Qual a diferença entre a idade moderna e contemporânea

De acordo com a visão clássica e tradicional, a divisão da história da humanidade é feita em quatro grandes períodos, também chamados de "Idades". São eles:

  • Idade Antiga
  • Idade Média
  • Idade Moderna
  • Idade Contemporânea

Qual a diferença entre a idade moderna e contemporânea
Divisões da História

Pré-História

Todo o período que existiu antes da invenção da escrita é denominado Pré-história. Assim, a Pré-história corresponderia a um período da humanidade que abrange milhões de anos.

Nesse momento, o homem aprendeu a viver em comunidade, a utilizar o fogo, a domesticar animais e a produzir alimento, dando a origem à agricultura.

Na pré-história, o homem criou a linguagem como meio de comunicação e inventou a escrita. Além disso, criou a pintura, a cerâmica e as primeiras organizações sociais e políticas.

A Pré-história está dividida em três períodos:

  1. Paleolítico: também chamado de "Idade da Pedra Lascada", tem início há aproximadamente 4,4 milhões de anos e se estende até 8000 a.C.
  2. Neolítico: também chamado de "Idade da Pedra Polida", esse período vai de aproximadamente 8000 a.C. a 5000 a.C.
  3. Idade dos Metais: período que se estende de 5000 a.C. até o surgimento da escrita pelos sumérios, em 4000 a.C..

Tudo o que sabemos sobre a Pré-história devemos aos fósseis e objetos encontrados nas escavações paleontológicas, que ocorreram principalmente a partir do final do século XIX, estendendo-se até os dias atuais, frequentemente apresentando novas descobertas.

Idade Antiga

Idade Antiga ou Antiguidadeé o período da história que é contado a partir do desenvolvimento da escrita, pelos sumérios, mais ou menos 4000 anos a.C., até a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 da era cristã.

Dentre os fatos históricos desse período da história se destacam:

  • Antiguidade Oriental, que compreende a civilização egípcia, a civilização mesopotâmica, as civilizações hebraica, fenícia e persa
  • Grécia Antiga, das origens ao período arcaico
  • Roma Antiga e o Império Romano, até a sua queda, em 476

Idade Média

A Idade Média é o período da história que tem início em 476 e vai até a tomada de Constantinopla, pelos turcos otomanos, em 1453. Nesse período da história se destacam:

  • Alta Idade Média
  • Feudalismo
  • Baixa Idade Média
  • Cultura Medieval
  • Formação das Monarquias Nacionais

Idade Moderna

A Idade Moderna é o período da história que tem início em 1453 e vai até o ano de 1789, data da Revolução Francesa. Dentro desse período da história se destacam:

  • Expansão Marítima Europeia
  • Revolução Comercial e o Mercantilismo
  • Colonialismo Europeu na América
  • Périplo Africano
  • Renascimento Cultural
  • Reforma Protestante e Contrarreforma
  • Absolutismo
  • Iluminismo

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea é estudada de 1789, época da Revolução Francesa, até os dias atuais. Dentro desse período, vários acontecimentos políticos, econômicos e sociais, receberam influência da Revolução Francesa, como:

  • Independência do Brasil
  • Revolução Industrial

Leia também:

  • Contagem do Tempo na História
  • Divisão dos Séculos

Qual a diferença entre a idade moderna e contemporânea

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Qual a diferença entre a Idade Média e Moderna?

Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. ... A concepção de uma Idade Moderna era também uma ruptura com o que foi considerado como uma Idade Média da História. Média, nesse sentido, era o período entre a Antiguidade e a Idade Moderna.

O que foi a transição da Idade Média para a Idade Moderna?

A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.

O que marcou a idade moderna?

Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.

Em que século é a idade moderna?

Embora os limites cronológicos sejam objeto de debate, a linha temporal deste período estende-se do final do século XV até à Idade das Revoluções no século XVIII; muitos historiadores assinalam o início desta idade na data de 29 de maio de 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, incluindo ...

Quando começou a era moderna?

Com finalidade didática, alguns historiadores convencionaram denominar de Idade Moderna o período histórico que começou com a Queda do Império Bizantino, em 1453, derrubado pelos turcos-otomanos, e terminou com a Revolução Francesa, em 1789.

Quando se inicia a modernidade?

Segundo Husserl, modernidade refere-se à Europa e sua civilização e história, não só como espaço geográfico, mas com um "formato" moral e espiritual. A modernidade surge no século XVI na Europa com o protestantismo e as grandes descobertas e ciências e culmina no século das Luzes.

Que mudanças existem no início da Idade Moderna?

A Idade Moderna, dentro da conhecida periodização da história, estendeu-se de 1453 a 1789. Essa época, como qualquer outra, foi marcada por transformações, destacando-se o desenvolvimento comercial, a expansão marítima, o início da colonização, a consolidação da escravidão, as reformas religiosas etc.

Quais são as características do início da Idade Moderna?

Entre suas principais características, podemos mencionar o humanismo, o racionalismo, o desenvolvimento cultural e científico; ... Reformas religiosas: no aspecto religioso, a ascensão do Humanismo, entre outros fatores, teve impacto nas críticas à Igreja Católica, que culminaram com a Reforma Protestante no século XVI.

Como era o acesso à informação na idade moderna?

O acesso à informação no decorrer da Idade Média ocorria por intermédio da utilização de cartas. Estas eram essenciais para a manutenção d a comunicação a longa distância principalmente, entretanto, sabe-se a mesma ocorria de forma extremamente lenta.

Qual o principal objetivo do período moderno?

Nesse período as nações europeias formaram grandes impérios coloniais ao redor do mundo, exploraram e colonizaram o continente americano. A História Moderna abrigou um forte desenvolvimento artístico-científico, o crescimento da burocracia e o renascimento cultural e comercial.

Quais são as características do mundo moderno?

Mundo Moderno pode ser entendido como a transição do feudalismo para o Capitalismo. Nos seculos XVI & XVIII o mundo passou por extraordinárias modificações, estabeleceu-se uma nova percepção de mundo, houve o processo de formação de monarquias, teve varias revoluções liberais defensora da divisão do poder politico.

Quais são as características do período moderno?

Podemos afirmar seguramente que esse período foi considerado de intensas mudanças. Caracterizou-se por uma fase de grandes transformações, revoluções e mudanças na mentalidade ocidental, mudanças essas de ordem econômica, científica, social e religiosa, que balizaram o sistema capitalista.

O que significa ser moderno na Idade Moderna?

Ser moderno, segundo os intelectuais dos séculos XV e XVI, era estar em sintonia com os avanços das ciências e das novas mentalidades.

O que é uma pessoa moderna?

Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial. ... O antigo assim participa da ambiguidade de conceitos oscilando entre a sabedoria e a senilidade.

Qual era a religião da idade moderna?

Por isso, em pouco tempo a Igreja Católica se tornou a mais rica instituição européia. Ao mesmo tempo em que o poder da Igreja aumentava, também crescia a corrupção dentre os clérigos. Os cargos religiosos eram negociados por nobres que não tinham nenhuma intenção em seguir as normas religiosas.

Qual é o significado de moderno?

adjetivo Que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual.

O que significa ser moderno para a filosofia?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

O que é o que é antigo?

Significado de Antigo adjetivo Que existe ou que data de longo tempo; velho: um costume antigo. Que existiu outrora, em outro momento ou época passada: a antiga Grécia. Que não está mais em atividade; obsoleto: um antigo prefeito. [História] Relativo à Antiguidade, tempos muito antigos.

Quais foram os impactos da modernidade?

A modernidade trouxe avanços em praticamente todos os campos de conhecimento – e retrocesso na maneira como as pessoas se relacionam. Com ela veio o questionamento de todos os valores.

Qual a importância da modernidade?

A modernidade virou o mundo de cabeça para baixo nos conceitos e quer mudar o mundo dos conservadores para uma sociedade futurista. A idéia do certo e do errado hoje, não tem importância maior nos termos matemáticos ou na filosofia. ... A modernidade é importante e saudável, mas inocente.

Quais são os principais valores da Pós-modernidade?

As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...

Qual a diferença entre o moderno e o antigo na concepção da história?

A cisão entre antigos e modernos indica que a história perdeu a sua finalidade que era a de agir sobre a vida. A História deixa de agir sobre a vida para fazer a própria vida e a experiência humana. O conselho e a orientação moral já não advêm do passado dos antigos mas do futuro que os modernos actualizam.

O que foi a modernidade europeia?

A modernidade europeia é um período marcado por reformas e revoluções. O humanismo, o renascimento e as reformas protestantes são dessa época.

Quais as principais diferenças entre a modernidade e Pós-modernidade?

Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.

Qual a diferença entre a Idade Moderna e contemporâneo?

Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.

Qual a diferença entre a idade e contemporânea?

Divisão dos períodos da história.

O que é História Moderna e contemporânea?

A História Contemporânea é a fase atual que estamos vivendo da história da humanidade. Sucede a História Moderna. A historiografia tradicional divide a história da humanidade em períodos: História Antiga, História Medieval, História Moderna e História Contemporânea.

Qual o fato histórico que separa a Idade Moderna da Idade Contemporânea?

Assim como a Idade Moderna, simbolicamente, teve início com a conquista de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453, a Idade Contemporânea teve seu marco inicial simbólico com a irrupção da Revolução Francesa em 1789.