de conhecimento escolhida e também com matérias voltadas para a arte de ensinar. O futuro licenciado estuda pedagogia, didática, psicologia, metodologia e outras questões que serão importantes para o trabalho no dia a dia da sala de aula, como os desafios e problemas da docência.

A diferença entre bacharelado e licenciatura

A principal diferença entre bacharelado e licenciatura está na formação profissional. Enquanto o primeiro habilita profissionais para o mercado de trabalho propriamente dito, o segundo permite o aluno atuar como professor. É possível que o mesmo curso tenha as duas habilitações? Sim, é.

É o caso, por exemplo, do curso de Filosofia. Apesar das grades serem bem parecidas, a habilitação em licenciatura possui disciplinas voltadas para a docência, como Oficinas de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, Seminário de Política Educacional, Atividades de Enriquecimento Didático Cultural, além de Estágio Supervisionado.

Já no mercado de trabalho, o bacharel em Filosofia pode atuar fazendo parte de grupos de pesquisas, traduzindo obras filosóficas, ministrando palestras, compondo equipes de estudo do comportamento humano e também trabalhando em instituições culturais públicas, privadas e ONGs. Em sala de aula, o licenciado em Filosofia pode ministrar aulas de Ética e Filosofia para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de ter a opção de atuar como professor universitário.

É também possível que o aluno saia da faculdade com as duas habilitações. Para isso ele precisará dar continuidade aos estudos, mesmo após a conclusão de uma das modalidades. Desse jeito, o estudante sairá completo do Ensino Superior: preparado para o mercado de trabalho e apto para lecionar em qualquer instituição de ensino.

Ficou bem claro qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura? Com essa dúvida respondida já ficou mais fácil fazer outra decisão: qual instituição de ensino escolher para fazer o seu sonho da faculdade se tornar realidade.

Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) oferece atualmente 17 cursos de graduação - entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Com corpo docente qualificado, o CES/JF conta com 3 campi, além de um Centro Gastronômico e toda infraestrutura para te preparar para o mercado de trabalho e para a vida. São 46 anos de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

A sua profissão dos sonhos pode virar realidade. Por isso não perca tempo e trace a sua caminhada e os seus objetivos. Clique AQUI e faça já a sua inscrição para o Vestibular 2019. Ou leia AQUI o edital e não perca tempo. 

Provas agendadas de 16 de outubro a 28 de fevereiro
Vestibular tradicional: 25 de novembro

Quer saber mais detalhes sobre como é a graduação, qual é o perfil ideal de aluno e como é o mercado de trabalho para as profissões de cada um dos cursos oferecidos pelo CES? Então leia nossos e-books!

Clique em um dos links abaixo e escolha o seu caminho:

Conheça o curso de Administração

Conheça o curso de Arquitetura de Urbanismo

Conheça o curso de Ciências Biológicas

Conheça o curso de Engenharia de Software

Conheça o curso de Engenharia Elétrica

Conheça o curso de Filosofia

Conheça o curso de Jornalismo

Conheça o curso de Psicologia

Conheça o curso de Publicidade e Propaganda

Conheça o curso de Sistemas de Informação

Conheça o curso de Teologia

Conheça o curso de Tecnologia em Design de Interiores

Conheça o curso de Tecnologia em Design de Moda

Conheça o curso de Tecnologia em Gastronomia

Conheça o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Conheça o curso de Tecnologia em Marketing

Conheça o curso de Teologia

Conheça o curso de Tecnologia em Design de Interiores

Conheça o curso de Tecnologia em Design de Moda

Conheça o curso de Tecnologia em Gastronomia

Conheça o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Conheça o curso de Tecnologia em Marketing

Qual é o melhor bacharelado ou licenciatura?

Você tem prazer em ensinar e em compartilhar seus conhecimentos? Então, talvez, a licenciatura seja a sua melhor opção. Mas caso não se veja em uma sala de aula — ou em uma quadra de ensino, como ocorre com a Educação Física —, o bacharelado então pode ser a proposta ideal.

Qual é a diferença entre licenciado é bacharelado?

O que distingue as duas formações é basicamente sua área de atuação, enquanto um bacharel irá atuar nos diversos segmentos existentes no mercado de trabalho, a licenciatura tem o foco no ensino e forma profissionais capazes de repassar conhecimentos para os demais indivíduos.

Quem se formou em bacharel pode dar aula?

Bacharelado: os cursos de bacharelado não habilitam o profissional a lecionar. São cursos superiores de graduação que dão o título de bacharel. Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica.

Qual vem primeiro bacharelado ou licenciatura?

Em geral uma formação profissional superior é constituída pela graduação e pela pós-graduação, sendo que a graduação é dividida em cursos de bacharelado, tecnólogos e licenciatura. Depois, a pós-graduação se divide em lato sensu e stricto sensu.