Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

O lavabo projetado pelo escritório Kika Tiengo Arquitetura teve os revestimentos substituídos e ganhou pastilhas pretas em todas as suas faces, incluindo o teto. Cuba de apoio da Deca (Foto: Alessandro Gruetzmacher / Divulgação)

Mais do que um item funcional, a cuba é fundamental para definir a estética de um banheiro ou do lavabo. Portanto, a escolha das louças deve passar por um crivo tão rigoroso quanto dos metais e revestimentos. Para não errar, procure definir a cuba junto com os metais, para garantir que eles sejam compatíveis. "Assim, você evita comprar uma torneira de parede e uma cuba com deck para encaixar a torneira", explica Fernanda Dayan, gerente de marketing da Deca. 

As dimensões do banheiro e da bancada também devem influenciar a escolha. Em cômodos enxutos, uma solução é o uso de cubas de semi-encaixe, por exemplo. Mas fique atento: a altura final da borda da cuba, independente do modelo, deve ser de 90 centímetros do piso, podendo variar entre 85 centímetros e 93 centímetros de acordo com a estatura das pessoas que usam o espaço. "Por isso, ao optar por cubas de apoio (cuja altura se sobrepõe à da bancada), os móveis devem ser um pouco mais baixos do que o comum, para que o uso da pia não seja prejudicado", explica o arquiteto Diego Revollo.

Abaixo, inspire-se em sete projetos com diferentes modelos de cuba e conheça melhor cada uma!  

1. Cuba de piso

Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

A cuba de piso esculpida de granito preto escovado é protagonista neste lavabo projetado pelo coletivo GAM Arquitetos. Louças e metais Fonseca Shop (Foto: Rodrigo Melo / Divulgação )

Os modelos de cuba de piso são modernos e muito versáteis. Não precisam, por exemplo, serem instalados junto à parede, pois o ponto de esgoto fica no piso. Se você está pensando em colocar uma cuba no meio do banheiro, este é o tipo ideal.

2. Cuba de semi-encaixe

Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

O lavabo teve que ser criado do zero em um antigo quarto no projeto da arquiteta Tatiane Waileman. A bancada é de mármore carrara, com cuba de semi encaixe e torneira da Deca. Já a luminária, pendente em concreto, é da marca Yamamura (Foto: Estúdio Pulpo)

Ela fica literalmente encaixada na bancada, com a parte da frente para fora. Moderna, prática e compacta, é ideal para ambientes com bancadas de pouca profundidade.

3. Cuba de apoio

Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

A madeira de demolição dá forma ao desenho que a arquiteta Jacira Pinheiro criou para a bancada, com cuba de apoio da Deca para a Empporium Frei Caneca do Casa Shopping. Espelho Sierra Móveis (Foto: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio / Divulgação)

Esse tipo de cuba é colocado em cima da bancada e conta com uma grande variedade de modelos e tamanhos. Justamente por isso, é fácil encontrar alguma que se ajuste perfeitamente a qualquer ambiente: de um lavabo pequeno a uma suíte espaçosa. Ela também é uma ótima solução para bancadas de dimensões reduzidas e dispensa espaço inferior. 

4. Cuba suspensa

Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

No lavabo projetado pelo escritório Loft87, o papel de parede de abacaxis é da Milton & King. A cuba suspensa é da Baiteg Blue da Ranieri Mármores. Arandela da Lumini. Mesa de apoio da Marché (Foto: Mariana Ortis /Divulgação)

Instalada diretamente na parede, é uma opção muito prática, pois dispensa o uso de bancada ou gabinete. Costuma ser escolhida para banheiros públicos e também para ambientes pequenos, como lavabos.

5. Cuba de sobrepor

Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

Lavabo projetado pelo escritório Apartamento203, tem revestimento da coleção Terrazzo, estampa Glass Cristal, da Promex Decor. Cuba de sobrepor e metais da Deca, sobre bancada de Quartzstone Mont Blanc White Polido. Espelho da Ondo. Arandela da Itens (Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação)

Apesar do nome, essa cuba não é instalada sobre a bancada, mas em um recorte dela, ficando apenas com a borda sobreposta. A diferença da cuba de apoio é apenas estética: uma fica mais aparente, enquanto a outra mais rente à bancada. É perfeita para quem prefere um visual minimalista. 

6. Cuba de embutir

Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

No banheiro projetado pelo escritório Macaxá Arquitetura, o gabinete foi produzido com MDF louro freijó, assim como a moldura do espelho, ambos pela Marcenaria Made Marchi. Bancada de granito Itaúnas da Polimarmore com cuba de embutir da Deca (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

Bastante tradicional, é o modelo que fica embutido na bancada. Sua principal vantagem é o fato de disponibilizar mais espaço para produtos e objetos de decoração na própria bancada.

7. Cuba esculpida

Qual a diferença de cuba de sobrepor e de apoio?

O lavabo projetado pelo arquiteto Fabio Frutuoso recebeu um papel de parede com desenho art deco, que dialoga com a arquitetura do próprio edifício dos anos 50. A cuba esculpida em granito preto destaca a textura natural em seu exterior (Foto: Leila Viegas / Divulgação)

Chamamos de cuba esculpida aquelas que são produzidas com o mesmo material usado na bancada, conferindo um tom moderno e sofisticado ao ambiente. Sua maior vantagem é a versatilidade, com uma infinidade de tamanhos, modelos e materiais. Com isso, é possível desenvolver um ambiente personalizado e adequado para as dimensões do espaço.

Qual a diferença de cuba de apoio para cuba de sobrepor?

A cuba de sobrepor é aquela que fica “uma beiradinha” para o lado de fora da bancada. Já a de apoio fica totalmente por cima da bancada. No caso da cuba de sobrepor, a bancada deverá ser instalada, em média, a 90cm do piso. A de apoio, pede uma bancada mais baixa, que deverá ficar a 77cm do piso, aproximadamente.

Qual a vantagem da cuba de sobrepor?

As cubas de sobrepor são consideradas robustas e ficam com um ótimo acabamento. Diferentes das cubas de embutir, as de sobrepor ficam apoiadas e não coladas na parte inferior da bancada, ocupando assim menos espaço dentro do gabinete.

Quando usar cubas de apoio?

A cuba de apoio é a escolha ideal para banheiros pequenos, pois garante uma maior economia de espaço, uma vez que fica inteiramente sobre a bancada, não ocupando o espaço de um armário que ficaria na parte de baixo da bancada, por exemplo.

O que é uma cuba de apoio?

A cuba de apoio, como o próprio nome dela sugere, é aquela que fica apoiada sobre a bancada.